Entorno da igreja de Santo Antônio recebe obras de urbanização e paisagismo

Local será revitalizado, ficando ainda mais atrativo para os festejos do centenário da capela no próximo ano

Publicada em 17/08/2012 às 17:05:00

Porto Velho, Rondônia - A Santo Antônio Energia inicia na segunda-feira, dia 20,  as obras do entorno da igreja de Santo Antônio, que receberá um novo projeto urbanístico e paisagístico que deixará o local ainda mais atrativo para os porto-velhenses e turistas e preparado para os festejos do centenário do templo, no próximo ano.

As obras que consistem na recuperação e revitalização do entorno da igreja estão previstas no Termo de Referência assinado pela Santo Antônio Energia.

O projeto foi aprovado em 2011 pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-  como parte do processo de licenciamento ambiental em andamento pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

  Serão realizadas as obras dos estacionamentos para ônibus e carros, calçamento, pavimentação, paisagismo, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e drenagem da água das chuvas.

Também serão instalados bancos, quiosques, lixeiras, sinalização, iluminação pública, café, lanchonete e uma loja de conveniência. O local ganhará um Centro de Memória dos Povos Indígenas com uma oca estilizada, área para exposições, lanchonete e banheiros públicos.

As obras possuem investimento de R$ 3,5 milhões, provenientes da Santo Antônio Energia, e serão concluídas em abril do próximo ano. “Vamos revitalizar esta área que representa a origem e o berço de Porto Velho. O local onde a cidade nasceu ficará com nova roupagem”, afirma o coordenador de Sustentabilidade da concessionária, Alexandre Queiroz. Ao final da obra, o local será entregue para o município de Porto Velho que irá fazer a gestão do espaço e será responsável por sua utilização.

A realização das obras irá requerer um pouco de paciência e de compreensão dos porto-velhenses já que o trânsito de veículos estará impedido a partir da ponte de madeira que dá acesso à igrejinha. Os fiéis e visitantes devem estacionar seus carros antes da ponte e seguir para a igrejinha a pé. Durante as obras as atividades no templo irão ocorrer normalmente.