Estudantes de Medicina ensinam à população técnicas de reanimação cardiorespiratória

O evento, gratuito, acontece no Porto Velho Shopping neste sábado,27.

Publicada em 27 de August de 2016 às 09:12:00

Neste sábado, das 10 às 22 horas, os estudantes de Medicina que integram a Liga Acadêmica de Cirurgia, Trauma e Emergência de Rondônia (Lacitre) estarão com stand no Porto Velho Shopping para ensinar a população as técnicas de reanimação cardiopulmonar em crianças e adultos e práticas de desobstrução de vias aéreas em lactentes.

O evento é alusivo ao Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, realizado na maior parte dos estados. A participação da população é gratuita.

As instruções serão desenvolvidas em manequins próprios para treinamento. Na reanimação cardiopulmonar, a equipe de monitores utilizará desfibriladores externos automáticos. A capacitação é individual, com duração de 10 minutos cada um. Podem participar pessoas acima dos 18 anos.

O objetivo da ação, segundo o professor e médico intensivista Marcos Wendel, é instruir cidadãos comuns a realizarem o primeiro atendimento antes da chegada da equipe médica, em pacientes que sofreram alguns desses traumas e, dessa forma, aumentar a sobrevida do doente.

Isto porque, de acordo com o especialista, a maioria das paradas cardiorrespiratórias ocorre nas residências ou em locais de grande circulação de indivíduos, como shoppings, aeroportos, clubes e academias de ginástica, sendo assim, é essencial que seja treinado o maior número possível de pessoas para que elas saibam identificar o problema e agir de imediato.  “Esta é a única forma de salvarmos uma quantidade maior de pacientes”, observou.

Wendel explica que a parada cardiorrespiratória consiste em uma perda repentina das funções cardíacas e pulmonar e, caso não seja revertida com urgência, levará a pessoa a óbito, pois o doente perde a cada minuto transcorrido, sem atendimento inicial, de 7 a 10% de chance de sobreviver.

Manual

Cada participante receberá um manual padronizado com informações sobre primeiros socorros, juntamente com o conteúdo passado durante o treinamento.