Fórum debate em Porto Velho política de vigilância em laboratório

Meta é formatar uma proposta macro que beneficie todos os estados da Amazônia.

Publicada em 28 de August de 2014 às 17:03:00

Começou quarta-feira, 27, no Laboratório Central de Rondônia (Lacen) e vai até esta sexta-feira, 29, em Porto Velho, o I Fórum Amazônico sobre Política de Laboratórios em Vigilância Sanitária. Na pauta, discutir e gerar um entendimento harmonizado acerca da Política Nacional de Laboratórios com visão para a Amazônia.

De acordo com Mariângela Torchia do Nascimento, da Gerência de Laboratórios de Saúde Pública (GELAS/ANVISA), outro ponto é debater as reais necessidades operacionais dos laboratórios de cada estado da região. Participam do fórum representantes do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Tocantins e Rondônia.

Durante a abertura do fórum, o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel falou sobre a importância da Amazônia debater, em conjunto, suas metas para um setor importante para o avanço na qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Ele defendeu a unificação do Lacen, Cerest e Agevisa em Rondônia. Segundo ele, a interligação destes órgãos vai fazer com que o Estado amplie a qualidade dos serviços oferecidos à população no setor de saúde.

Pimentel destacou ainda o avanço que o setor vem obtendo nos últimos três anos. Ele citou como exemplo a reforma e ampliação do Hospital de Base (HB), implantação de novos leitos de UTI, construção do hospital de São Francisco e Guajará-Mirim, a inauguração da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), com capacidade de atender mil consultas por dia em 36 especialidades, implantação do sistema de regulação de atendimento que acabou com as longas filas, entre outras conquistas que a Saúde registrou neste período.

Segundo Williames Pimentel, o fórum realizado em Porto Velho vai servir de modelo para outras regiões do país. "Nós da Amazônia, precisamos erguer nossa voz para que possamos ser ouvidos e fazer a diferença na questão da melhoria de vigilância sanitária, mostrando as dificuldades, mas ao mesmo tempo, apresentando soluções e propostas para um programa macro que beneficie todos os estados da região", disse o secretário.

PROGRAMAÇÃO

Além das palestras, o fórum terá, também, mesas redondas, trabalhos em grupos com apresentação de propostas para ampliar a cobertura dos serviços de laboratórios em vigilância sanitária, e oficinas temáticas.