Fiero e Semusb debatem destinação final de resíduos da construção civil

Coleta seletiva em Porto Velho vai começar no próximo dia 15.

Publicada em 04 de September de 2015 às 22:39:00

A Secretaria Municipal de Serviços Básicos – Semusb da Prefeitura de Porto Velho e a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) realizam no próximo dia 14, seminário de sensibilização sobre o gerenciamento, destinação final e tratamento econômico dos resíduos sólidos das obras de construção. O público-alvo deste encontro são os empresários do setor da construção civil.

O seminário acontecerá no salão de convenções da Fiero, a partir das 9 da manhã, com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, Ministério Público, sindicatos da indústria da construção civil, CREA, dentre outros órgãos envolvidos com o tema.
Para tratar deste tema, se reuniram na tarde de quarta-feira (2 de setembro), na sede do Sistema Fiero, o titular da Semusb, Eduardo Allemand Damião, e os presidentes do Sinduscon/RO, Emerson Fidel e do Sinduscon/PVH, Maurílio Vasconcelos e o superintendente Gilberto Baptista.

Durante a reunião, o secretário Eduardo Damião anunciou também que a partir do dia 15 deste mês a Prefeitura de Porto Velho inicia a coleta seletiva em nove condomínios da cidade. “E para conscientizar também os estudantes, no dia 11, será ministrada uma palestra sobre o tema para alunos do Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (Senai) ” o projeto do novo aterro está em processo de licitação e a partir da instalação do aterro, os resíduos serão analisados com mais critério. “Dia 15 deste mês vamos iniciar a coleta seletiva em nove condomínios da cidade. E para conscientizar também os estudantes, no dia 11, será ministrada uma palestra sobre o tema para alunos do Senai” anunciou o secretário.

Baptista destacou que a Fiero já definiu com a Sedam a questão do setor madeireiro e a definição do calendário florestal e agora trabalhando em parceria com a Semusb, vai promover este seminário, buscando essa conscientização, também vai exigir das empresas do segmento a doção de um plano de gerenciamento dos seus resíduos.

Segundo o superintendente, a prefeitura de Porto Velho avisou que existe um empreendedor com a intenção de fazer esta reciclagem e reaproveitamentos dos resíduos sólidos. “A realização deste seminário tem exatamente o objetivo de sensibilizar os empresários da construção civil e correlatos. Com esta inciativa, os efeitos da coleta seriam minimizados e ao mesmo tempo estaria sendo cumprida a legislação” disse.

O presidente do Sinduscon/PVH, Maurílio Vasconcelos lembra que a luta para a regulamentação é antiga e que se deve aproveitar a boa vontade do prefeito Mauro Nazif em apoiar ações envolvendo a Semusb, os sindicatos ligados à construção civil e a Federação das Indústrias. “Estamos à disposição e de portas abertas, principalmente para iniciativas visando melhorias para a cidade e o estado”, afirmou.

No ponto de vista do presidente do Sinduscon/RO, Emerson Fidel, é fundamental o envolvimento dos empresários que fazem a coleta. “Quanto mais pessoas participar, o resultado da conscientização será mais efetivo. A palavra-chave é conscientização. Se cada um aderir, alcançaremos os objetivos”, garantiu.