Ezequiel Júnior critica falta de celeridade da Sedam

Deputado apoia madeireiros que estão sendo comparados a bandidos.

Publicada em 30 de June de 2015 às 10:15:00

Juliana Martins


Porto Velho, Rondônia - Na noite desta segunda-feira (29), durante reunião requerida pelo deputado Alex Redano (SD), para debater assuntos de interesse dos madeireiros de Rondônia, o deputado Ezequiel Júnior (PSDC) disse que é preciso mais agilidade por parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

De acordo com o parlamentar, ele tem acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas por madeireiros da região de Cujubim e Machadinho do Oeste. Segundo ele, por mais esforço que se faça para trabalhar dentro da legalidade, os madeireiros estariam sendo tratados com hostilidade pela Polícia Ambiental.

“Na verdade, os toreiros são vistos como bandidos, a polícia inclusive monta tocaia para ficar de olho nesses trabalhadores”, declarou Ezequiel Júnior.

O parlamentar disse não defender a ilegalidade, mas que deve existir o bom senso por parte da Sedam. Segundo ele, caminhões de madeira são apreendidos e deixados em pátios a mercê de saqueadores.

“Quando os madeireiros conseguem a liberação do caminhão já levaram estepe, madeira, tudo. E a Polícia Ambiental não é responsabilizada”, disse o deputado.

O parlamentar informou que se o manejo florestal não acontecer, os madeireiros vão dar férias coletivas e os municípios poderão viver uma crise econômica. “Não vai ter dinheiro pra pagar posto de gasolina, mercado, farmácia. Tudo para”, explicou.

Para o deputado, a Sedam não consegue avançar na liberação dos manejos
em razão de pequenos detalhes. Segundo Ezequiel Júnior, é preciso mais celeridade por parte do órgão, pois competência não falta ao secretário da Sedam, coronel Wilson Sales Machado.

Ezequiel Júnior declarou ainda que não critica os madeireiros que ameaçaram fechar a BR 364. “Espero que a Sedam cumpra com seu papel e que isso não seja necessário, mas se for preciso, façam”, apoiou o parlamentar.