Expedito Netto vota a favor do veto que proíbe financiamento empresarial de campanhas eleitorais

Netto explicou que votou contra por entender que a possibilidade de financiamento privado utiliza de uma disparidade de armas, dando espaço aos grandes e mais ricos partidos políticos, além de uma distribuição indevida.

Publicada em 24 de November de 2015 às 13:13:00

O deputado Expedito Netto votou a favor de manter o veto da presidente Dilma Rousseff à permissão para o financiamento empresarial de campanhas eleitorais. A votação ocorreu na última quarta-feira (18), e contou com 220 votos pela derrubada do veto contra 190 pela manutenção. Para que o veto fosse derrubado seriam necessários 257 votos.

Em setembro, Dilma vetou decisão já reiterada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de que as doações privadas são inconstitucionais. A presidente argumentou que a permissão confrontaria a igualdade política e os princípios republicanos e democráticos.

Netto explicou que votou contra por entender que a possibilidade de financiamento privado utiliza de uma disparidade de armas, dando espaço aos grandes e mais ricos partidos políticos, além de uma distribuição indevida. Para o parlamentar rondoniense, é melhor que esses recursos sejam melhores fiscalizados e destinados de maneira correta.

O financiamento de campanhas já havia sofrido duas derrotas antes do veto presidencial, primeiro pelo Senado, que votou contra as doações e, em seguida, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que a declarou inconstitucional. Somente a Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teve maioria a favor.