Fhemeron comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue

Em Porto Velho, o evento começa a partir das 9h, no pátio da instituição.

Publicada em 24 de November de 2014 às 17:39:00

A Fhemeron está preparando um grande evento para homenagear os doadores de sangue nessa terça-feira, 25. A comemoração é uma forma de agradecer àqueles que salvam vidas através da doação voluntária de sangue; bem como de convidar aqueles que nunca tenham doado, para tomar essa atitude em prol da vida.

Na celebração alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, organizada pela Fhemeron, ocorre o lançamento da campanha “EU CURTO DOAR SANGUE, COMPARTILHE ESSA CORRENTE.” O tema dessa campanha traz uma linguagem atual utilizada nas redes sociais, buscando chamar a atenção da sociedade para que a doação de sangue faça parte do cotidiano das pessoas; e lembrando que através desse gesto se compartilha a vida, de uma corrente sanguínea para outra.

A campanha ocorre simultaneamente nos hemocentros de todo o Estado com uma programação especial nessa data, com várias atrações para enaltecer o gesto voluntário e altruísta dessas pessoas que passam o ano ajudando a levar solidariedade para o próximo. Além da capital, a Fundação Hemeron possui hemocentros em: Ariquemes, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

Em Ji-Paraná a comemoração será peculiar em relação aos demais hemocentros, pois a festa ocorrerá na quarta-feira (26). O evento acontece na Quadra da Paróquia Dom Bosco, centro da cidade, a partir das 8h30. Nessa ocasião, o hemocentro abre para coleta de sangue a partir das 10h00.

Em Porto Velho, o evento começa a partir das 9h, no pátio da instituição. A Fundação lembra aos doadores para trazer documento expedido por órgão oficial com foto. Confira mais detalhes da programação do evento na capital:

- Haverá a participação da banda de música da PM;

- Apresentação das academias de danças Christina Pontes e Chagas Péres;

- Entrega de Kits (camiseta, bonés, chaveiro, canetas e sacola para câmbio de carro);

- Sorteios de brindes;

- Animação dos Anjos da Enfermagem;

- Serviços dos acadêmicos da Faculdade Uniron com a verificação de pressão arterial, sinais vitais e teste de glicemia;

- Sala da Beleza, com maquiagem e design de sobrancelhas para as doadoras de sangue;

- Distribuição de picolés e pipoca.

E para quem for doar sangue na capital, o horário de funcionamento do hemocentro nesse dia será das 8h às 18h. Outras informações, entrar em contato com a Fhemeron pelos telefones (69) 3216-2234 ou 0800-642-5744.



Números
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%.

No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Fhemeron registrou a entrada de 47.588 doadores em toda Hemorrede Estadual no ano de 2013, pessoas que buscaram a Fhemeron com a intenção de doar sangue.

Temos a grata satisfação em valorizar nossos doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Cerca de 60% dessas pessoas vêm doar de forma espontânea. Um número que atesta a fidelização dos doadores à Fundação.

Fonte: DECOM Governo de Rondônia