Equipe do Tribunal de Justiça de Rondônia visita órgãos do Senado

Uma equipe de servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia visitou a Coordenação de Arquivo, da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação (Sgidoc).

Publicada em 09 de December de 2016 às 11:02:00

brasilia 

Uma equipe de servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia visitou a Coordenação de Arquivo, da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação (Sgidoc), o Prodasen e o Escritório Corporativo de Governança eGestão Estratégica (e-Gov), para conhecer melhor alguns sistemas eletrônicos usados no Senado e a dinâmica de trabalho nos órgãos.

Faziam parte do grupo Jean Carlo dos Santos, secretário administrativo; Alessandra Costa, diretora de Projetos da Coordenadoria de Informática; Cássia Liliane Barbosa, diretora do Arquivo Geral; Gianfrancesco Gomes, diretor de Patrimônio, Materiais e Documentação; e Angelina Almeida, da Coordenadoria de Planejamento.

Um dos objetivos da visita era saber como se deu a implantação do processo eletrônico na Casa, com destaque para a integração do Sistema de Gestão de Documentos Administrativos (Sigad) aos demais aplicativos utilizados.

Alessandro de Albuquerque, diretor do Prodasen, esclareceu algumas dessas dúvidas.

— O Prodasen mostrou como tocou o projeto e que problemas o Tribunal de Justiça pode evitar ao começar o processo eletrônico.

No Arquivo, os chefes de serviço Daliane Aparecida de Sousa, de Arquivo Administrativo, Kristiano Viana, de Processo Eletrônico, e Rosa Maria Vasconcelos, de Arquivo Histórico, apresentaram as atividades do setor, abordando o tratamento dado aos documentos administrativos, legislativos e históricos. Eles também mencionaram normas arquivísticas, o plano de classificação e a tabela de temporalidade do Senado.

O coordenador do e-Gov, José Henrique Varanda, destacou a troca de experiências. Segundo ele, foram discutidas práticas e estruturas de governança. Tratou-se da rede setorial de gestão, composta pelos escritórios setoriais, e da importância da governança na elaboração do portfólio estratégico de projetos e do mapeamento de riscos das contratações.

Após a visita, Gianfrancesco Gomes, diretor de Patrimônio e Documentação, informou que todas essas informações devem contribuir com o trabalho do TJ.

— As visitas foram muito produtivas e motivadoras. Os setores visitados serão, sem dúvida, ótimas referências para os nossos propósitos institucionais — afirmou.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Com informações do Senado Federal