24/04/2012 - 09h47min - Atualizado em 24/04/2012 - 09h47min

Governo e comissão do Ministério da Saúde definem estratégia de ações

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda

Após dois dias de intensas visitas aos hospitais e unidades públicas de saúde de Porto Velho, a comitiva do Ministério da Saúde encerrou os trabalhos com uma reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na presença do governador Confúcio Moura, do secretário de estado da Saúde (Sesau), Gilvan Ramos e de representantes de saúde de todos os municípios, foram definidas as ações a serem trabalhadas para adequar as políticas voltadas à saúde da população rondoniense.

O resultado final e a elaboração do documento com todas as ações e visitas só será elaborado após as visitas que irão ocorrer em todos os municípios do Estado. Uma das principais medidas passa pelo Programa de Saúde Básica hospitalar com as boas práticas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) que terá que sofrer adequações, suprindo às necessidades da população. “Em todo o Brasil o grande problema do SUS é a sua má funcionalidade. Um desperdício de dinheiro jogado pelo ralo por um sistema que pouco segue as suas reais funções. A questão é a má distribuição de recursos que precisam ser repassados às áreas realmente necessitadas”, disse o governador

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda, destacou que a vinda da cúpula ministério “é um fator histórico e que espera que todas as exigências e ações apontadas aconteçam em conjunto”, destacou. Massuda também reafirmou que a saúde pública de Rondônia já não está com a mesma cara como da última vez em que esteve no Estado. Ele citou melhorias no Hospital de Base, onde o Estado realiza obras como a construção de 100 leitos reservas, caso ocorra nova demanda no Hospital João Paulo II e a melhoria dos centros cirúrgicos. Dentre essas, estão ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas zonas Sul e Leste que serão inauguradas em junho.

Adriano Massuda anunciou a vinda do programa SOS-Urgências que é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo federal juntamente com os gestores locais é promover o enfrentamento das necessidades do hospital, qualificar a gestão, o acesso aos usuários em situações de urgência, total informatização e garantir atendimento ágil, humanizando e com acolhimento aos pacientes.

“Cada detalhe na área de urgência e emergência é motivo de atenção. Nosso objetivo é identificar os gargalos que atrapalham o bom funcionamento da unidade e fazer com que o atendimento seja feito de maneira mais humanizada e rápida”, explicou ele.

Para Adriano Massuda, o grande gargalo é a falta de “interligação das redes, que de acordo com ele precisam ter planos definidos, saber o que realmente querem”. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a palavra chave é adequação. Tanto que o secretário-adjunto informou os novos projetos do governo do Estado em parceria com o MS, como a construção das UPAs que serão erguidas em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as visitas pela comissão do MS em Rondônia, atividades relacionadas à área da saúde serão desenvolvidas em breve. Um exemplo são as oficinas que debaterão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ-AB) entre os 20 municípios do Estado que aderiram ao benefício do governo federal. A atividade acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25), em Cacoal.

O PEMAQ-AB procura ampliar a capacidade das gestão nas esferas federal, estaduais e municipais, além de levar as equipes de Atenção Básica a ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), as Redes de Apoiadores irão detalhar sobre a Rede Cegonha e o Quadro de Atenção da Saúde da Mulher.

De 7 a 11 de maio, em Porto Velho, acontece o encontro de trabalho do Programa de Pactuação de Assistência e ainda de 7 a 18, acontecem reuniões dos apoiadores gerais da rede, urgência e emergência interfederativa e apoiadores de regulação, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, também na capital.

O propósito do encontro é discutir as matrizes diagnósticas. O resultado será enviado em forma de relatório ao Ministério da Saúde (MS), que irá analisar as propostas e possíveis envios de recursos. Algumas equipes técnicas da Comissão do Ministério da Saúde vão continuar as vistorias em hospitais e unidades de saúde no interior do Estado. E só após a finalização de todos os trabalhos é que uma carta aberta de intenções será elaborada e enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 03/08/2015 ás 14:21:00

Coluna da Jussara Gottlieb - Festa comemora os 15 anos do Hospital 9 de Julho de Rondônia

A festa de comemoração foi linda - o clima de amizade e paixão pelo que cada um faz esteve presente em cada sorriso, em cada abraço, em cada aperto de mão - exatamente como uma família!

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 11:14:00

Ex-senadora Fátima Cleide se diz indignada com a prisão do companheiro Dirceu

Para Fátima Cleide, Sérgio Moro é um “juiz sem limites”, que quer “exterminar o PT”, e quem apóia a prisão não passa de "inocente últil".

GERAL | matéria escrita em 03/08/2015 ás 10:57:00

Processo Seletivo 2015 – UNIR divulga edital de 2ª chamada de matrículas para ingresso no 2º semestre

Confira a lista de candidatos convocados na 2ª chamada de matrícula.

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 10:32:00

Deputado de RO diz que “Eduardo Cunha é a personificação do diabo na terra”

Neto disse que a reforma política ficará aquém do esperado.

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 10:25:00

Esquema de corrupção na Petrobras foi iniciado por José Dirceu, diz PF e MPF

Ao lado de Dirceu, Fernando Moura é apontado pela força-tarefa da Lava Jato como um dos principais “líderes” do esquema de corrupção. Foi ele quem levou o nome de Renato Duque a José Dirceu.

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 10:17:00

Luiz Cláudio visita secretária de educação e reivindica ações

Na oportunidade, solicitou à secretária que desenvolvesse ações voltadas para a área rural, uma vez que os filhos dos agricultores precisam de maiores condições ...

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 10:06:00

Ezequiel Junior entrega trator com implemento em Vista Alegre do Abunã

A entrega do trator com implementos aconteceu na ASPRUVAN (Associação dos Produtores Vista Alegre do Abunã).

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 09:55:00

Dr. Neidson discute projetos visando o progresso de Guajará

Em reunião na Sepog, parlamentar afirma que fará o possível para que a cidade volte a se desenvolver.

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 09:51:00

Follador defende concessão da 364 e fim da cobrança de IPVA

Deputado afirma não ser justo que a população pague duas vezes por um serviço.

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 09:46:00

Grande Loja Maçônica recolhe assinaturas para Ação Popular

Em Rondônia, a campanha "Corrupção Nunca Mais" ainda está restrita aos membros da maçonaria, mas a Comissão formada pela Glomaron para coordenar os trabalhos começa a ampliar seu alcance.

POLíTICA | matéria escrita em 03/08/2015 ás 09:40:00

Expedito Netto parabeniza liberação de crédito para o FIES

Da quantia destinada ao Fies, R$ 4,2 bilhões serão utilizados para concessão de contratos do programa. Para a pós-graduação e educação superior, foram liberados R$ 35,8 milhões.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/08/2015 ás 09:34:00

Advogados e servidores da OAB-RO são capacitados para multiplicar o sistema PJe

O Processo Judicial Eletrônico possibilita maior celeridade no andamento dos processos. Isso porque etapas burocráticas existentes na tramitação dos processos físicos nas Varas Estaduais deixarão de ser necessárias.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/08/2015 ás 07:32:00

Convênio entre OAB e Caixa Econômica Federal beneficia advogados

A Caixa trabalha em parceria com a Ordem para o desenvolvimento de um sistema informatizado que fará a conferência do cadastro do profissional, simplificando o procedimento.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/08/2015 ás 07:28:00

Judiciário retoma julgamento de processos criminais contra a mulher

“A mobilização ajuda a diminuir a sensação de impunidade em relação ao feminicídio. Constatar que os processos relativos à temática da violência contra a mulher têm tido maior julgamento fortalece o sentimento de justiça”...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/08/2015 ás 07:25:00

Precatório eletrônico dará transparência para operações com verba pública

Segundo Jaelson Ferreira, do TRF5, o principal objetivo do sistema de precatório online é facilitar o controle dos juízes, dos demais atores do sistema de Justiça e da própria sociedade sobre a requisição de pagamentos expedidas pelo Judiciário.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com