Estado e município anunciam cursos gratuitos para o Pronatec 2013

O Pronatec é um programa do governo federal que, através do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Publicada em 21/12/2012 às 07:59:00

Esta semana o governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), junto com o a prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Turismo (Semdestur), anunciaram as vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec / BSM) para o ano de 2013.

O Pronatec é um programa do governo federal que, através do Plano Brasil Sem Miséria (BSM), coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos gratuitos de formação inicial e continuada voltada para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.

O objetivo do Programa é oferecer cursos de educação profissional a estudantes, trabalhadores diversos, pessoas com deficiência e beneficiários do programas federais de transferência de renda.

No Estado de Rondônia estão sendo ofertadas aproximadamente 30 mil vagas para os municípios que pactuarem com o Programa. “10 mil vagas já foram pactuadas para o município de Porto velho e as inscrições para 2013 podem ser feitas a partir do dia 26 deste mês”, informa o secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Turismo, Agnaldo Neopomuceno.

Estão sendo oferecidas 511 opções de cursos, distribuídos em 12 eixos tecnológicos. “Os cursos são ministrados por instituições reconhecidas na qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac, Senai, Senar, Senat) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica/IFRO” destaca o secretário de estado da Assistência Social (Seas), Márcio Felix.

O papel do Estado na execução do Pronatec é de articular a oferta dos cursos; promover a participação dos municípios interessados e fazer a gestão junto ao Governo Federal para formalização das adesões; Organizar em conjunto com o MDS mesas estaduais de negociação de vagas do Pronatec/BSM, convidando municípios, unidades ofertantes e representantes do setor privado; identificar oportunidades de geração de emprego e renda no território e apoiar no alinhamento da oferta de cursos de qualificação com essas oportunidades e Promover a integração dos alunos às políticas de emprego e renda e a programas de associativismo e cooperativismo.


Fonte: DECOM