Feira da Reforma Agrária em Porto Velho vai oferecer produtos direto do agricultor

O evento será realizado na quinta-feira (30), no pátio do Incra com produtos alimentícios e artesanatos.

Publicada em 23 de June de 2016 às 11:06:00

Diversos produtores rurais dos assentamentos nas proximidades de Porto Velho estarão reunidos para a Feira da Reforma Agrária que será realizada no pátio do Incra (Av. Lauro Sodré, 3050, próx. ao Parque de Exposições), no dia 30 de junho (quinta-feira), a partir das 7 horas.

O evento está sendo organizado pelo Incra/RO por meio do programa de agroindustrialização Terra Sol, com o apoio da Emater e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric).

Participarão 32 feirantes dos assentamentos e do setor chacareiro. Serão vendidos hortaliças, legumes, frutas, carnes (frango caipira, peixes etc) farinhas, polpas de frutas, compotas e artesanatos.

O Incra entregou 35 kits aos agricultores familiares para que tenham infraestrutura padronizada e adequada às normas de comercialização. O kit é composto cada um por uma barraca com lona para dois feirantes, uniformes com avental e boné e cinco caixas de transporte de produtos.

"Nosso objetivo é integrar os assentamentos da reforma agrária à cidade, oferecendo alimentos de qualidade, baixo custo e também alavancar o comércio e a agroindústria dos produtores familiares”, destacou o superintendente regional do Incra, Cletho Muniz de Brito.

O presidente da Associação dos Assentados do PA Paraíso das Acácias, Felisbino João Santana, disse que esse evento é muito especial porque demonstra que o poder público acredita na agricultura familiar até porque é ela que coloca o alimento na mesa das famílias da cidade. “O grande produtor exporta, nós alimentamos cada família com variedade e qualidade, buscando uma produção agroecológica e levando saúde para as pessoas. Tem muita gente morrendo por causa do veneno agrotóxico. E vamos trazer saúde para essa feira”, afirmou.

A economista do Incra/RO e coordenadora local do programa, Joana Vergotti, informou que os assentamentos de Theobroma e Candeias do Jamari (RO) foram os primeiros a receber o kit e a comercializar nas feiras da reforma agrária. Os assentados de Guajará-Mirim, Buritis, Urupá, Pimenta Bueno e Parecis também estão recebendo os kits Feira. Ao todo serão 40 kits entregues em Rondônia em 2016, atendendo a 80 famílias.

“Essa feira é muito importante para divulgar e comercializar os produtos da agricultura familiar. Sua realização no pátio do Incra é estratégica pela localização central e muito espaço para estacionamento. O objetivo é torná-la uma feira permanente”, revelou.

Ascom - Incra/RO (69) 3229.1545