Gestão com transparência e participação é proposta do candidato Padre Ton

O candidato manifestou o desejo de implantar instrumentos de prestação de contas e gestão transparente durante reunião em Rio Crespo.

Publicada em 20 de August de 2014 às 18:03:00

Prestar contas das ações de governo e administrar com transparência são experiências adotadas em Alto Alegre dos Parecis que o candidato a governador Padre Ton (PT) propõe incorporar na rotina de governo, se eleito em outubro para chefiar o executivo estadual.

O candidato manifestou o desejo de implantar instrumentos de prestação de contas e gestão transparente durante reunião em Rio Crespo, no domingo (17), quando teve reunião com funcionários públicos, lideranças políticas locais e vereadores.

Padre Ton relatou sua experiência quando prefeito de Alto Alegre dos Parecis (2004 e 2008), quando implantou a prestação de contas feita em setores diversos do município, e adotou o Orçamento Participativo, fazendo com que a população participasse da administração e “soubesse onde estavam sendo aplicados os recursos.”

“Este é meu sonho. Adotar estas experiências exitosas no governo, experiências com feição democrática, que possibilitam a participação popular“, disse o candidato, afirmando que sua candidatura decorre de uma decisão partidária, com o projeto de fazer diferente, com a vontade de “transformar Rondônia em um estado para todos.”

O morador de Rio Crespo José Antônio Pereira disse que a região está passando por várias dificuldades, devido a ausência de ações do governo. Zico, como é conhecido o morador, disse que Padre Ton vai resgatar a dignidade da população porque já levou ações para Rio Crespo na condição de deputado.

O vereador Joaldo Gomes de Carvalho (PSB) disse que umas das dificuldades no município estão relacionadas com o Censo do IBGE. Segundo ele, as informações do levantamento não correspondem à realidade de Rio Crespo, o que tem feito o município perder recursos.

A agenda do candidato foi iniciada com um café da manhã na Feira do Produtor, em Ariquemes. Padre Ton explicou aos feirantes a necessidade do estado criar condições para fortalecer o setor produtivo na região. Em seguida, o candidato visitou a sede da Cooperativa de Agroindústrias e Produtores Rurais Vale do Jamari (Coaprav).

Criada em 2010 e com atividades no comercio há 2 anos, a entidade conta com cerca de 20 cooperados que trabalham com pequenas agroindústrias e comercializam hortaliças, frutas, verduras e produtos frigoríficos.

Aos feirantes, Padre Ton disse que o governo do Estado foi loteado entre grupos políticos, e que eleito terá muito trabalho para organizar o executivo e fazer uma gestão focada nos interesses do povo. “O atual governo fez o mesmo que alguns outros governadores do passado, loteando o governo para agradar a grupos que não pensam no coletivo e isso vem atrapalhando o desenvolvimento de Rondônia. O candidato a deputado estadual Volpi, e Claudia do Posto, candidata a deputada federal, acompanharam Padre Ton na região.