Expansão do ensino a distância em Rondônia é discutida com reitor da Universidade de Brasília

Com o intuito de ampliar o número de alunos nos cursos de nível superior no Estado de Rondônia, o vice-governador Daniel Pereira reuniu-se na sexta-feira (20), com o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques de Toledo Camargo.

Publicada em 24 de May de 2016 às 10:51:00

Daniel descreveu a realidade do ensino no estado e as oportunidades de utilizar o ensino a distância (EaD) como ferramenta que venha suprir as carências de profissionais, principalmente por conta da distância. Ele citou os desafios da falta de professores, porém, acredita que os gestores públicos devem pensar à frente do que está sendo executado no ensino privado.

“Fico muito animado por pensar que nosso menor município de Rondônia, que é Pimenteiras, resolvidas as condições mínimas de estrutura, poderá ter um curso superior certificado pela Universidade de Brasília”, explicou.

A diretora de Ensino de Graduação a Distância da UnB, Nara Maria Pimentel, detalhou os itens necessários à criação de um polo de ensino a distância, que para o vice-governador não é uma estrutura onerosa. “O mais difícil, por enquanto, é a conexão à internet, na qual o governo estadual tem trabalhado para resolver”, afirmou.

Daniel Pereira ainda expôs os projetos da Infovia Rondônia, que tem avançado.

Nara Pimentel acrescentou que a UnB tem interesse de ampliar os polos de ensino no Estado de Rondônia, que atualmente possui apenas um no município de Ji-Paraná. Segundo ela, o Estado do Acre possui três, e sua população é menos numerosa que a rondoniense.

Ficou definido que o Estado de Rondônia encaminhará propostas que atendam às demandas de qualificação de professores para viabilizar a EaD junto à UnB. Daniel Pereira se prontificou a estar à frente deste projeto, e afirmou que o setor de ensino é uma bandeira do governo de Rondônia.