FEEMPI/RO sugere uso de micro-ônibus para melhorar o transporte público de Porto Velho

Serviço poderia oferecer uma opção mais barata e confortável aos ônibus convencionais da cidade.

Publicada em 02 de July de 2015 às 21:44:00

As dificuldades de atendimento da população de Porto Velho com serviço de transporte coletivo de qualidade podem ser atenuadas com a disponibilidade de micro-ônibus e vans , alternativas mais baratas , mais confortáveis e muito mais rápidas que os ônibus maiores . O sistema já é utilizado em grandes capitais brasileiras como Brasília e Rio de Janeiro, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e cidades menores do interior de São Paulo, entre outras.

A sugestão é do presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas de Rondônia Leonardo Sobral. Ele considera que Porto Velho conta com empresários experientes para “tocar” esse novo negócio, gerando renda e novos empregos no Município, pois é conhecida a grande capacidade das pequenas empresas de criação de postos de trabalho e melhor distribuição de renda, com agilidade de adaptação às novas regras de mercado”.

Para Leonardo, o serviço deveria ser direcionado para micros e pequenos empresários de Porto Velho, por meio de edital e regras transparentes a serem discutidas com a sociedade, com limite de dois ou três micro-ônibus para cada empresa e que sejam intercaladas as rotas mais rentáveis com as de menor rentabilidade por empresa .

“A medida poderia, então, ajudar a alavancar os pequenos negócios, com a criação de vagas de emprego sem a necessidade de grandes investimentos e em um período curto”, afirma ele.

O uso de micro-ônibus tem vantagens em relação aos ônibus convencionais. Como os veículos são menores, andam mais rápidos e a manutenção é mais barata, o que permite oferecer uma tarifa competitiva para os empresários e acessível para os usuários, sem contar que os munícipes ainda ganham com um prazo bem maior em relação à manutenção de ruas e avenidas, tendo em vista o menor peso deste tipo de veiculo.

A introdução de micro-ônibus e vans, no sistema de transporte coletivo de Porto Velho deve ser regulamentada por Lei, dependendo, portanto, da aprovação de uma mudança na Legislação Municipal, com respeito ao direito de acesso ao transporte coletivo para portadores de deficiências (cadeirantes) e idosos e tarifas mais baratas para os estudantes, com custos já redistribuídos na composição no custo final da passagem.

Leonardo Lembra, ainda, que os problemas de transporte publico não são “privilégio” de Porto Velho, mas de todas as cidades do país, o que prova que esse modelo tradicional precisa ser alterado e renovado, e nossa cidade, que ainda é nova se compararmos a outras capitais e pelo tamanho que tem é o lugar ideal para se implantar novos sistemas.

A ideia do micro-ônibus ganhou um grande número de apoiadores em recente postagem na rede social demonstrando mais uma vez a insatisfação dos moradores da cidade com o transporte público de Porto Velho, um problema que vem se arrastando nas últimas décadas e agora ganhou contornos mais dramáticos , com a decisão da prefeitura de anular contrato com as empresas encarregadas do serviço.” Em que pese a boa vontade da prefeitura em resolver o problema, o imbróglio jurídico decorrente desta atitude deixa a população insegura com relação ao serviço, do qual depende a população mais carente do município. Com a esperança de um final feliz para uma situação tão difícil, esperamos com a nossa sugestão ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores de Porto Velho”, considera Leonardo sobral.