Governo avança nos serviços de limpeza da lateral do carreador Farinheira em Vilhena

Ao todo, mais de 50 quilômetros de estrada serão recuperados.

Publicada em 26 de July de 2016 às 10:16:00
DER Rodovia da Farinheira    Serviço começou com abertura e limpeza laterais

O Governo do Estado de Rondônia iniciou no mês de junho o serviço de recuperação e abertura de um carreador conhecido como Farinheira. O serviço, que começou com a limpeza lateral do carreador, já chega a 50% da execução. O trabalho é realizado pela 9ª Residência Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) em Vilhena.

A obra foi iniciada após o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, visitar o local, percorrendo quase toda sua extensão, acompanhado do residente do DER em Vilhena, Carlinhos Goebel, constatando a importância da realização do serviço para facilitar a vida dos moradores da região, assim como, incentivar projetos de cultivo de árvores, como pinus e eucalipto.

De acordo com o residente em Vilhena, Carlinhos Goebel, o serviço iniciou com a abertura e limpeza laterais, tendo em vista que o carreador é estreito e alguns pontos do mesmo estavam intrafegáveis devido ao fato de a região possuir um solo muito arenoso. Como forma de solucionar o problema, será realizado o “bota dentro”, onde a equipe fará reposição de material.

Dando continuidade ao trabalho, serão instalados tubos ármicos em pontos da estrada, assim como, a ponte sobre o rio Barão do Melgaço e aterros de grandes proporções. Após a conclusão dessas etapas, a equipe começará o serviço de patrolamento e encascalhamento.

A previsão para o início do encascalhamento é de cerca de 100 dias, período esperado para conclusão da primeira etapas do serviço que irá coincidir com o período de chuvas, necessária para “assentar” a areia, facilitando a execução do trabalho, já que somente com o caminhão pipa seria mais difícil.

Ao todo, mais de 50 quilômetros de estrada serão recuperados. Para que o trabalho seja executado, o DER pede a colaboração e apoio da população, tendo em vista que existe a possibilidade de interdição em alguns trechos.

“É importante ressaltar que o carreador da “Farinheira” está sendo feito em cima da Capa 144, onde alguns moradores solicitaram que o DER fizesse alguns ramais, porém, não será possível atendê-los agora devido à programação de abertura da estrada, levando em conta que os pedidos totalizam quase 30 quilômetros” disse Ezequiel Neiva.