Francisco Xavier Gomes

Sempre que ouvimos opiniões sobre como deve funcionar uma escola, os especialistas no assunto afirmam que o ambiente escolar deve ser saudável e democrático.

Publicada em 07/08/2012 às 13:33:00

Sempre que ouvimos opiniões sobre como deve funcionar uma escola, os especialistas no assunto afirmam que o ambiente escolar deve ser saudável e democrático e sugerem que somente haverá qualidade no ensino se houver a participação democrática de todos que convivem na escola, porém estes conceitos são tratados com muita indiferença pela diretora da escola Nilo Coelho, em Ministro Andreazza, onde impera a ditadura e constantes ameaças a alunos e servidores. O ambiente é péssimo!!

Desde que foi nomeada diretora da escola, Sirlei de Marteli tem se dedicado diariamente a criar problemas e constranger muitas pessoas dentro da escola, pois somente sua opinião é que vale. Quando era candidata a diretora, fez campanha dizendo aos alunos em todas as salas de aula que, caso não fosse eleita, voltaria a dar aula e os alunos teriam sérios problemas com ela, pois já sabiam que ela gostava de pisar no pescoço de aluno. Aliás, ela repete com muita regularidade a frase “pisar no pescoço de alguém” e talvez por isso mesmo seja odiada por muita gente na cidade.

Quando os alunos tentam dar opinião, a diretora da escola costuma reunir todos no pátio da escola e determinar ao pessoal do Conselho Tutelar da cidade que passem aos alunos as ordens dadas por ela, numa ação muito semelhante ao que fazia Hiltler no século passado. O curioso é que o pessoal do Conselho Tutelar sempre obedece às vontades da diretora, não se sabe por que razão. É muito contraditório quando a escola reúne os alunos no pátio às quintas-feiras sob o pretexto de falar de civismo; os alunos não têm direito de falar nada e recebem ordens no chamado “horário cívico”, num ato que de civismo não tem nada; apenas imposições ridículas e demagogas... 

Com certeza, caso concorra outra vez ao governo do estado, Confúcio Moura terá uma rejeição sem precedentes na cidade de Ministro Andreazza, pois a atuação de Sirlei na direção da escola estadual é de causar inveja a qualquer ditador que conhecemos.

Como ela é pessoa muito falsa e dissimulada, possivelmente as pessoas da Coordenadoria Regional de Ensino em Cacoal imaginam que a escola não tem problemas, mas em pouco tempo verão os resultados. No primeiro semestre deste ano, Sirlei reuniu os alunos no pátio da escola para dizer que em 30 dias as aulas começariam a funcionar em regime integral, pois era uma determinação do Governo Federal e do Governo de Rondônia e que ninguém deveria contestar. Os alunos ficaram apavorados, pois muitos deles trabalham pela parte da manhã e freqüentam as aulas no período da tarde.

Quando perguntada como ficaria o caso dos alunos que trabalham, a diretora respondeu que, por determinação de Confúcio Moura, todos que trabalham deveriam pedir demissão do serviço para freqüentar a escola informação que repetiu quando os pais estiveram reunidos com ela na escola. A revolta é geral na cidade, porque só existe uma escola estadual e cerca de 80% da população vive nas linhas rurais onde produzem leite, café, feijão, mamão e outros produtos...

Quanto ao tal “ensino inovador”, nenhum professor da escola foi consultado, sendo que apenas a diretora sabe como vai fazer o negócio e os professores têm muito medo de perguntar as coisas para não serem perseguidos pela chefona que gosta de vangloriar e dizer que vai “comer o rabo de quem se meter com ela”.

Claro que entramos em choque porque jamais admiti em minha vida que uma pessoa tentasse pisar em mim, como ela tentou. Felizmente já estou à disposição da SEDUC em Cacoal e vou seguir meu trabalho, esperando que o governo de Rondônia preste bem atenção nos fatos ocorridos na escola Nilo Coelho, sob pena de ter que contabilizar muitas deficiências e um grande número de evasões da escola , visto que os alunos têm total aversão à Sirlei de Marteli e já falam em abandonar a escola caso ela insista em mudar o modelo educacional da escola, principalmente com o ano letivo em andamento.

Somente uma pessoa muito desinformada para acreditar que mudar o modelo com o ano em curso não trará prejuízos aos alunos. A diretora da escola nem consultou o conselho escolar, órgão que tem a atribuição de tomar as decisões na escola. Tudo foi feito sem consultar ninguém e com certeza os resultados serão um desastre, pois a escola não possui a menor condição para atender a comunidade escolar com este modelo de ensino, pela falta de estrutura e de pessoal.

Providências urgentes são necessárias por parte do governo, para evitar o caos que será instalado em Ministro Andreazza, em função das ações tresloucadas de Sirlei. Embora eu seja completamente contra esse governo, tenho pena da imagem de Confúcio Moura no município onde estão ocorrendo os fatos aqui elencados. Justamente porque não fui omisso, como muitos professores da escola, com raríssimas exceções, fui duramente perseguido pela diretora até que perdi a paciência e pedi para sair antes que as coisas ficassem piores.

Sem o amparo do Conselho Tutelar, sem ter direito de dar opinião, sem que nenhuma autoridade tome as devidas medidas sobre os abusivos atos da diretora desta escola, seguramente os alunos serão conduzidos a diversos traumas pedagógicos e jamais terão a condição de exercer a cidadania, como prevê a Carta Magna e outras leis pertinentes... A escola estadual da cidade de Ministro Andreazza caminha, a passos largos para levar os alunos e a pouca popularidade do governo para um buraco sem fim... Tenho dito!!

FRANCISCO XAVIER GOMES
Professor da Rede Estadual