Follador participa de manifestação em apoio ao setor madeireiro em Cujubim

Parlamentar não concorda com destruição de máquinas praticado pelo IBAMA.

Assessoria
Publicada em 11 de agosto de 2018 às 10:18
Follador participa de manifestação em apoio ao setor madeireiro em Cujubim

Na quinta-feira (09) o deputado Adelino Follador (DEM) participou das manifestações dos trabalhadores e madeireiros contra as Operações do Ibama, realizadas no município de Cujubim, que utilizam as forças do Estado de forma truculenta, com aparato muito além do necessário, utilizando helicóptero e forte presença policial.

Para o deputado, é um gasto estatal para oprimir pais de família, trabalhadores e empresários do setor madeireiro.

“Estou indignado com a forma como agem esses agentes, eles chegam aos locais de fiscalização e destroem tudo, colocando fogo nos maquinários e provocando imenso prejuízo, desespero e desemprego, colaborando com o avanço da pobreza e, consequentemente com outros fatores que o próprio estado é responsável constitucionalmente em combater, como problemas de violência e saúde”, disse Adelino.

O deputado destaca que não defende a prática de crimes, mas é preciso haver mudanças urgentes na Lei que permite este tipo de ação.

“Apesar de agirem amparados por Lei, não podemos concordar que seja a forma correta de abordagem, pois também fere outro princípio constitucional, que é o direito de ampla defesa. Não podemos defender quem está errado, mais que tenha o mínimo de razoabilidade, pois isto é muito injusto e cruel, entre essas pessoas, têm aquelas que se endividam para comprar os maquinários e perdem tudo em poucos minutos”, destacou o parlamentar.

Adelino Follador ainda disse que muitas vezes, o argumento de que não há condições de fazerem o transporte dos materiais apreendidos, não é coerente, pois queimam até caminhões que poderiam ser utilizados para este transporte.

“Eu estive no Ibama em Porto Velho e fui informado que nem sabiam dessa Operação, um desrespeito geral, não respeitam o governador, não respeitam os deputados, muito menos essas pessoas”, afirmou, indignado, o deputado.
Outro ponto a ser observado é que a economia local é cruelmente impactada com estas Operações, prejudicando todos os setores e moradores do município.

Adelino também disse que já falou com o deputado federal Marcos Rogério (DEM), que disse está tentando marcar uma audiência com o Ibama em Brasília, para que possam encontrar uma solução que contemple o direito de defesa dessas pessoas, e que sejam punidos os criminosos, sem prejudicar a economia local e a sobrevivência dos trabalhadores e seus familiares.

Comentários

  • 1
    image
    Joao roberto 11/08/2018

    Quem compra maquina e vai fazer represas e ou destoca de capoeira o IBAMA nao queima, mas quem esta em tarras alheias tirando madeira de areas que sao destinadas a reforma agraria, sao os que vieram desde vilhena e hoje ja estao ai final do estado e chegando ja no suldo amazonas para cortar tiras em areas de preservacao,o deputado pode ajudar aos endividadosmcom maquinas queimadas e emprestar a eles para q pagauem os seus debitos, e madeireiros nao deixou nada de bom em ji parana so sobrou a divida social pois acabou a tora os grupos grandes foram embora, madeira boa e madeira reflorestada que da emorego e tem origem legal mas madeira de area q nao e destinada a agricultura e etc e tal e madeira de area de preservacao e isto e errado nao pode ser cortado as toras destas areas.

  • 2
    image
    Vivalcir Pereira Rodrigues 11/08/2018

    Parabéns Dep Adelino follador pelo apoio dado em defesa das pessoas que trabalham no setor madeireiro gerando empregos e renda para Cujubim. Pessoas que trabalham sendo oprimidos.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook