24/04/2012 - 09h47min - Atualizado em 24/04/2012 - 09h47min

Governo e comissão do Ministério da Saúde definem estratégia de ações

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda

Após dois dias de intensas visitas aos hospitais e unidades públicas de saúde de Porto Velho, a comitiva do Ministério da Saúde encerrou os trabalhos com uma reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na presença do governador Confúcio Moura, do secretário de estado da Saúde (Sesau), Gilvan Ramos e de representantes de saúde de todos os municípios, foram definidas as ações a serem trabalhadas para adequar as políticas voltadas à saúde da população rondoniense.

O resultado final e a elaboração do documento com todas as ações e visitas só será elaborado após as visitas que irão ocorrer em todos os municípios do Estado. Uma das principais medidas passa pelo Programa de Saúde Básica hospitalar com as boas práticas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) que terá que sofrer adequações, suprindo às necessidades da população. “Em todo o Brasil o grande problema do SUS é a sua má funcionalidade. Um desperdício de dinheiro jogado pelo ralo por um sistema que pouco segue as suas reais funções. A questão é a má distribuição de recursos que precisam ser repassados às áreas realmente necessitadas”, disse o governador

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda, destacou que a vinda da cúpula ministério “é um fator histórico e que espera que todas as exigências e ações apontadas aconteçam em conjunto”, destacou. Massuda também reafirmou que a saúde pública de Rondônia já não está com a mesma cara como da última vez em que esteve no Estado. Ele citou melhorias no Hospital de Base, onde o Estado realiza obras como a construção de 100 leitos reservas, caso ocorra nova demanda no Hospital João Paulo II e a melhoria dos centros cirúrgicos. Dentre essas, estão ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas zonas Sul e Leste que serão inauguradas em junho.

Adriano Massuda anunciou a vinda do programa SOS-Urgências que é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo federal juntamente com os gestores locais é promover o enfrentamento das necessidades do hospital, qualificar a gestão, o acesso aos usuários em situações de urgência, total informatização e garantir atendimento ágil, humanizando e com acolhimento aos pacientes.

“Cada detalhe na área de urgência e emergência é motivo de atenção. Nosso objetivo é identificar os gargalos que atrapalham o bom funcionamento da unidade e fazer com que o atendimento seja feito de maneira mais humanizada e rápida”, explicou ele.

Para Adriano Massuda, o grande gargalo é a falta de “interligação das redes, que de acordo com ele precisam ter planos definidos, saber o que realmente querem”. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a palavra chave é adequação. Tanto que o secretário-adjunto informou os novos projetos do governo do Estado em parceria com o MS, como a construção das UPAs que serão erguidas em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as visitas pela comissão do MS em Rondônia, atividades relacionadas à área da saúde serão desenvolvidas em breve. Um exemplo são as oficinas que debaterão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ-AB) entre os 20 municípios do Estado que aderiram ao benefício do governo federal. A atividade acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25), em Cacoal.

O PEMAQ-AB procura ampliar a capacidade das gestão nas esferas federal, estaduais e municipais, além de levar as equipes de Atenção Básica a ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), as Redes de Apoiadores irão detalhar sobre a Rede Cegonha e o Quadro de Atenção da Saúde da Mulher.

De 7 a 11 de maio, em Porto Velho, acontece o encontro de trabalho do Programa de Pactuação de Assistência e ainda de 7 a 18, acontecem reuniões dos apoiadores gerais da rede, urgência e emergência interfederativa e apoiadores de regulação, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, também na capital.

O propósito do encontro é discutir as matrizes diagnósticas. O resultado será enviado em forma de relatório ao Ministério da Saúde (MS), que irá analisar as propostas e possíveis envios de recursos. Algumas equipes técnicas da Comissão do Ministério da Saúde vão continuar as vistorias em hospitais e unidades de saúde no interior do Estado. E só após a finalização de todos os trabalhos é que uma carta aberta de intenções será elaborada e enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 11:15:00

Desabrigados pela cheia do Madeira vivem ainda em situação de penúria

O vereador Everaldo Fogaça, que apresenta o programa Políticos em Ação, ouviu diversas famílias sobre o descaso do poder público.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 11:14:00

Vereadora petista que ajudou a desmontar esquema de roubalheira na Prefeitura do PT em cacoal é alvo de ataques

Maria Simões foi a responsável pelas investigações que resultaram na Operação Detalhe, do Ministério Público e Polícia Civil. Membros do primeiro escalão da Prefeitura comandada pelo PT foram presos, bem como integrantes da Câmara Municipal.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 08:18:00

Câmara exclui da reforma política o financiamento de campanha por empresas

Outras propostas sobre o modo de financiamento das campanhas serão votadas a partir do meio-dia desta quarta-feira.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 08:16:00

Câmara rejeita distritão e mantém modelo atual de eleição para deputados e vereadores

Votação da reforma política continua nesta quarta-feira (27), em sessão marcada para as 12 horas.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:27:00

Professores terão que fazer o Enem para participar do Fies

Até então, não havia certeza se a pontuação continuaria a valer nos próximos anos. Segundo a assessoria do ministério, a nova regra é um “aprimoramento no programa”.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:22:00

Quase 100% dos criadores de gado declaram vacinação e contagem do rebanho à Idaron

Vacinação do rebanho foi realizada de 15 de abril a 15 de maio em todo o Estado.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:18:00

Emater do Vale do Jamari vai apresentar R$ 7 milhões em projetos de crédito rural ao Basa

A expectativa é que os recursos sejam aprovados e liberados ainda em 30 dias.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:17:00

Integração comercial é tema da primeira palestra da 4ª Rondônia Rural Show

O palestrante Francisco Manuel Pantigoso abrirá o ciclo de 21 palestras e oficinas que ocorrerão durante toda a feira.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:15:00

Rondônia inova e abre concurso para contratação de professores indígenas

Com 130 vagas de cargos efetivos, uma das inovações do certame é a reserva de 20 postos de professores de nível especial, sem necessitar comprovar a titulação para atuação na educação infantil e ensino médio.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:09:00

Entra em cena o 6° Curta Amazônia Mundi com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho

A realização de nossas ações culturais é possível graças aos diversos apoios advindos da iniciativa privada e pública.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:05:00

Presidente da Ameron participa do projeto Tarde de Diálogos da Biblioteca Municipal de Porto Velho

Durante o evento, o juiz Francisco Borges contou toda trajetória vivida antes de chegar à carreira da magistratura, a experiência adquirida quando trabalhava na iniciativa privada, as dúvidas da juventude...

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:04:00

MPRO firma TAC com construtora para regularizar loteamento em Ariquemes

Entre outras obrigações, a empresa assume o compromisso de manter e conservar todas as infraestruturas previstas nos projetos.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:01:00

Ministério Público realiza vistoria técnica em obra de construção de novo abrigo municipal de Ji-Paraná

A vistoria foi realizada no início do mês de maio, quando ficou constatado que a obra está em fase de acabamento, com pouco mais de 50% da obra foi executada.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 19:58:00

Presidente do Sindafisco diz em entrevista que carga tributária penaliza os mais pobres

Na manhã desta terça-feira (26/05), o presidente do Sindafisco, Mauro Roberto da Silva, foi entrevistado pela jornalista Renata Beccária, apresentadora do programa Novo Dia.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 19:55:00

CAPS AD comemora Dia Mundial Sem Tabaco nesta quarta-feira no Parque da Cidade

De acordo com a diretora do CAPS AD, Lorrine Soares, o Dia Mundial Sem Tabaco ocorre originalmente no dia 31 de maio, porém a comemoração da data foi adiantada para coincidir com o Dia do Desafio.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com