Escola em Vilhena inicia ano letivo com ensino em tempo integral

Atividades serão executadas através dos Projetos Guaporé e Mais Educação.

Publicada em 17/01/2013 às 14:39:00

Vilhena, Rondônia - A Escola Estadual Genival Nunes da Costa, em Vilhena, iniciou as matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2013 com uma nova proposta pedagógica: o ensino em tempo integral através do Projeto Guaporé. Com a abertura de mais duas salas de aula a escola ainda aumentou de 460 para aproximadamente 520 a quantidade de vagas para alunos do 4° ao 9° Anos do Ensino Fundamental, no período diurno.

Em 2012, a Genival Nunes já desenvolveu atividades no contraturno das aulas com 365 alunos, por meio do Programa Mais Educação, numa parceria da União com o governo do Estado. Mas a adesão dos alunos ao programa era opcional. Este ano, só estão sendo feitas matrículas de alunos cujos pais aceitam que permaneçam pelo período de 8h diárias na escola. De acordo com o diretor Joaquim Germiniano, 4h do total desse tempo serão destinadas aos estudos das disciplinas da grade curricular comum à série, 2h para ações extracurriculares e 2h para refeições, que serão servidas quatro vezes ao dia (almoço e três lanches). “A aceitação foi tão grande que agora temos vagas somente numa turma do 7° Ano”, disse o diretor.

Ele garantiu que os cinco campos que já vinham sendo trabalhados através do Mais Educação continuarão sendo oferecidos, que são letramento (consiste em desenvolver a leitura e escrita a partir de exercícios utilizando a literatura e os gêneros textuais), xadrez tradicional (desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas), música (fanfarra e iniciação à flauta doce), recreação (resgate de brincadeiras tradicionais, como peteca, amarelinha, queimada e pula-corda) e comunicação (jornal escolar impresso).

No entanto, com o início do Projeto Guaporé, a instituição ampliará as suas ações pedagógicas. Além da programação do Mais Educação, os alunos terão atividades esportivas e reforço de matemática e língua portuguesa, entre outras. Os alunos da manhã ficarão na escola das 7h às 15h e os da tarde chegarão às 9h e sairão às 17h.

A secretária de Estado da Educação, Isabel Luz, destacou o Projeto Guaporé de Educação Integral como uma das principais contribuições do governo do Estado para o setor educacional. “Estamos apenas seguindo as diretrizes do governador Confúcio Moura, que deseja que o ensino em Rondônia dê um salto de qualidade. Com o Projeto Guaporé podemos alcançar esse objetivo. As atividades educacionais do projeto visam à redução da evasão escolar, da repetência e da distorção idade/ano, além de elevar os níveis de aprendizagem dos estudantes”, justificou.

Texto e Fotos: Jovino Lobaz
Assessoria Seduc

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social