Espaço Mulher é mais uma novidade para 5ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Salão de beleza com manicure, pedicure, massagista, hidratação de pele, maquiagem, fraldário, acompanhamento jurídico e psicológico, além de palestras com temas relacionados às mulheres...

Publicada em 04 de May de 2016 às 12:19:00

Reunião Espaço Mulher Seagri - Fotos Dhiony Costa e Silva

Secretário Padovani em reunião com a comissão organizadora da Feira.

Salão de beleza com manicure, pedicure, massagista, hidratação de pele, maquiagem, fraldário, acompanhamento jurídico e psicológico, além de palestras com temas relacionados às mulheres, serão oferecidos durante a 5ª Rondônia Rural Show, que acontecerá do dia 25 a 28, em Ji-Paraná.

O Espaço Mulher será instalado numa parceria da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), juntamente com  Incra, Emater, Seduc, Sedam, Fetagro, Contag , Sesdec e Senar.

Durante reunião com a comissão organizadora da 5ª Rondônia Rural Show, a presidente do Fórum Estadual de Enfrentamento da Mulher do Campo e da Floresta, Oneti Maciel Alves, falou da importância dessas atividades voltadas às mulheres, principalmente as do campo. “Muitas vezes a mulher do campo, da floresta sofre algum tipo de violência e nem sabe. O homem também. Não é só a violência física, a moral também, que em alguns casos acaba sendo pior do que uma agressão. O nosso trabalho durante a Rondônia Rural Show será de levar  orientações para essas pessoas”,  disse Oneti.

Para o secretário da Agricultura, Evandro Padovani, a mulher é pilar fundamental da sociedade rural brasileira. Por isso precisa ser inserida cada vez mais nas ações que promovam inclusão social. “Essa ação será um grande movimento em prol da mulher rural”, destacou o secretario.

UNIDADE MÓVEL

As atividades do Espaço Mulher vão acontecer nas unidades móveis, que são dois ônibus adaptados e equipados com duas salas para o atendimento ao público. Os ônibus possuem dois escritórios cada, cozinha, banheiros e ar condicionado. Em um dos veículos será instalado um fraldário para as mães que visitarem a feira. “O fraldário dará maior comodidade para as mães com crianças pequenas aproveitarem mais a feira, assim elas poderão participar de cursos e palestras sem aquela preocupação”, disse  Evandro Padovani.

O governador Confucio Moura irão entregar para a Seas uma das unidades durante o evento. “Recebendo essa nova unidade, vai facilitar o atendimento das mulheres em todo o estado. No ano passado atendemos a uma média de 12 a 15 municípios. Agora a expectativa é aumentar nosso atendimento em mais 50%”, enfatizou Oneti Maciel.

Além de cuidar da beleza da mulher, outros serviços serão oferecidos nas unidades, como, orientação jurídica com advogados, atendimentos com assistentes sociais e psicólogos, palestras sobre a Lei Maria da Penha, educativas, entre outros serviços de cidadania.

“Esta é a primeira vez que a gente participa do evento. Acredito que vai ser um grande sucesso, e espero que as mulheres compareçam. Estou muito feliz pelo convite”, agradeceu Oneti.

Paralelamente aos atendimentos e às palestras, haverá também a feirinha de artesanato com mulheres ribeirinhas do estado que estarão comercializando seus trabalhos.