Expedito diz que vai recriar Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer

"Nós vamos resgatar todo o calendário esportivo e cultural, de um extremo ao outro. Do Duelo da Fronteira, de Guajará-Mirim, até o Festival de Pesca e Praia, em Pimenteiras”, assegurou Expedito.

Publicada em 18 de September de 2014 às 19:53:00

O esporte, a cultura e o lazer, áreas essenciais à população tanto no contexto do divertimento quanto como conteúdo educacional, serão reposicionados de acordo com suas importâncias num eventual governo sob o comando do candidato pela coligação Frente Muda Rondônia, Expedito Junior. É o que informa a assessoria do candidato.

Para promover esse resgate, uma das primeiras medidas será a devolução do status de Secretaria de Estado à pasta que cuida das três áreas e que foram reduzidas à superintendência no atual Governo.

Para o candidato tucano, é preciso ter uma visão de conjunto do esporte e da cultura como meios de transformação social. “Se oferecermos o apoio  necessário, poderemos distanciar os jovens das drogas e do crime. É também um caminho para indivíduos de baixa renda melhorarem suas condições de  vida. Quantos jogadores famosos vieram dessas bases? Quantos talentos surgem nas diversas variáveis da arte de projetos incentivados pelo governo? Agora, para que isso aconteça, precisamos garantir o apoio necessário”, defende Expedito Junior.

No atual governo, o esporte e as artes perderam terreno, devido a desimportância com que foram tratados. Além de tirar o status de secretaria, que permitiria uma melhor estrutura orçamentária, ao invés de buscar o auxílio de pessoas conhecedoras e ligadas aos movimentos  esportivos e culturais, o governador preferiu acomodar no cargo de superintendente uma ex-secretária particular sua, sem nenhuma identificação com qualquer das áreas afim.

“Para ficarmos em apenas dois rápidos exemplos da política dedicada a essas duas áreas, basta citar que reconstrução do estádio Aluízio Ferreira  e a conclusão do teatro estadual ficaram apenas nas promessas da campanha de 2010, promessas essas que estão sendo agora requentadas na atual  campanha, quando todos nós conhecemos a apatia e a falta de identificação com essas manifestações”, diz Expedito.

O candidato da Frente Muda Rondônia lamenta "a incompreensão do atual Governo sobre a importância do desporto e das atividades culturais na  valorização da juventude e da cidadania. É muita insensibilidade. Para se ter uma ideia da alienação, acabaram com as principais disputas esportivas  e manifestações culturais do Estado. Pois nós vamos resgatar todo o
calendário esportivo e cultural, de um extremo ao outro. Do Duelo da  Fronteira, de Guajará-Mirim, até o Festival de Pesca e Praia, em  Pimenteiras”, assegurou Expedito.