Exame Fórum Amazônia traz a Porto Velho especialistas para debater agronegócio e sustentabilidade

O governador Confúcio Moura, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio, e o especialista em políticas públicas do Programa Agricultura e Alimentos confirmaram presença no evento.

Texto: Nonato Cruz Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 19 de março de 2018 às 15:07
Exame Fórum Amazônia traz a Porto Velho especialistas para debater agronegócio e sustentabilidade

A Amazônia e as oportunidades do agronegócio, e a exploração sustentável da floresta compõem a pauta principal do evento Exame Fórum Amazônia, que reunirá, consultores, investidores e representantes do governo estadual no  dia 21, em Porto Velho. O governador Confúcio Moura, o prefeito de Manaus Arthur Virgílio, e o especialista em políticas públicas do Programa Agricultura e Alimentos confirmaram presença no evento.

O evento é realizado pelo Grupo Abril e tem como tema “Riqueza e sustentabilidade – Como será o próximo salto competitivo da Amazônia” Vai reunir especialistas que apresentarão pontos de vista sobre o desenvolvimento sustentável na região, além de propor discussões em torno de questões como biotecnologia, valor da floresta em pé, logística, Amazônia urbana, minérios, energia e desmatamento, entre outros.

A abertura do fórum será feita pelo governador Confúcio Moura com a palestra “Rondônia preparada para o futuro”, em que mostrará a forma como foi realizado o planejamento e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.

AGRONEGÓCIO

Segundo Basílio Leandro, superintendente estadual do Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura, o conteúdo a ser tratado no fórum é imprescindível para estado, como Rondônia, que tem vocação para a produção de alimentos.

“A busca pela alta produtividade passa necessariamente pela adoção das modernas tecnologias”, defende o superintendente. Ele explica que o Exame Fórum Amazônia se propõe a estreitar as relações dos produtores com as modernas tecnologias para potencializar o agronegócio, considerando também a sustentabilidade.

Basílio afirma que os resultados virão a curto, médio e longo prazo.

SUSTENTABILIDADE

Durante sete anos a frente do governo de Rondônia, Confúcio Moura tem defendido o devido respeito à Amazônia considerando o que a região representa para o mundo.

Ao mesmo tempo em que conduz políticas públicas voltadas para potencializar as riquezas regionais e melhorar a qualidade de vida da população, Confúcio sustenta que o planeta deve muito à Amazônia pelo que o ecossistema representa para a humanidade.

Nos eventos dentro e fora do país, o governador critica a forma como as nações determinam o que deve ser feito para preservar os recursos naturais da região, fazem uso dos benefícios gerados pelo bioma amazônico, mas não contribuem com meios para que a proteção ambiental, que é feita pelos povos tradicionais.

FORÇA

Os 25 milhões de habitantes e 27 senadores dos estados amazônicos, conforme o governador de Rondônia, são uma força nacional que precisa ser mobilizada para mostrar o valor da região ao mundo. “Se a Amazônia quiser ser conhecida vai ter que lutar muito”, diz ele, que aponta a união dos estados para estabelecer uma nova forma de relacionamento com os demais países.

“A Amazônia é sempre um tema de muita preocupação na questão ambiental não apenas para o Brasil, mas para todo o planeta. O encontro vai tratar do equilíbrio entre o desenvolvimento econômico desejável e a sustentabilidade”, diz André Lahóz Mendonça de Barros, diretor editorial de Exame.

O Exame Fórum Amazônia terá, ainda entre convidados, a economista Maria Tereza Umbelino, fundadora do projeto Brasil Mata Viva; Sérgio Vale, economista-chefe da consultoria MB Associados; Mary Braganhol, secretária de Agricultura de Rondônia; Frederico Machado, especialista em políticas públicas do Programa Agricultura e Alimentos da ONG WWF Brasil; Olivier Girard, sócio da consultoria Macrologística; Valdemar Camata Júnior, superintendente do Sebrae Rondônia; Lucas Aragão, cientista político e sócio da consultoria Arkos; Alaerto Luiz Marcolan, chefe-geral da Embrapa Rondônia e Rodrigo Lima, diretor da consultoria Agroicone.

O fórum acontecerá nas instalações da Faculdade Porto, na rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, será transmitido pelas redes sociais e terá cobertura completa da revista Exame.

Comentários

  • 1
    image
    Sebastião Farias 19/03/2018

    De parabéns os governos da Amazônia, pela iniciativa em realizar esse evento. Pena que, só agora, abriram os olhos, de certa forma, tarde, para entenderem que problemas regionais como os da Amazônia Legal, não se discute superficialmente e, nem se resolve seus gargalos e/ou problemas que afetam todos os Estados participantes, se, as iniciativas de diagnósticos e planejamento, as estratégias de ação e os Prognósticos e implementação dos Planos, Programas, Projetos e Ações, não forem conjuntas e os objetivos a serem atendidos, não se derem simultaneamente, de forma responsável fundamentados em compromissos de todos os Estados da Região. Talvez, em temas da importância desse, para nosso estado e a Região, fosse interessante, a equipe responsável pelo evento iniciar sua abertura, falando das suas experiências elencando pontos positivos e negativos e, valorizando o pioneirismo de Rondônia na Região e no país, com seu legado de produção técnica sustentável, da lavra de seus profissionais para a sustentabilidade a Rondônia, à Amazônia e para ao Brasil, através das iniciativas realizadas como: Programa Polonoroeste e Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia, que devem existir como referência desse tipo de Planejamento no órgão estadual competente, fundamentos históricos e contributivos a materialização dos Planos de Desenvolvimento Sustentáveis Regional e Nacional recentes: Plano Amazônia Sustentável-PAS ( http://www.mma.gov.br/florestas/controle-e-preven%C3%A7%C3%A3o-do-desmatamento/plano-amaz%C3%B4nia-sustent%C3%A1vel-pas ) e MAPA/Sustentabilidade/Plano ABC-Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ( http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sustentabilidade ). O outro bom exemplo de ação conjunta positiva para a Região, que deve ser divulgada, é o da consolidação da Defesa Agropecuária na Amazônia, inciadas suas discussões integradas pelos Estados da Região, nos idos de 1996 e onde, mais uma vez, Rondônia foi pioneira e inspiradora solidária aos demais parceiros da Região, pelo fato de ter sido o Primeiro Estado da Amazônia legal, a ter seu rebanho declarado livre de febre aftosa com vacinação e, hoje, é um dos melhores Sistemas de Defesa Agropecuária do Brasil, graças ao empenho e profissionalismos de todos os protagonistas do Estado. Sucesso a todos.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook