Governador quer manter parceria para o desenvolvimento de Rondônia

O setor de compras públicas é outro que deverá ser reestruturado com servidores efetivos e progressão funcional.

Publicada em 16/02/2013 às 08:15:00

Porto Velho, Rondônia - Com o Plenário e galerias lotados de autoridades civis e militares, servidores da Casa e o público em geral, o governador fez um balanço das ações realizadas em pouco mais de dois anos de sua gestão e anunciou projetos que deverão ser apreciados pelos deputados visando à reestruturação de setores estratégicos da administração pública estadual, além de reforçar sua intenção de preparar uma estrutura com equipes capacitadas para dar sequência aos projetos de desenvolvimento do Estado independente da sigla partidária dos próximos governos. 

Na mensagem enviada aos parlamentares, o Governo da Cooperação agradeceu o apoio recebido com a aprovação dos projetos encaminhados e reafirmou o compromisso de continuar lutando “com todas as forças para o bem-estar social da população e o desenvolvimento equilibrado de todos os setores e regiões rondonienses”.

Entre as propostas de melhoria, ele citou o plano de estruturação da Controladoria Geral do Estado, que no início de 2011 funcionava com muitos cargos comissionados e terceirizados, mas que deverá ter à frente profissionais de áreas específicas. O mesmo ocorrerá com a contabilidade estadual que já teve seu plano aprovado e deverá abrir concurso público, em breve, voltado a contadores, economistas, gestores, entre outros. O setor de compras públicas é outro que deverá ser reestruturado com servidores efetivos e progressão funcional. Ele ainda falou da tecnologia da informação que integrará todas as secretarias que antes funcionavam como uma ilha, de forma isolada, tendo à frente empresas que, na maioria das vezes, descumpriam os termos contratuais.

Outra medida do governo foi a adoção do Sistema de Gerenciamento de Projetos e Programas, que possibilitará o acompanhamento em tempo real de todas as obras em andamento no Estado. E para que a estrutura governamental funcione conforme o planejado com vistas a resultados efetivos e eficazes, o governador lembrou da Agenda Integrada de Resultados (Agir), que prevê explicações mensais dos secretários e técnicos sobre o cumprimento de metas estabelecidas para cada setor.

Ainda para a Capital, Confúcio anunciou mais 140 quilômetros de asfalto para este ano, a transformação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Sul em 35 leitos de UTI, enquanto a da zona Leste funcionará como Centro de Reabilitação e Fisioterapia; a construção do Hospital de Urgência e Emergência, cujo projeto está pronto para ser licitado, entre outras ações que têm por objetivo a melhoria da assistência à saúde em todo o Estado.

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social