24/04/2012 - 09h47min - Atualizado em 24/04/2012 - 09h47min

Governo e comissão do Ministério da Saúde definem estratégia de ações

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda

Após dois dias de intensas visitas aos hospitais e unidades públicas de saúde de Porto Velho, a comitiva do Ministério da Saúde encerrou os trabalhos com uma reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na presença do governador Confúcio Moura, do secretário de estado da Saúde (Sesau), Gilvan Ramos e de representantes de saúde de todos os municípios, foram definidas as ações a serem trabalhadas para adequar as políticas voltadas à saúde da população rondoniense.

O resultado final e a elaboração do documento com todas as ações e visitas só será elaborado após as visitas que irão ocorrer em todos os municípios do Estado. Uma das principais medidas passa pelo Programa de Saúde Básica hospitalar com as boas práticas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) que terá que sofrer adequações, suprindo às necessidades da população. “Em todo o Brasil o grande problema do SUS é a sua má funcionalidade. Um desperdício de dinheiro jogado pelo ralo por um sistema que pouco segue as suas reais funções. A questão é a má distribuição de recursos que precisam ser repassados às áreas realmente necessitadas”, disse o governador

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda, destacou que a vinda da cúpula ministério “é um fator histórico e que espera que todas as exigências e ações apontadas aconteçam em conjunto”, destacou. Massuda também reafirmou que a saúde pública de Rondônia já não está com a mesma cara como da última vez em que esteve no Estado. Ele citou melhorias no Hospital de Base, onde o Estado realiza obras como a construção de 100 leitos reservas, caso ocorra nova demanda no Hospital João Paulo II e a melhoria dos centros cirúrgicos. Dentre essas, estão ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas zonas Sul e Leste que serão inauguradas em junho.

Adriano Massuda anunciou a vinda do programa SOS-Urgências que é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo federal juntamente com os gestores locais é promover o enfrentamento das necessidades do hospital, qualificar a gestão, o acesso aos usuários em situações de urgência, total informatização e garantir atendimento ágil, humanizando e com acolhimento aos pacientes.

“Cada detalhe na área de urgência e emergência é motivo de atenção. Nosso objetivo é identificar os gargalos que atrapalham o bom funcionamento da unidade e fazer com que o atendimento seja feito de maneira mais humanizada e rápida”, explicou ele.

Para Adriano Massuda, o grande gargalo é a falta de “interligação das redes, que de acordo com ele precisam ter planos definidos, saber o que realmente querem”. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a palavra chave é adequação. Tanto que o secretário-adjunto informou os novos projetos do governo do Estado em parceria com o MS, como a construção das UPAs que serão erguidas em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as visitas pela comissão do MS em Rondônia, atividades relacionadas à área da saúde serão desenvolvidas em breve. Um exemplo são as oficinas que debaterão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ-AB) entre os 20 municípios do Estado que aderiram ao benefício do governo federal. A atividade acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25), em Cacoal.

O PEMAQ-AB procura ampliar a capacidade das gestão nas esferas federal, estaduais e municipais, além de levar as equipes de Atenção Básica a ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), as Redes de Apoiadores irão detalhar sobre a Rede Cegonha e o Quadro de Atenção da Saúde da Mulher.

De 7 a 11 de maio, em Porto Velho, acontece o encontro de trabalho do Programa de Pactuação de Assistência e ainda de 7 a 18, acontecem reuniões dos apoiadores gerais da rede, urgência e emergência interfederativa e apoiadores de regulação, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, também na capital.

O propósito do encontro é discutir as matrizes diagnósticas. O resultado será enviado em forma de relatório ao Ministério da Saúde (MS), que irá analisar as propostas e possíveis envios de recursos. Algumas equipes técnicas da Comissão do Ministério da Saúde vão continuar as vistorias em hospitais e unidades de saúde no interior do Estado. E só após a finalização de todos os trabalhos é que uma carta aberta de intenções será elaborada e enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 18/04/2015 ás 19:14:00

Receita intima 80 mil contribuintes suspeitos de fraudar declarações do IR

Também foi identificado um profissional que fazia declarações em que todos os contribuintes passaram a ser identificados regularmente como divorciados e pleiteavam pensão alimentícia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 19:12:00

Quarta Turma nega pedido de pai adotivo para mudar registro do filho após separação

O relator refutou ainda a alegação do pai registral no sentido de que a manutenção do registro de nascimento retiraria da criança o direito de buscar sua identidade biológica e de ter, em seus registros civis, o nome do verdadeiro pai.

GERAL | matéria escrita em 18/04/2015 ás 19:04:00

ESCOLA RIO BRANCO REALIZA DIA DA “DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA”

Os grupos “Canteiro de Sons” (bate latas) e “Pensar e Dançar” (ballet ) deram as boas vindas aos participantes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:57:00

Boas práticas do TRT14 são apresentadas em Encontro Nacional realizado na Bahia

Reis da Silva citou como exemplo a revisão de planejamento estratégico com seus desdobramentos táticos e operacionais, a implantação e a implementação da gestão de pessoas por competências...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:55:00

Aché Laboratórios é condenada por discriminar empregado dirigente sindical em Rondônia

Ele não recebeu as promoções que lhe eram de direito e teve tratamento diferenciado quando foi transferido de Rondônia para São Paulo.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:53:00

Mineradora vai indenizar pai de operário vítima de desmoronamento em Rondônia

No recurso ao TST, a empresa alegou que o pai do operário morto não teria comprovado a culpa da empregadora no desastre que vitimou seu filho.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:38:00

Presidente do CNJ acata sugestão da OAB ao anteprojeto da Lei Orgânica da Magistratura

A Ordem protocolou ofício no CNJ manifestando preocupação com medidas que reduzem as competências constitucionais do órgão frente à proposta da nova Loman.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:30:00

Audiência pública debate desocupação de assentamento

No processo de desocupação, que tramita na Justiça Federal, alega- se tratar de uma área da União.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:27:00

Ezequiel participa do programa Conteúdo Amazônia

O parlamentar disse que na Assembleia Legislativa está levantando a bandeira da agricultura e também cobrou do governo do Estado a estrutura necessária para que Rondônia possa atrair indústrias.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:25:00

Vereador reforça pedidos para Três Coqueiros

O vereador também pediu que Maurão interceda junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para que a Linha 05, que dá acesso ao distrito através da BR 421, possa ser recuperada, inclusive com a construção de bueiros.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:23:00

Comitiva de Cerejeiras apresenta pedidos a Maurão

O prefeito pediu que o presidente da Assembleia interceda junto ao governo do Estado para que sejam executados os prometidos 10 quilômetros de asfalto urbano.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:21:00

Agressor que descumpre medida protetiva de urgência perde metade da fiança

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

GERAL | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:14:00

A FARO lançou oficialmente o VESTFARO 2015.2

A partir de agora, estão abertas, oficialmente, as inscrições as inscrições para o VESTFARO 2015.2. A prova será realizada no dia17 de maio, às 9h.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 15:07:00

Aprovada na Câmara, MP sobre servidores de ex-territórios vai à sanção

O texto também reabre o prazo para opção dos servidores que podem ser beneficiados no ex-território de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 15:03:00

Fim da reeleição é tema de cinco propostas de emenda à Constituição

Por sua vez, a PEC 19/2015 altera o parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição, tratando exclusivamente do fim da reeleição do presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com