Frente de prefeitos manifesta apoio a Confúcio; Garçon será o articulador do Governo

O governador anunciou o nome do ex-deputado federal como o novo articulador do Governo à disposição das prefeituras, para encaminhar os prefeitos e secretários, bem como dar respostas a eles sobre o trâmite de processos dos municípios.

Publicada em 27/11/2012 às 13:50:00

Prefeitos de 49 cidades estiveram na segunda-feira (26), em Porto Velho, para uma confraterniza��o com o governador Conf�cio Moura. Do evento tamb�m participaram secret�rios de Estado e deputados estaduais. O objetivo do encontro foi estreitar os la�os do Governo com os prefeitos que ir�o administrar os munic�pios de Rond�nia a partir de 2013. Depois de percorrer todas as mesas, sendo abra�ado e homenageado pelos prefeitos eleitos e reeleitos, o governador Conf�cio Moura falou da import�ncia da parceria entre Estado e munic�pios e recebeu o apoio dos atuais e novos dirigentes do Estado.

�� uma satisfa��o muito grande receb�-los para este jantar de confraterniza��o. N�o se trata de uma reuni�o de normas e compromissos de como se deve administrar, pois os senhores j� se comprometeram durante campanha e lograram �xito nas urnas. Essa � uma oportunidade de se relacionar com outros gestores p�blicos, de conhecer nossos secret�rios que est�o � disposi��o dos prefeitos. Quero aqui afirmar que, independente� de partido, todos os que procurarem o Governo da Coopera��o ser�o atendidos da melhor maneira poss�vel�, afirmou Moura durante seu pronunciamento.

Dentre outros assuntos levantados por Moura, ele destacou a atual conjuntura econ�mica do pa�s, mas ressalvou que Rond�nia est� com sua situa��o saneada e sob controle. O maior problema, por ora, s�o as inf�mias levantadas por grupos de oposi��o e problemas que vinham se arrastando de outras administra��es. �Nenhum governo teve nove greves em dois anos como eu tenho enfrentado e, no momento, temos dificuldades que pretendemos resolver o mais r�pido poss�vel, pois Rond�nia est� acima de interesses pessoais e de grupos�.

COM A PALAVRA, OS PREFEITOS

Ainda durante a confraterniza��o, diversos prefeitos expressaram o apoio e o anseio de gerir seus munic�pios com o apoio do governo, na perspectiva de uma gest�o compartilhada entre Estado e munic�pios. �Neste sentido o governador Conf�cio vem sendo muito sol�cito em atender �s demandas dos prefeitos. Mais do que isso, ele nos ouve e nos respeita muito�, relata o prefeito reeleito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque (PMDB).

Para Lorival Amorim (PMN), deputado estadual e prefeito eleito de Ariquemes, a prefeitura n�o consegue resolver todos os problemas sem o governo. �O que tenho acompanhado como deputado � a parceria na infraestrutura dos munic�pios com asfalto urbano de qualidade, programas assistenciais, habita��o, agricultura e piscicultura que geram riqueza, renda e empregos, melhorando o IDH (�ndice de desenvolvimento humano) dos munic�pios".

Para Cesar Cassol (PP), prefeito eleito de Rolim de Moura, � necess�rio o Estado e os munic�pios serem parceiros. �Apoiei e votei em Conf�cio para governador, empenhando minha palavra junto � popula��o. E n�o me arrependo. Ele tem lutado e desempenhado bem seu papel. N�o falemos mais a palavra crise e vamos tratar � de desenvolvimento, melhorando as condi��es de vida da popula��o. Devemos incentivar a produ��o e � o que estamos fazendo em Rolim de Moura com a ajuda do governador Conf�cio. Assim, espero trabalhar com todas as secretarias, sobretudo com o DER e Sedam, que, por sinal, t�m excelentes gestores. Ao governador Conf�cio, em particular, quero falar que o munic�pio e Estado devem trabalhar em harmonia, combatendo as pessoas de m� f� e os improdutivos que prejudicam o progresso�.

�Nunca tivemos tanta estradas boas na regi�o da Zona da Mata. Sabemos do trabalho do governador e estamos todos unidos em prol do desenvolvimento do Estado�, afirmou Varlei Gon�alves Ferreira (PSDB), prefeito eleito de Novo Horizonte.

O prefeito eleito de Alta Floresta, Vantuil do Posto (PMDB), afirma que em sua regi�o as estradas para escoamento da produ��o foram as maiores conquistas. �Espero que os governos se respeitem, pois divididos ningu�m ganha. � necess�ria uma uni�o para que se trabalhe de maneira s�ria�, conclui.

�Na Regi�o Central do Estado as a��es do �Governo da Coopera��o� com os munic�pios s�o evidenciadas atrav�s da constru��o e recupera��o das estradas vicinais como a RO 470 (Ouro Preto/Mirante da Serra) que interliga os munic�pios com a BR 364�, arrematou o Prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque.

Segundo Anedino Carlos Pereira Junior (PP), prefeito reeleito de Colorado do Oeste (Cone Sul), al�m das estradas e do asfalto urbano, um projeto para a constru��o de um frigor�fico de su�nos ir� fomentar a economia na regi�o gerando emprego e renda. �A parceria � importante, recebi meus conv�nios em dia, nas �reas de educa��o, sa�de, obras, dentre outras, e estou satisfeito com a parceria com Governo do Estado, espero que neste pr�ximo ano possamos crescer ainda mais�.

PORTAS ABERTAS

No evento, o governador anunciou o nome do ex-deputado federal Lindomar Gar�on (PV) como o novo articulador do Governo � disposi��o das prefeituras, para encaminhar os prefeitos e secret�rios municipais, bem como dar respostas a eles sobre o tr�mite de processos e outros assuntos de interesse dos munic�pios. �Qualquer que seja a necessidade, estamos de portas abertas, sem olhar o partido do prefeito. Estamos no mesmo time, por Rond�nia�, ressaltou Moura.

Para o governador, n�o se pode dar mau exemplo e nem espalhar o pessimismo, pois o Estado vem se mantendo, mesmo com a queda do repasse de verbas federais. �Temos 23 Estados passando por turbul�ncias e n�o ir�o fechar suas folhas de pagamento. Aqui em Rond�nia, estamos honrando nossos compromissos�, ressaltou Conf�cio Moura.