Fátima Cleide negocia em Brasília coligação com o PMDB

José Augusto já avisou que só aceita ser candidato a prefeito. Em uma eventual composição com o PT, os peemedebistas terão que indicar outro nome.

Publicada em 28/04/2012 às 19:03:00

Da reportagem do Tudorondonia/Nilton Salinas

Porto Velho, Rondônia - A pré-candidata à prefeitura de Porto Velho pelo PT, ex-senadora Fátima Cleide, negocia em Brasília uma composição entre o seu partido e o PMDB para as eleições deste ano na Capital. Ela quer um peemedebista como pré-candidato a vice em sua chapa e promete estender essa aliança para 2014, quando o governador Confúcio Moura (PMDB) tentará a reeleição.

Nesse sentido, Fátima Cleide teria obtido o apoio do presidente nacional do PT, deputado federal Ruy Falcão (SP),  e da própria presidente Dilma Rousseff. Ruy Falcão ficou encarregado de conduzir as negociações com o vice-presidente da República, Michel Temer (PT), e com o presidente nacional interino do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

O projeto do PMDB e do PT em nível nacional é audacioso, devendo ser mantido para as eleições presidenciais de 2014. O comando dos dois partidos defende que as alianças sejam mantidas nas prefeituras, para facilitar o entendimento daqui há dois anos.

Apesar de Porto Velho ter um número reduzido de eleitores em relação às capitais do Sul e Sudeste, aliados de Fátima Cleide explicam que está prevista a vinda do ex-presidente Lula durante a campanha, e também a visita de Dilma Rousseff. Os dois pesos pesados do PT viriam a Rondônia anunciar o apoio à ex-senadora.

O PMDB lançou candidatura própria à prefeitura da Capital. O pré-candidato é o médico José Augusto. Esse “detalhe” também estaria sendo discutido nas reuniões que estão acontecendo em Brasília, mas não estaria sendo considerado entrave para uma eventual aliança.

José Augusto já avisou que só aceita ser candidato a prefeito. Em uma eventual composição com o PT, os peemedebistas terão que indicar outro nome. Nesse caso, o mais cotado seria o do presidente do diretório municipal do PMDB na Capital, o empresário Dirceu Fernandes.