Exposição Arqueologia do Alto Rio Madeira apresenta riquezas históricas aos moradores de Porto Velho

Mais de 130 fragmentos e artefatos arqueológicos fazem parte da exposição, que também conta com espaço lúdico para crianças, com jogo da memória de arqueologia, monitores capacitados para troca de informações e também mapas...

Publicada em 05 de May de 2016 às 18:51:00

A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), realiza a partir desta sexta-feira (06/05) a exposição Arqueologia no Alto Rio Madeira, no Porto Velho Shopping. A atração apresentará algumas das peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos encontrados na área da hidrelétrica, como objetos feitos de pedra, machadinhas, adornos, cerâmicas indígenas e instrumentos das mais diversas nacionalidades, como ingleses e americanos, utilizados no período de construção da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Todo o material foi resgatado pelo Programa de Preservação do Patrimônio Histórico, Pré-Histórico e Arqueológico da empresa, iniciado em 2009, previsto nas ações de sustentabilidade desenvolvidas para o licenciamento ambiental da hidrelétrica. Mais de 130 fragmentos e artefatos arqueológicos fazem parte da exposição, que também conta com espaço lúdico para crianças, com jogo da memória de arqueologia, monitores capacitados para troca de informações e também mapas, ilustrações e outros materiais gráficos que remetem à história e localização dos sítios arqueológicos na região do rio Madeira.

Segundo Paulo Damião, diretor de Comunicação Corporativa da Santo Antônio Energia, o objetivo é difundir ainda mais os conhecimentos adquiridos nas fases de implantação e operação da hidrelétrica. “Apresentar as peças resgatadas durante as escavações oportuniza aos moradores conhecer um pouco mais da riqueza histórica da região de Porto Velho e Rondônia, que até bem pouco tempo eram desconhecidas do grande público”, ressalta.

Serviço:

Exposição Arqueologia no Alto Rio Madeira

Atrações: Peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos na área da Hidrelétrica Santo Antônio

Dias: de 6 a 15 de maio

Local: Porto Velho Shopping / Praça Madeira

Horário: Entre segunda e sábado, das 10h às 22h, aos domingos, entre 12h e 22h