Governança e gestão pública são debatidas em evento do TCE/TCU na próxima terça-feira

A programação das etapas do Diálogo Público é basicamente a mesma em todas as capitais que sediam o evento. No entanto.

Publicada em 29 de August de 2014 às 14:17:00

Realizado em parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), o Diálogo Público – encontro que busca debater e apresentar conceitos de governança para o aprimoramento da gestão pública – será aberto na próxima terça-feira (2), no auditório do TCE-RO.

Mais de 20 mil pessoas já prestigiaram o evento, que passou por Natal (RN), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Palmas (TO), Curitiba (PR), São Luís (MA), Macapá (AP) e Boa Vista (RR). O público-alvo é composto de gestores públicos federais, estaduais e municipais, além de interessados em temas relativos à administração pública.

Em Porto Velho, o ciclo de palestras terá início às 8h30. Na mesa de honra de abertura, além da presença do presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, estão previstas as participações do ministro-substituto Augusto Sherman Cavalcanti, relator do TCU para o Estado de Rondônia e seus municípios, bem como de autoridades estaduais.

Além de participar da abertura, o ministro presidente do TCU, Augusto Nardes, também ministrará a primeira palestra do evento, intitulada “A contribuição do TCU para a governança e o desenvolvimento”. Ainda pela manhã, haverá mais uma palestra: “O papel do Ministério Público de Contas”, com o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marinus Eduardo Marsico.

À TARDE

A programação das etapas do Diálogo Público é basicamente a mesma em todas as capitais que sediam o evento. No entanto, são incluídos também temas que tenham identificação local. No caso de Porto Velho, a palestra que abre a programação no período da tarde será proferida pelo conselheiro do TCE-RO, Wilber Coimbra, e terá como tema “Desafios contemporâneos da gestão pública: eficiência, eficácia e efetividade”.

Logo após, o auditor do TCU, Luiz Geraldo Santos Wolmer, discorre sobre “Controles Internos: Gestão de Riscos”. Em seguida, haverá a palestra sobre “Licitações e Contratos – Riscos e Controles”, ministrada pelo secretário de Controle Externo de Aquisições Logísticas, Frederico Julio Goepfert Junior, e, para finalizar, a apresentação do tema “Convênios – Riscos e Controles”, por Alessandro de Araújo Fontenele, auditor do TCU. Logo depois será aberto um espaço para debates, seguido do encerramento do evento.