Escola Emburana, no distrito Estrela de Rondônia, é reformada e climatizada

A reforma da escola passa pela reconstrução dos banheiros, cozinha, sala dos professores e pinturas das salas de aulas.

Publicada em 03 de March de 2015 às 07:03:00


Localizada no distrito de Estrela de Rondônia, em Presidente Médici, a Escola Estadual Emburana está em reforma e terá as salas de aulas refrigeradas. “As dez centrais de ar já estão na escola”, comemora a diretora Joamil da Silva Campos Fabre, que recebeu na semana passada a visita do secretário executivo regional Romildo Pereira, que esteve acompanhado dos vereadores Rubi Costa e Zezinho do Estrela.

A reforma da escola passa pela reconstrução dos banheiros, cozinha, sala dos professores e pinturas das salas de aulas. Paralelamente a esta reforma, a escola também está sendo contemplada com a restauração e ampliação da rede elétrica para que as salas de aulas sejam refrigeradas pelo programa do governo estadual denominado Eficiência Energética.

Na primeira etapa da obra, a da reforma geral, a escola terceirizou os serviços ao custo de R$ 121 mil, segundo informou a diretora Joamil Fabre. “A escola dispõe do recurso. Entendemos a necessidade de aplicá-lo dessa maneira colocando fim a antigos problemas, como o precário funcionamento dos banheiros e, conseqüentemente, a eliminação do mau cheiro exalado dos sanitários”, disse a diretora, exemplificando um dos problemas da escola que interfere negativamente na aprendizagem dos alunos.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
O programa Eficiência Energética visa climatizar as salas de aulas de todas as escolas públicas estaduais. O programa consiste na restauração e ampliação da rede elétrica dos colégios assegurando reserva técnica energética para futuras expansões das escolas ao longo dos próximos 20 anos.

Assim como na maioria das escolas da região, na Emburana esse serviço ficou na responsabilidade da Secretaria Executiva Regional de Ji-Paraná. “Nossa equipe técnica realiza todo o levantamento do serviço e apresenta à direção da escola que providencia a aquisição do material elétrico necessário. A partir daí outra equipe da secretaria regional assume a mão de obra dos serviços do início ao final”, detalha o secretário Romildo Pereira.

Mesmo com todas as obras ocorrendo na escola Emburana, os 320 alunos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio não foram prejudicados. “Apesar de o colégio estar em obras os estudantes estão recebendo as aulas conforme manda o calendário do ano letivo”, assegura a diretora Joamil Fabre.

Texto: Paulo Sérgio

Decom - Governo de Rondônia