Evento comemora 110 anos de Guimarães Rosa

XVII Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas reuniu cerca de sete mil pessoas que, durante os quatro dias de festa, participaram de manifestações folclóricas, culturais e artísticas.

ICMBio 
Publicada em 13 de agosto de 2018 às 14:34
Evento comemora 110 anos de Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa. Um dos autores mais renomados com um dos livros mais importantes da literatura brasileira: O Grande Sertão Veredas. Em memória aos seus 110 anos, comemorado em 27 de julho, o município de Chapada Gaúcha, no norte de Minas Gerais, recebeu entidades e comunidades tradicionais do sertão mineiro para participar do XVII Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas. O evento aconteceu entre os dias 12 a 15 de julho e teve como temáticas os 110 anos de Guimarães Rosa: Sertão de tradições e culturas populares e identidade territorial, geração de renda e sustentabilidade.

O encontro reuniu cerca de sete mil pessoas que, durante os quatro dias de festa, com programação ao longo do dia, participaram de manifestações folclóricas, culturais e artísticas. Uma das principais atrações do evento foi a Feira de Artesanato e Produtos de Agricultura Familiar, que funcionou como uma vitrine de oportunidade de negócios para os pequenos produtores locais ao estimular o uso sustentável de produtos do Cerrado, manifestações religiosas e artísticas populares, como folia de reis, capoeira, teatros, oficina de instrumentos musicais, causos, cantigas de roda e quadrilha caipira. Além de pintura, apresentações de violeiros, produção de artesanato, culinária tradicional, documentários, bandas de forró de sucesso nacional, entre outros.

Além disso, o evento procurou reforçar junto à população local, a importância de preservar a biodiversidade, os recursos hídricos, as paisagens naturais e o Cerrado, ao promover conhecimentos por meio de oficinas realizadas por mestres das comunidades, com participação do público. Uma “Casa Sertaneja e Venda Sertaneja” proporcionou aos participantes um conhecimento sobre a história da população sertaneja e seus estilos de vida, ao mostrar como eram as casas e comércios sertanejos. Para caracterizar a história romanceada na obra de Guimarães Rosa, um “Corredor de História”, uma espécie de túnel de tempo, mostrou documentos antigos, fotografias, textos, móveis e objetos relacionados as tradições do sertão.

O Parque Nacional Grande Sertão Veredas é parceiro na realização do encontro desde 2001, uma vez que o evento foi criado em prol da existência da UC. Vicente Gonçalves, chefe do Parna Grande Sertão Veredas pontua que um dos principais objetivos do encontro é trabalhar a preservação ambiental e cultural dos povos, comunidades tradicionais e moradores do entorno da unidade. “Anualmente é possível perceber com precisão, o envolvimento dessas comunidades nas apresentações culturais e nos debates, desenvolvendo assim, a valorização, respeito e a importância da existência do parque junto a sociedade. Essa aproximação, se torna uma ferramenta importantíssima para a gestão da unidade, tendo como reflexo a diminuição do índice de caçadores e foco de incêndios criminosos”, destaca o chefe da unidade.

Debates em mesa redonda permitiram uma troca de experiência entre os participantes. As conversas foram sobre a “Governança para o Encontro dos Povos” ao falar sobre as políticas públicas que levam a um desenvolvimento sustentável da região; a “Estrada Parque Guimarães Rosa: desenvolvimento sustentável, paisagem e identidade cultural” uma proposta de percurso que possa atravessar áreas protegidas e unir pessoas, além do fortalecimento do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu e discussões de projetos que visem a sustentabilidade no Norte e Noroeste de Minas.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Chapada Gaúcha, Agência de Desenvolvimento Local – ADISC / Banco Comunitário Chapadense com apoio do Parque Nacional Grande Sertão Veredas.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook