Garoto que tinha queixo colado no peito recebe alta médica

O garoto deverá retornar em 30 dias para revisão e pequenas cirurgias reparadoras.

Publicada em 30/07/2012 às 16:27:00

O secretário de Saúde de Costa Marques se comprometeu a realizar procedimentos de fisioterapia, por profissional habilitado, de acordo com a orientação da médica cirurgiã plástica, Flávia Lenzi, responsável pela cirurgia. Os oito anos em que esteve com restrição de movimento comprometeram parte do corpo, rosto, pescoço e desalinhou a coluna. O garoto vai usar colete no pescoço por algum tempo, mas a recuperação foi surpreendente, afirma Flávia Lenzi.

A mãe do garoto Leonice Pereira Estevaneli, agradeceu aos profissionais do Hospital de Base, “a equipe a médica, os enfermeiros e técnicos, enfim todos que contribuíram para a recuperação de meu filho, minimizando nosso sofrimento”, comemorou.

“Me sinto bem, quero ir pra casa, brinquei de peteca com uns amiguinhos aqui no hospital. Quero fazer faculdade e estudar muito para ser piloto de avião”, disse, entre aliviado e esperançoso.

Segundo o diretor executivo do HB, Juan Carlos, foi uma cirurgia de alta complexidade e de alto custo, cerca de R$ 300 mil entre materiais e os cinco meses de internação, porém o benefício foi muito maior que qualquer custo financeiro. “Foi uma cirurgia inédita em Rondônia, e somente nos grandes centros seria possível realiza-la, porém dispomos de excelentes profissionais médicos e equipe multidisciplinar competente, que acompanharam o caso” disse o diretor.

O diretor geral do hospital, Jean Negreiros, ressaltou a “competência profissional da cirurgiã plástica Flávia Lenzi e equipe” e acrescentou que “o apoio do Ministério Público, TCE e Sesau foram decisivos para a compra da matriz dérmica, cujo resultado está aí. A criança volta para casa com uma nova perspectiva de vida para toda a família. Mais uma vez o governo da cooperação demonstra que a saúde realmente tomou um novo rumo”, finaliza Negreiros.

O secretário de Saúde, Gilvan Ramos, falou do sucesso da cirurgia que foi a primeira no estado com esse tipo de material, e do profissionalismo de todos os servidores que contribuíram para recuperação pós-cirúrgica do garoto. “É um marco na cirurgia plástica em queimados em Rondônia e a Sesau não medirá esforços para contribuir com outras cirurgias desse porte”, disse Gilvan.

DECOM