Frente Parlamentar pró- Ribamar

Valdemir Caldas

Publicada em 14 de fevereiro de 2016 às 10:05:00

Li, na recente coluna do jornalista Rubson Luiz, postada no jornal eletrônico Orondoniense, que se estaria em fase de gestação uma Frente Parlamentar de apoio à candidatura do deputado estadual Ribamar Araújo (PT), por enquanto, à prefeitura de Porto Velho, no próximo mês de outubro.

A frente seria composta de onze deputados estaduais, sob o comando do presidente da ALE/RO, Maurão de Carvalho (PP). Todos deixariam seus atuais partidos e se filiariam ao PRB, inclusive Ribamar, que, há pouco, ameaçou trocar o PT pelo PR.

À primeira vista, o apoio de Maurão à candidatura Ribamar pode parece algo despretensioso, mas não o é. Todo mundo sabe que o sonho de Maurão é sentar-se na principal cadeira do palácio Getúlio Vargas. Ele até chegou a participar da convenção conjunta do PP, PPS, PR e PROS, em junho de 2014, mas perdeu para a candidata Jaqueline Cassol, irmã do senador e presidente do PP, Ivo Cassol. Uma vitória de Ribamar deixaria Maurão mais próximo de concretizar seu acalentando sonho.

Segundo Luiz, até quem já estava se preparando para disputar a sucessão do prefeito Mauro Nazif (PSB), como é o caso do deputado estadual Léo Moraes (PTB), estaria disposto a desistir da ideia em favor da candidatura Ribamar. Isso mostra que Ribamar é uma figura séria, de conduta retilínea e que tem condições, sim, de bem administrar os destinos de Porto Velho.

Espera-se que esse apoio se dê dentro de um contexto de respeito mútuo e de ética, sem a despudorada troca de favores, que, desde há muito, vem caracterizando a política nacional, embora ninguém acredite que essa união de forças políticas em torno da candidatura Ribamar tenha raízes no campo ideológico, como seria o convencional, mas aí seria querer pedir demais. Ou não?

O ideal era que houvesse muitos candidatos da estirpe de Ribamar Araújo. Assim, o eleitor teria mais opções e correria menos risco de escolher os mesmos andrajos da política local.