Feriado no dia 24 de janeiro marca mais um ano de instalação do município de Porto Velho

O feriado de 24 de janeiro foi instituído pela Câmara Municipal de Porto Velho.

Publicada em 16 de January de 2014 às 08:08:00

No próximo dia 24 de janeiro será feriado em todos os órgãos ligados à prefeitura de Porto Velho, incluindo as fundações e autarquias, alusivo a instalação do Município, fato ocorrido em 24 de janeiro de 1915. A data também é consagrada ao culto de São Francisco de Sales. Durante o feriado, funcionarão somente os órgãos responsáveis por ações essenciais como as Secretarias de Obras (Semob), de Serviços Básicos (Semusb), Saúde (Semusa) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Equipes plantonistas serão organizadas nesses órgãos para garantir a continuidade do atendimento à comunidade da melhor forma possível.

O feriado de 24 de janeiro foi instituído pela Câmara Municipal de Porto Velho, com base na Lei Federal nº 086, de dezembro de 1966, mediante a aprovação da Lei 190, de 14 de outubro de 1980, sancionada pelo então prefeito Haroldo Cristovam Teixeira Leite.

Além de 24 de janeiro, a lei aprovada pela Câmara de Vereadores institui como feriados municipais as seguintes datas:

24 de maio – Consagração à Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira do Município;

02 de outubro – Criação do município de Porto Velho, conforme Lei Estadual nº 757 de 01 de outubro de 1914, sancionada pelo governo do estado do Amazonas, dia este também consagrado à Santa Terezinha do Menino Jesus;

Sexta Feira da Paixão – feriado federal e municipal.

Por Augusto José