Eu tenho duas ... Paradas!!! - Por David Nogueira

A situação do trânsito em Porto Velho caminha rapidamente para algo parecido com aquilo que vemos na televisão quando assistimos a imagens de algumas cidades como antiga Hanói, Xangai...

Publicada em 25/04/2011 às 15:31:00

David Nogueira

 
1. Eu tenho duas... paradas!!!
 A situação do trânsito em Porto Velho caminha rapidamente para algo parecido com aquilo que vemos na televisão quando assistimos a imagens de algumas cidades como antiga Hanói, Xangai, Nova Delhi, Bangladesh... com direito a calor e tudo! A saturação veicular já foi atingida há algum tempo, porém as ações de mitigação desses efeitos caminham mais lentamente do que o desejável. Não obstante, muito já foi feito no sentido de melhorar a trafegabilidade, e o Governo Federal tem destinado milhões para a infraestrutura da capital. O dindim está na conta.
 
2.  Quando será a vez das magrelas?
 Porto Velho é uma cidade plana e propícia para o tráfego de bicicletas. A maioria de nossa população ainda possui baixa renda, e a opção por investir nesse meio de transporte, além de saudável, de contribuir para desafogar o trânsito e de não ajudar na famigerada poluição atmosférica, permite valorizar, com políticas públicas efetivas, quem realmente precisa de ações do poder administrativo local. Todos os dias, milhares de cidadãos pegam suas bicicletas como opção de proteção da renda familiar e saem às ruas.
Porto Velho conta com uma população de 426.558 habitantes. Possui mais de 191.000 bicicletas registradas. Isso significa, em tese, que 44,5% dos habitantes têm uma “desnutrida” em casa, destinada ao pronto uso. Para toda essa população, em mais de 90 anos de história, só fomos capazes de criar 9 km de ciclovias. Trata-se daquele cantinho de rua separado ao longo da Av. Raimundo Cantuária. Penso que poderíamos ter feito um pouquinho mais e de melhor qualidade.
 
3.  Os nossos vizinhos!
 Rio Branco, com 335.796 habitantes, possui cerca de 40 mil bicicletas, ou seja, o correspondente a 11,9% da população. Mesmo com um percentual bem menor, nossos vizinhos já investiram mais de 50 milhões em infraestrutura, beneficiando essa forma de transporte. São mais de 60 km de ciclovias nas terras de Chico Mendes.
Palmas (TO), com 217.245 habitantes, possui 13 km de ciclovias bem estruturadas. Boa Vista (RR), com 214.541 de habitantes, possui 29 km de ciclovias instaladas. Cuiabá com 23 km e Manaus com 50km de ciclovias mostram uma tendência a serem notadas com atenção. Belo Horizonte, um exemplo à parte, com pouco mais de 2,3 milhões de habitantes possui mais de 150km de ciclovias agradáveis e está em fase de implantação de mais 215 km.
 

4.  As “bikes” no poder!
 Fazer ciclovia não é apenas separar um tiquinho de rua, lá bem no cantinho. Nessa visão, a tendência é daquele espaço ser abandonado no tempo e no espaço. Ficar por lá sem qualquer tipo de manutenção, educação e orientação de uso... assim não dá! É preciso muito mais do que isso (visite o endereço abaixo e veja alguns exemplos de ciclovias simples e funcionais pelo país)
 http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1324635Precisamos ter consciência de nossas limitações. É inviável fazer algo do tipo que os endinheirados árabes estão a construir em Dubai: uma imensa ciclovia com ar condicionado para a felicidade dos descendentes de Aladin. É possível, porém, implementar espaços bonitinhos, caprichosos, arborizados... decerto, sem todo o glamour árabe, mas prazeroso para nossa gente.
 
5.  É possível.
Pensar que o trabalho da Secretaria de Transporte do Município é algo fácil e tranquilo não passa de pura leviandade. As condições excepcionais da realidade em Porto Velho tornam a temática “Trafegabilidade” algo bastante complexo, cuja responsabilidade pertence a todos. Itamar Ferreira, nosso Secretário, ao longo de sua vida, sempre mostrou-se competente, dedicado e responsável. Não tenho dúvida de que, se houver apoio político, far-se-á um grande trabalho nesse setor.
Até lá, levando em conta a questão da segurança, minhas adoráveis magrelas continuarão chorando empoeiradas no cantinho da garagem...
Sim, e aqueles que não possuem essa opção??!!!