Espetáculo Infantil “Leonardo – O Pequeno Gênio da Vinci” chega a Porto Velho

A montagem conta a história de um garoto chamado Leonardo, morador do pequeno e atrasado vilarejo de Vinci, fascinado pelos pássaros e pela possibilidade de construir uma máquina de voar.

Publicada em 31 de October de 2014 às 17:34:00

Na próxima semana, Porto Velho recebe o espetáculo “Leonardo – O Pequeno Gênio da Vinci”, vencedor em quatro categoria do Prêmio de Teatro Infantil Zilka Salaberry, entre elas a de Melhor Espetáculo Infantil de 2011. A montagem conta a história de um garoto chamado Leonardo, morador do pequeno e atrasado vilarejo de Vinci, fascinado pelos pássaros e pela possibilidade de construir uma máquina de voar. As apresentações acontecem nos dias 08, 09 e 10 de novembro no Teatro Um do Sesc Esplanada. A classificação é livre e a entrada gratuita.

Ivan Fernandes é o autor e diretor da peça, que tem no elenco Thiago Magalhães, do papel do sonhador Leonardo, e Flávia Lopes, Lola Borges, Marcelo Dias, Claudio Amado, Fábio Felix e Marcéli Torquato que dá vida aos diversos personagens e cenários da história contada através de máscaras, bonecos, sonoplastia e poesia.

“As máscaras foram usadas na preparação dos atores, durantes os ensaios, e no espetáculo são usadas pelo coro que se desdobra em diversos personagens maiores”, explica o diretor. Já os bonecos, segundo Ivan, foram usados para dar vida aos animais, como pássaros, cachorro, burro, borboletas. “Todos interagindo com o menino Leonardo”, completa Fernandes.

O projeto é uma realização da Pagu Produções Culturais, do Rio de Janeiro, e foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no Sesc Esplanada nos dias de espetáculo. Serão duas sessões a cada dia de apresentação, às 15h30 e às 18h. No dia 10 as apresentações serão voltadas a estudantes de escolas públicas e projetos sociais.


Sinopse

Leonardo é uma criança inquieta que vive na tranquila e pequena aldeia de Vinci e passa os dias desenhando e tentando realizar seu maior sonho: construir uma máquina de voar. É considerado uma figura "excêntrica" pelo pai e pelos habitantes de Vinci. Seus únicos amigos de verdade são os pássaros! Até que um dia surge a oportunidade de ir estudar em Florença, cidade desenvolvida e rodeada de arte e cultura. Mas para isso, Leonardo terá que provar seu valor a todos...

Ficha Técnica

Texto e direção: Ivan Fernandes
Direção de arte e movimento: Flávia Lopes
Elenco: Claudio Amado, Fábio Felix, Flavia Lopes, Lola Borges, Marcéli Torquato, Marcelo Dias e Thiago Magalhães.
Elenco Stand-in: Fabiana Poppius e Vinicius Messias
Direção musical: Samantha Renó
Iluminação: Aurélio De Simoni
Figurino: Cris Muñoz e Tânia Tartarelli
Cenário e adereços: Alexandre Guimarães
Bonecos: Alexandre Guimarães e Marcos Nicolaiewsky
Máscara e assentos: Marise Nogueira e Gabriela Bardy
Manutenção de Cenários e Adereços: Marcelo Dias
Operador de Luz: Kadu Moura
Realização: Pagu Produções Culturais
Assessoria de Imprensa: Folk Produções