Funcionários de casas lotéricas conquistam reajuste salarial de 11%

Agora o Sindicato vai convocar assembleia geral extraordinária com os trabalhadores das lotéricas para deliberação.

Publicada em 26 de July de 2016 às 09:52:00

Após duas rodadas de negociações, que se arrastaram por quase três meses entre o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) e Sindicato dos Comissionários e Consignatários de Casas Lotéricas do Estado de Rondônia (Sincoron), representado pelo seu presidente, Francisco de Assis, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários das casas lotéricas de Rondônia foi fechado com apenas o reajuste salarial de 11%.

No entanto, o índice final - que, em comparação à inflação do período da data-base da categoria (maio), representa ganho real de 1,17% - foi conquistado em cima de muita resistência de representantes patronais, já que a reivindicação da categoria era de 15% e mais a inclusão de um auxílio-refeição, este último, prontamente rejeitado pelos donos das casas lotéricas.

De acordo com dirigentes do SEEB-RO, o acordo, concluído ontem, segunda-feira, 25/7, volta a ignorar as reivindicações sociais da categoria, que não consegue sequer um auxílio-refeição mesmo com todos os argumentos esgotados pelo sindicato junto aos patrões.

"Poderíamos estar celebrando um índice que permite o ganho real, principalmente pelo momento de fragilidade da economia brasileira. No entanto, voltamos a lamentar a postura dos donos das casas lotéricas, que não permitem a inclusão de novas cláusulas no Acordo Coletivo de Trabalho. Seriam garantias e benefícios que  dariam mais valor e dignidade aos seus funcionários. Esperamos que nas próximas negociações os representantes patronais estejam mais sensibilizados e comecem a valorizar ainda mais os trabalhadores, que há muito tempo esperam ter suas reivindicações atendidas a contento", avalia José Pinheiro, presidente do Sindicato.

Agora o Sindicato vai convocar assembleia geral extraordinária com os trabalhadores das lotéricas para deliberação.

Em caso de aprovação, o índice de 11% deverá ser pago de forma retroativa a partir de 1º de maio de 2016.