24/04/2012 - 09h47min - Atualizado em 24/04/2012 - 09h47min

Governo e comissão do Ministério da Saúde definem estratégia de ações

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda

Após dois dias de intensas visitas aos hospitais e unidades públicas de saúde de Porto Velho, a comitiva do Ministério da Saúde encerrou os trabalhos com uma reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na presença do governador Confúcio Moura, do secretário de estado da Saúde (Sesau), Gilvan Ramos e de representantes de saúde de todos os municípios, foram definidas as ações a serem trabalhadas para adequar as políticas voltadas à saúde da população rondoniense.

O resultado final e a elaboração do documento com todas as ações e visitas só será elaborado após as visitas que irão ocorrer em todos os municípios do Estado. Uma das principais medidas passa pelo Programa de Saúde Básica hospitalar com as boas práticas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) que terá que sofrer adequações, suprindo às necessidades da população. “Em todo o Brasil o grande problema do SUS é a sua má funcionalidade. Um desperdício de dinheiro jogado pelo ralo por um sistema que pouco segue as suas reais funções. A questão é a má distribuição de recursos que precisam ser repassados às áreas realmente necessitadas”, disse o governador

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda, destacou que a vinda da cúpula ministério “é um fator histórico e que espera que todas as exigências e ações apontadas aconteçam em conjunto”, destacou. Massuda também reafirmou que a saúde pública de Rondônia já não está com a mesma cara como da última vez em que esteve no Estado. Ele citou melhorias no Hospital de Base, onde o Estado realiza obras como a construção de 100 leitos reservas, caso ocorra nova demanda no Hospital João Paulo II e a melhoria dos centros cirúrgicos. Dentre essas, estão ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas zonas Sul e Leste que serão inauguradas em junho.

Adriano Massuda anunciou a vinda do programa SOS-Urgências que é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo federal juntamente com os gestores locais é promover o enfrentamento das necessidades do hospital, qualificar a gestão, o acesso aos usuários em situações de urgência, total informatização e garantir atendimento ágil, humanizando e com acolhimento aos pacientes.

“Cada detalhe na área de urgência e emergência é motivo de atenção. Nosso objetivo é identificar os gargalos que atrapalham o bom funcionamento da unidade e fazer com que o atendimento seja feito de maneira mais humanizada e rápida”, explicou ele.

Para Adriano Massuda, o grande gargalo é a falta de “interligação das redes, que de acordo com ele precisam ter planos definidos, saber o que realmente querem”. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a palavra chave é adequação. Tanto que o secretário-adjunto informou os novos projetos do governo do Estado em parceria com o MS, como a construção das UPAs que serão erguidas em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as visitas pela comissão do MS em Rondônia, atividades relacionadas à área da saúde serão desenvolvidas em breve. Um exemplo são as oficinas que debaterão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ-AB) entre os 20 municípios do Estado que aderiram ao benefício do governo federal. A atividade acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25), em Cacoal.

O PEMAQ-AB procura ampliar a capacidade das gestão nas esferas federal, estaduais e municipais, além de levar as equipes de Atenção Básica a ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), as Redes de Apoiadores irão detalhar sobre a Rede Cegonha e o Quadro de Atenção da Saúde da Mulher.

De 7 a 11 de maio, em Porto Velho, acontece o encontro de trabalho do Programa de Pactuação de Assistência e ainda de 7 a 18, acontecem reuniões dos apoiadores gerais da rede, urgência e emergência interfederativa e apoiadores de regulação, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, também na capital.

O propósito do encontro é discutir as matrizes diagnósticas. O resultado será enviado em forma de relatório ao Ministério da Saúde (MS), que irá analisar as propostas e possíveis envios de recursos. Algumas equipes técnicas da Comissão do Ministério da Saúde vão continuar as vistorias em hospitais e unidades de saúde no interior do Estado. E só após a finalização de todos os trabalhos é que uma carta aberta de intenções será elaborada e enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 17:58:00

Construção de penitenciária em Porto Velho/RO provoca dano ao erário

Foram pagos itens sem a contraprestação dos serviços, além da aplicação indevida de percentual para despesas indiretas e a alteração de itens do orçamento. O prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 1,2 milhão, a preços de 2008.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:20:00

Operação CRM: Cremero fiscaliza hospitais e postos de saúde de 13 municípios de Rondônia

Os hospitais fiscalizados não possuíam, em sua maioria, equipamentos essenciais como o cardioversor ou desfibrilador, que é um gerador de energia elétrica de tensão regulável capaz de estimular o coração com dificuldades de contração.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:16:00

Baixe o aplicativo da OAB para denúncia de caixa 2 eleitoral

O app está disponível para os sistemas Android e iOS.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:07:00

No dia do agricultor, STJ expõe decisões que impactam a vida no campo

O Dia do Agricultor foi instituído em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração ao centenário da criação do Ministério da Agricultura.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:06:00

Primeira Turma rejeita recurso de empresa que deixou de fornecer uniformes

A empresa alegou que a punição pela falha contratual foi desproporcional e exagerada.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 13:03:00

Tribunal avalia pagamento de débito tributário como causa de extinção da punição

O posicionamento do tribunal é válido para pagamentos realizados a qualquer tempo, inclusive no caso de ações que tenham trânsito em julgado da sentença condenatória, quando não é mais possível a apresentação de recurso.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:44:00

Competições coletivas dos Jogos Escolares começam nesta sexta-feira em Cacoal

A competição é classificatória para os Jogos Estudantis da Juventude (JEJ), organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:41:00

Movimento Rondônia pela Educação inicia campanha do Enem

Serão realizadas ações de reforço escolar para estudantes do 3º ano do Ensino Médio inscritos no exame, além de resgatar os estudantes infrequentes para que retornem à escola.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:31:00

Ministro garante a Mariana Carvalho que viaduto do Trevo do Roque será concluído neste ano

O ministro anunciou também que a pasta está tomando as medidas necessárias para viabilizar melhorias na BR 364, cuja situação precária foi apresentada a ele pela parlamentar.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:24:00

Fapero comemora 5 anos investindo R$ 30 milhões e lançando mais oito editais para apoiar a ciência em Rondônia

Para o pesquisador e diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Rondônia, Ricardo de Godoi Mattos Ferreira, a ciência e a pesquisa ganharam muito ao longo de cinco anos.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:21:00

Polícia Militar recebe computadores para intensificar verificação do pagamento de auxílio-doença de servidores

As instalações dos computadores serão realizadas nas Juntas Militares de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:18:00

Começam na segunda-feira em Rondônia as inscrições para 3ª edição do Prêmio Boas Ideias

A proposta do Prêmio Boas ideias, conforme a coordenadora, é oferecer oportunidade para que o servidor possa contribuir com projetos inovadores para melhorar o atendimento no serviço público.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:14:00

Centro de Referência abre possibilidade de emprego para dependentes químicos em recuperação em Porto Velho

Em 2015, a rede de atenção social atendeu a 405 pessoas para tratamento clínico decorrente ou não da dependência química.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/07/2016 ás 12:10:00

Justiça mantém na prisão acusado de homicídio em São Lourenço (RO)

Ailton Gomes Moreira não conseguiu, por meio de habeas corpus (HC), no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), a revogação de sua prisão, efetivada no dia 7 de junho de 2016.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com