Evento da UNIR discutirá o ensino de Língua Portuguesa

De acordo com o coordenador da I Jornada Rondoniense, professor mestre José Flávio da Paz, docente do DLV, o evento é um encontro de docentes, discentes e profissionais da educação...

Publicada em 27 de October de 2016 às 11:59:00




            A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e parceiros promovem nos dias 4 e 5 de novembro a I Jornada Rondoniense de Literatura, Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, evento alusivo ao Dia Nacional da Língua Portuguesa, comemorado em 5 de novembro, e realizado conjuntamente com a XI Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.

            O evento é promovido em parceria entre os Departamentos de Línguas Vernáculas (DLV) e de Ciências da Educação (DED) da UNIR, Faculdade Metropolitana, Faculdade UNIRON, Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos do Rio de Janeiro (CiFEFiL) e Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho (CRE-PVH/SEDUC).

            De acordo com o coordenador da I Jornada Rondoniense, professor mestre José Flávio da Paz, docente do DLV, o evento é um encontro de docentes, discentes e profissionais da educação, entre outros, que desejem discutir a efetivação de ensino de Língua Portuguesa comprometido com o seu usuário e com as comunidades falantes dessa língua.

            “É ainda uma oportunidade ímpar para difundir e comemorar o Dia Nacional da Língua Portuguesa, institucionalizado pela Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006. Tendo em vista que as Instituições de Ensino Superior formam os profissionais que lidam diretamente com o ensino dessa como língua materna ou segunda língua, é importante que congreguemos e nos integremos à comunidade”, explicou.

            As inscrições para participar do evento podem ser feitas até dia 2 de novembro, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível emhttps://docs.google.com/a/unir.br/forms/d/e/1FAIpQLSeqcfu8i_5FTB04iLwtG2YMVNf8jx6ZEMRh1A4kikrJWf5_3w/viewform?c=0&w=1.

            A programação do evento conta com conferências, apresentações de comunicações orais em grupos de trabalhos e mesas-redondas abertas ao público em geral interessado no tema da Jornada, além de minicursos e oficinas específicas para os profissionais da CRE-PVH. Todas as atividades são gratuitas e destinadas à comunidade acadêmica, profissionais da educação e demais interessados em pensar a Língua Portuguesa.

            As oficinas, comunicações orais, mesas-redondas e minicursos acontecerão nas dependências do Colégio Santa Marcelina, na Rua Belo Horizonte, 338, Embratel. A abertura do evento será realizada no dia 4, às 19h, no Teatro Banzeiros, localizado na Rua José do Patrocínio, 110, Centro.

            A conferência de abertura “A Sociolinguística na Escola” e a palestra magna “Crítica Textual e Edição de Textos” serão ministradas pelo professor doutor José Pereira da Silva, professor aposentado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente do CiFEFiL. E na tarde do dia 5, será realizada a mesa-redonda “Estética e Filosofia da Arte/Literatura”, coordenada pela professora mestre Regina Sanches Xavier (DFIL/UNIR), seguida pela mesa redonda de encerramento “O Ensino de Língua Portuguesa na Contemporaneidade: por referencial curricular que atenda as necessidades do ser humano do século XXI”.

            A programação completa da Jornada está disponível no arquivo anexo.

Fonte: UNIR