Evento marca o início da Semana da Pátria em Rondônia

Os alunos campeões dos Jogos Escolares (Joer) acompanhados por militares das forças armadas, além de policiais e bombeiros militares.

Publicada em 01 de September de 2014 às 20:42:00

Com a presença de autoridades civis e militares foi aberta na manhã desta segunda-feira a Semana da Pátria de 2014. O evento aconteceu em frente ao Palácio Getúlio Vargas, com hasteamento de bandeiras, acendimento da pira olímpica e uma oração feita pelo presidente das Assembleias de Deus, pastor Joel Holder.

O secretário de Estado da Casa Civil, Marco Antônio de Faria, acompanhado pelo chefe da Casa Militar, major PM Maurício Gualberto, representou o governador Confúcio Moura. Estiveram presentes também o general de Brigada André Luiz Novaes, comandante da 17a Brigada de Infantaria de Selva; o capitão de corveta e delegado fluvial, Luiz Reginaldo de Macedo; Major Jorge Marcelo Martins, comandante de esquadrão da Base Aérea; coronel PM Paulo Cezar Figueiredo, secretário de Justiça e o coronel BM José Pimentel, da Defesa Civil Municipal, que representou o prefeito Mauro Nassif.

Os alunos campeões dos Jogos Escolares (Joer) acompanhados por militares das forças armadas, além de policiais e bombeiros militares foram os responsáveis pelos hasteamentos das bandeiras dos estados, na seguinte ordem: Bahia – Andressa de Paula; Rio de Janeiro – Davi Alves; Maranhão – Isis Führ; Pará - Guilherme Oliveira; Pernambuco – Iza Paragassu; São Paulo – Israel Lucas; Minas Gerais – Gabriela Farias; Goiás – Jonh Richardh; Mato Grosso – Gabriela Magalhães; Rio Grande do Sul – Pedro Henrique; Ceará – Lara Beatriz; Paraíba – Pedro Manuel; Espírito Santo – Mariana Theol; Piauí – Sálvio Guilherme; Rio Grande do Norte – Sabrina Benigna; Santa Catarina – Walela Suruí; Alagoas – Yamim Sobrinho; Sergipe – Alexandra Matos; Amazonas – Jennifer Lopes; Paraná – Érika Moraes; Acre – Georgia Tereza; Mato Grosso do Sul – Jaine Pacheco; Amapá – Karina Santos; Roraima – Maria Gabriela; Tocantins – Rebeka Stheffane e Distrito Federal – Silvana Souza. Hastearam as bandeiras de Porto Velho, Rondônia e o pavilhão nacional, respectivamente o representante da Aeronáutica, Major Jorge Marcelo Martins; o representante da Marinha, Capitão de Corveta Luiz Reginaldo de Macedo e o general do Exercito André Luiz Novaes.

A tocha olímpica, que acendeu a pira olímpica, símbolos da Semana da Pátria, foi transportada e acesa pelo alunos, também campões do Joer, André Ximenes, Vitor Rocha e João Guilherme Tavares. A pira permanecerá acesa até o dia sete de setembro.

Para entoar os hinos Nacional, da Independência e Céus de Rondônia foi formada uma banda mista com músicos da 17a Brigada de Infantaria de Selva, Base Aérea e Polícia Militar. O tema da Vitória, música que marcava as vitórias do corredor de Fórmula 1, Ayrton Senna, foi interpretada pela banda e serviu de enredo para a apresentação extra oficial da Bailarina da
Praça.

Desfile

O desfile cívico para celebrar os 192 anos da independência será realizado no domingo, (7/9) às 18h30, na Avenida dos Imigrantes. Além de militares participarão alunos da rede pública. A realização do evento a noite é uma estratégia para driblar o sol e o calor, que em geral, causa mal estar aos participantes e ao público em geral.