Exportação da carne de Rondônia para mais países árabes é discutida em Brasília

O embaixador khalid Said demonstrou interesse em conhecer Rondônia e disse ter ficado impressionado com a capacidade de produção do Estado.

Publicada em 29 de April de 2016 às 10:50:00

O Governo de Rondônia iniciou nesta semana uma aproximação com o Sultonato de Omã para possíveis acordos comercias. O vice-governador Daniel Pereira e a Superintendente de Integração do Estado de Rondônia, em Brasília, Elizete Lionel, apresentaram ao khalid Said Salem Aljaradi, embaixador daquele país, as potencialidades de Rondônia e ao mesmo tempo estendeu o convite para que ele conheça a Rondônia Rural Show.

Omã, como é popularmente conhecido, é um país de língua árabe, com quatro milhões de habitantes, grande produtor de petróleo, situado na extremidade oriental da Península Arábica e faz parte de colegiado denominado de Liga Árabe, composto por dezenas de nacionalidades.

O embaixador khalid Said demonstrou interesse em conhecer Rondônia e disse ter ficado impressionado com a capacidade de produção do Estado. Segundo ele, as informações colhidas na audiência serão repassadas a outros embaixadores na próxima reunião da liga árabe no Brasil. Ele lamentou não poder ir neste ano à Rondônia Rural Show, mas não descartou a possibilidade de conhecer a feira em 2017.

O vice governador,  enfatizou que o encontro foi extremamente positivo, porque, apesar de ter visitado apenas uma embaixada de língua Árabe, o embaixador de Omã é uma espécie de líder das embaixadas. “Isso para nós é uma grande oportunidade. Vamos organizar uma recepção para recebê-lo em Rondônia”, afirmou

Segundo Daniel Pereira, em Rondônia já existe frigoríficos que vendem produtos para países árabes, mas o comércio pode crescer porque há potencial para isso. “A população árabe é grande, forte economicamente e  tem necessidade de alimentos, e  Omã é um país em que nós poderemos num futuro próximo ter belíssimas oportunidades para fazer negócio. Eu avalio como uma reunião de primeira grandeza”, concluiu.