Faculdade São Lucas alerta para a conscientização sobre o ruído de trânsito

O tema é de suma importância, pois pesquisas apontam que o ruído urbano, principalmente o de trânsito, é fator importante a ser considerado por autoridades e gestores na mitigação dos efeitos da exposição ao ruído não ocupacional.

Publicada em 27 de April de 2015 às 19:49:00

Porto Velho, RO -Na próxima quarta-feira, 29 de abril, celebra-se o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído visando chamar a atenção da população para os efeitos do ruído na vida cotidiana.

Neste ano a campanha, que está em sua 20ª edição, alertará sobre o ruído de trânsito a partir do tema “Ruído de Trânsito: um vilão que ninguém presta atenção”.

O tema é de suma importância, pois pesquisas apontam que o ruído urbano, principalmente o de trânsito, é fator importante a ser considerado por autoridades e gestores na mitigação dos efeitos da exposição ao ruído não ocupacional.

O problema do ruído no trânsito muito se deve ao aumento da frota de veículos como consequência do desenvolvimento de grandes centros urbanos atrelado ao mau comportamento dos motoristas e condições adversas das ruas e rodovias fazem com que o trânsito seja uma importante fonte de poluição sonora urbana.

A vice coordenadora nacional da campanha, professora e fonoaudióloga da Faculdade São Lucas Isabel Kuniyoshi, exemplifica algumas situações em que a buzina é mau utilizada por motoristas “Ao invés de restringir o uso da buzina como medida de alerta a pedestres ou motoristas, os motoristas buzinam para cumprimentar pessoas e para xingar no trânsito. Além disto, usam a buzina como substituta da campainha ou interfone. As pessoas chegam na frente das casas e ao invés de descer e tocar a campainha, buzinam. Chegam ao absurdo de buzinar em frente a prédios ou escolas, lugares em que há tantas pessoas que dificilmente saberão a quem se destina a buzina. A campanha é uma oportunidade para chamar a atenção da população sobre o problema e tomar consciência de comportamentos que podem ser melhorados em seu enfrentamento. Isso inclui conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.”, destacou.

A poluição sonora é apontada pela Organização Mundial da Saúde como uma das três principais causas da poluição ambiental, junto com a poluição da água e do ar e por isto, considerada um problema de Saúde Pública mundial.

Os efeitos do ruído na saúde podem ser dor de cabeça, insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, gastrite, cansaço, estresse, hipertensão arterial, zumbido no ouvido, perda auditiva, dentre outros. Os efeitos não são imediatos, pois dependem da quantidade de ruído, tempo de exposição e predisposição pessoal. Por outro lado, são cumulativos e nem sempre as pessoas tomam consciência da gravidade do problema.

Em Rondônia, a campanha acontece desde 2009 com o objetivo de conscientizar a população sobre os efeitos do ruído na saúde e na qualidade de vida. Nas seis edições que o estado participou, foram realizadas atividades educativas em instituições de ensino infantil, fundamental e médio; estabelecimentos de lazer e entretenimento; repartições públicas e demais locais com grande circulação de pessoas. As atividades são desenvolvidas por alunos e professores de graduação em Fonoaudiologia, além de fonoaudiólogos, em parceria com policiais do Batalhão de Policia Ambiental, funcionários do Ministério Público de Rondônia, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e outras instituições que demonstram interesse pela causa. Como resultado tem-se observado que, além da reflexão sobre o impacto do ruído no cotidiano, o enfoque intersetorial propiciado pelas parcerias firmadas tem oportunizado o debate do tema sob diferentes perspectivas como saúde, meio ambiente e legislação, de forma a articular saberes e poderes diversos.

As ações da campanha envolvem todos os 52 municípios por meio da intervenção Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado. Este dado já trouxe o destaque para Rondônia como a unidade federativa que impactou mais cidades com os propósitos da campanha.

No estado a campanha está sob a coordenação da Prof. Virgínia Braz da Silva, professora de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas e de Cleiton Carlos Barreto, Assessor Jurídico do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente - CAOP-MA do Ministério Público do Estado de Rondônia. As ações estão previstas para todo o dia 29, em vários locais de Porto Velho e municípios do interior.