Governo adquire área para construção do Hospital de Urgência e Emergência

O governo de Rondônia formalizou, na manhã de hoje (26), os procedimentos para a aquisição de área de dezenove mil metros quadrados para a construção do Hospital de Urgência e Emergência.

Publicada em 27 de August de 2013 às 08:41:00

O governo de Rondônia formalizou, na manhã de hoje (26), os procedimentos para a aquisição de área de dezenove mil metros quadrados para a construção do Hospital de Urgência e Emergência, localizada próxima aos hospitais de Base Ary Pinheiro e Infantil Cosme e Damião.

A área, que foi adquirida por cerca de R$2,370 milhões, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio de um encontro de contas para quitação de impostos como ICM’s, IPTU e Refaz, junto à família Tourinho, estará livre de ônus a partir do dia 30 deste mês, com suas certidões liberadas.

O acordo foi formalizado na presença do governador Confúcio Moura; dos secretários Willames Pimentel (Sesau); Gilvan Ramos de Almeida (Sefin); da Procuradora Geral do Estado, Maria Rejane Sampaio dos Santos (PGE); do procurador da Sesau, Igor Veloso Ribeiro; da tabeliã Vânia Carvajal; e dos irmãos Luiz Tourinho, Euro Tourinho e Neuza Malheiros Tourinho Costa.

O secretário Pimentel explicou ao governador que o procedimento demorou um pouco mais devido aos detalhamentos jurídicos que tiveram que ser seguidos, mas, segundo ele, a partir de agora, o processo para a construção do hospital poderá ocorrer normalmente.

Complexo
O Hospital de Urgência e Emergência vai compor o Complexo de Saúde que está sendo organizado para situar as principais unidades de Saúde do Estado, como o Hospital de Base; o Hospital Infantil Cosme e Damião; o Hospital de Atendimento ao Câncer; o Centro de Diagnóstico por Imagem e a Policlínica Oswaldo Cruz.

Com a aproximação das unidades, a intenção do governador Confúcio Moura é a de facilitar o atendimento à saúde para toda a população, evitando-se que seja necessário deslocar-se a outros lugares para qualquer tipo de atendimento ou especialidades.

Urgência
Projetado com uma construção de 17 mil metros quadrados, o Hospital de Urgência e Emergência já conta com projeto aprovado, adquirido da empresa Pró-Saúde, com recursos de compensação social pela empresa Energia Sustentável do Brasil.

O Governo vai investir aproximadamente R$80 milhões, com recursos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e sua gestão será feita através de parcerias-público-privadas (PPP). A unidade terá quatro andares, 254 leitos, sendo 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 6 salas de cirurgia e funcionamento em período integral. O prazo para construção do HUE é de 15 meses.

Texto: Mirian Franco
Foto: Ésio Mendes
Fonte: Decom