Estado e município de Porto Velho fortalecem ações contra a dengue

No encontro, realizado na Semusa, o secretário Williames Pimentel fortaleceu a união das secretárias se colocando à disposição das equipes.

Publicada em 17/01/2013 às 14:33:00

Porto Velho, Rondônia - Para discutir ações e estratégias de combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, equipes das Secretarias de Saúde Estadual (Sesau) e Municipal (Semusa) de Porto Velho reuniram-se com os titulares das duas pastas, Williames Pimentel e Macário Barros, respectivamente. A parceria entre Estado e município atende ao incentivo do governador Confúcio Moura, por entender que a união de esforços é importante para possibilitar a intensificação dos trabalhos preventivos contra o mosquito, que tem feito várias vítimas, inclusive fatais, não apenas em Rondônia, mas em todo o País.

No encontro, realizado na Semusa, o secretário Williames Pimentel fortaleceu a união das secretárias se colocando à disposição das equipes. "Este é um momento de nos unirmos para fortalecermos as ações desenvolvidas e evitarmos a epidemia da doença, tanto em Porto Velho como também nos demais municípios do Estado. Estamos num período critico de proliferação do mosquito e por isso precisamos contar com a colaboração da população nos trabalhos de conscientização e cuidando de suas residências para que possamos ter resultados positivos", afirmou Pimentel.

COMITÊ
Durante o encontro, foi anunciada a criação de um comitê permanente da Sesau e Semusa para que as ações sejam implementadas de imediato e os gestores sejam informados sobre todos os trabalhos realizados para evitar a dengue. Williames Pimentel garantiu que não medirá esforços na luta contra o Aedes aegypti.

AGEVISA

Após a reunião com a Semusa, o secretário Pimentel reuniu0se com técnicos da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) para tratar da intensificação das ações. De acordo com o secretário, nos municípios com maior incidência da doença está sendo montada força tarefa para evitar uma epidemia da doença, enquanto que no Laboratório Central (Lacen) da Capital foi organizada estrutura para recolher amostras de sangue e detectar os números de casos para fazer o monitoramento.

Gerentes de hospitais do Estado, juntamente com a diretora da Agevisa, Arlete Baldez, técnicos da Sesau e do município participaram do planejamento das ações, que passa a ser frequente neste período.

ALERTA
Na semana passada, o governo do Estado fez um alerta à população sobre a chegada do período de chuvas, quando aumenta a preocupação com a dengue. Dados da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) apontam que além de Porto Velho, os municípios de Cujubim, Espigão do Oeste, Nova Mamoré e Ouro Preto do Oeste são os que apresentam maior índice de infestação do Aedes aegypti. Diante disso, o governador pediu a mobilização e colaboração de toda a sociedade para eliminar os focos do mosquito transmissor.

Confúcio Moura observou a necessidade do engajamento de todos, lembrando que a maioria dos focos é encontrada em residências e que por isso não adianta uma pessoa fazer sua parte se o vizinho não fizer a dele. “Devemos estar em vigilância permanente, pois só conseguiremos ficar livres da dengue se estivermos unidos, trabalhando em cooperação, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito por acumular água, que são vasos, garrafas, pneus, caixas d’água destampadas, entre outros”, argumentou o governador.

Texto: Assessoria Sesau e Decom
Fotos: Orlando França Júnior - Sesau

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social