Expedito quer o fim da "enganação do calcário"

"Não é admissível que quem mantém os municípios, o Estado e o País produzindo continue tendo seu destino conduzido apenas pelo mercado.

Publicada em 15 de August de 2014 às 11:19:00

A realidade de cidades do cone Sul rondoniense expõe, além da potencialidade produtiva de grãos, a existência de "vários estados dentro de um só" e isso vai exigir, segundo o candidato do PSDB ao Governo de Rondonia, Expedito Júnior, mais planejamento para que esse potencial produtivo seja aproveitado ao máximo. Para Expedito Júnior, além de estradas, os produtores precisam de apoio governamental em crédito, estruturas de armazenamento (silos) e políticas públicas que garantam o preço mínimo.


Atualmente o produtor rural rondoniense fica refém da volatidade do mercado e muitas vezes é obrigado a vender sua produção por preços abaixo dos custos, o que causa, além de prejuízos financeiros, desestrutura familiar e provoca a migração do campo.


"Não é admissível que quem mantém os municípios, o Estado e o País produzindo continue tendo seu destino conduzido apenas pelo mercado. É preciso uma garantia do tamanho da força de produção da agricultura rondoniense", disse Junior.
As preculiaridades da região Sul de Rondônia, com propriedades maiores e mecanizadas, mostram que o avanço da produção de grãos- com destaque para a soja- exige ainda a garantia de distribuição de insumos essenciais, como o calcário que atualmente não chega ao produtor que, se quiser receber o produto, é obrigado a arcar com os custos de transporte.


Falando do assunto à população de Colorado do Oeste, após o encerramento de ontem (quinta-feira), Expedito Júnior esclareceu que o que acontece com a distribuição de calcário hoje é uma enganação, visto que dependendo da região os custos com o transporte são maiores que o preço do produto.


O candidato a vice governador, Neodi Carlos (PSC), e ao Senado Federal, Rubens Moreira Mendes (PSD), ambos produtores rurais, reforçam a opinião de Expedito Júnior e sugeriram que no início do governo de Expedito, em janeiro de 2015, que as medidas em favor da cadeia produtiva rondoniense seja uma das prioridades. Eles propõe que o desde o início do governo os produtores sejam convocados em audiências públicas com forte participação técnica e popular para que, a partir daí, sejam aplicadas as políticas que já estão traçadas pelo plano de governo com as devidas adequações que surgirem das audiências.