24/04/2012 - 09h47min - Atualizado em 24/04/2012 - 09h47min

Governo e comissão do Ministério da Saúde definem estratégia de ações

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda

Após dois dias de intensas visitas aos hospitais e unidades públicas de saúde de Porto Velho, a comitiva do Ministério da Saúde encerrou os trabalhos com uma reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na presença do governador Confúcio Moura, do secretário de estado da Saúde (Sesau), Gilvan Ramos e de representantes de saúde de todos os municípios, foram definidas as ações a serem trabalhadas para adequar as políticas voltadas à saúde da população rondoniense.

O resultado final e a elaboração do documento com todas as ações e visitas só será elaborado após as visitas que irão ocorrer em todos os municípios do Estado. Uma das principais medidas passa pelo Programa de Saúde Básica hospitalar com as boas práticas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) que terá que sofrer adequações, suprindo às necessidades da população. “Em todo o Brasil o grande problema do SUS é a sua má funcionalidade. Um desperdício de dinheiro jogado pelo ralo por um sistema que pouco segue as suas reais funções. A questão é a má distribuição de recursos que precisam ser repassados às áreas realmente necessitadas”, disse o governador

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda, destacou que a vinda da cúpula ministério “é um fator histórico e que espera que todas as exigências e ações apontadas aconteçam em conjunto”, destacou. Massuda também reafirmou que a saúde pública de Rondônia já não está com a mesma cara como da última vez em que esteve no Estado. Ele citou melhorias no Hospital de Base, onde o Estado realiza obras como a construção de 100 leitos reservas, caso ocorra nova demanda no Hospital João Paulo II e a melhoria dos centros cirúrgicos. Dentre essas, estão ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas zonas Sul e Leste que serão inauguradas em junho.

Adriano Massuda anunciou a vinda do programa SOS-Urgências que é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo federal juntamente com os gestores locais é promover o enfrentamento das necessidades do hospital, qualificar a gestão, o acesso aos usuários em situações de urgência, total informatização e garantir atendimento ágil, humanizando e com acolhimento aos pacientes.

“Cada detalhe na área de urgência e emergência é motivo de atenção. Nosso objetivo é identificar os gargalos que atrapalham o bom funcionamento da unidade e fazer com que o atendimento seja feito de maneira mais humanizada e rápida”, explicou ele.

Para Adriano Massuda, o grande gargalo é a falta de “interligação das redes, que de acordo com ele precisam ter planos definidos, saber o que realmente querem”. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a palavra chave é adequação. Tanto que o secretário-adjunto informou os novos projetos do governo do Estado em parceria com o MS, como a construção das UPAs que serão erguidas em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as visitas pela comissão do MS em Rondônia, atividades relacionadas à área da saúde serão desenvolvidas em breve. Um exemplo são as oficinas que debaterão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ-AB) entre os 20 municípios do Estado que aderiram ao benefício do governo federal. A atividade acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25), em Cacoal.

O PEMAQ-AB procura ampliar a capacidade das gestão nas esferas federal, estaduais e municipais, além de levar as equipes de Atenção Básica a ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), as Redes de Apoiadores irão detalhar sobre a Rede Cegonha e o Quadro de Atenção da Saúde da Mulher.

De 7 a 11 de maio, em Porto Velho, acontece o encontro de trabalho do Programa de Pactuação de Assistência e ainda de 7 a 18, acontecem reuniões dos apoiadores gerais da rede, urgência e emergência interfederativa e apoiadores de regulação, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, também na capital.

O propósito do encontro é discutir as matrizes diagnósticas. O resultado será enviado em forma de relatório ao Ministério da Saúde (MS), que irá analisar as propostas e possíveis envios de recursos. Algumas equipes técnicas da Comissão do Ministério da Saúde vão continuar as vistorias em hospitais e unidades de saúde no interior do Estado. E só após a finalização de todos os trabalhos é que uma carta aberta de intenções será elaborada e enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 01/08/2014 ás 17:59:00

Senador Odacir Soares volta a dizer que Estado de Rondônia pode resolver a questão em três meses

A declaração foi feita após publicação do decreto presidencial no Diário Oficial da União prorrogando o funcionamento da Comissão Interministerial para o final de julho do próximo ano.

POLíTICA | matéria escrita em 01/08/2014 ás 17:45:00

"De Extrema a Itapuã, levantarei a bandeira da reconstrução", diz candidato Marcelo Cruz

Ele lamentou o quadro de abandono da capital e de outras regiões como Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Guajará-mirim, Nova Mamoré, Jacy-Paraná, União Bandeirantes...

GERAL | matéria escrita em 01/08/2014 ás 15:59:00

O Boticário inspira-se na exuberância e nas cores das florestas tropicais para nova coleção de Make B

Make B. Tropical Colors apresenta 21 itens de maquiagem, uma fragrância e cinco acessórios para elevar a temperatura da temporada.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/08/2014 ás 15:50:00

OAB convida profissionais para almoço em comemoração ao “Dia do Advogado”

O almoço será realizado no Clube da OAB em Porto Velho, na rua Rio de Janeiro, 6112, bairro Lagoinha, na segunda-feira dia 11, a partir das 12h.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/08/2014 ás 15:45:00

Policial que ficou com dinheiro de traficante é condenada em Rondônia

Ela se apropriou ilegalmente do valor de R$ 3.136,00, que foram apreendidos, juntos com outros objetos, durante a prisão em flagrante delito do traficante Walter Campos de Souza.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/08/2014 ás 15:18:00

Rondônia: Justiça determina que escola matricule estudante do pré no 2º ano

A criança foi avaliada por uma equipe pedagógica e apresentou capacidade cognitiva para progredir do pré II para o 2º ano.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/08/2014 ás 15:12:00

Justiça suspende direitos políticos de ex-vereador por prática de atos de improbidade administrativa

Ele se aproveitou da condição de parlamentar e utilizou veículo da Câmara para tratar de assuntos particulares.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/08/2014 ás 15:08:00

Tim não consegue suspender execução movida por consumidor que recebeu aviso de prêmio

O consumidor participou de promoção anunciada pelo canal Band de televisão durante um campeonato de futebol. O prêmio era um veículo Cross Fox.

GERAL | matéria escrita em 01/08/2014 ás 12:10:00

Ministério Público e órgãos de Segurança Pública deflagram Operação Devastação

Foram cumpridos 8 mandados de prisão, cujos envolvidos são todos as associados à venda de entorpecentes. Em três pontos da busca e apreensão.

GERAL | matéria escrita em 01/08/2014 ás 09:59:00

MP realiza reunião com secretário de segurança para tratar da segurança pública de Buritis e região

A reunião, coordenada pela Promotora de Justiça Marlúcia Chianca de Morais, dentre as várias questões.

GERAL | matéria escrita em 01/08/2014 ás 09:53:00

Delegado faz pedido de casamento criativo e noiva diz sim

O casal está incentivando novos doadores e mostrando a importância da fidelização das doações

POLíTICA | matéria escrita em 01/08/2014 ás 09:39:00

Em discurso, Amir Lando pede melhor atendimento ao plano de saúde para servidores públicos

“O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão tem tratado de maneira discriminatória os servidores públicos do ex-território Federal de Rondônia, em relação aos da União".

GERAL | matéria escrita em 01/08/2014 ás 09:31:00

Miss Holiday, RockUP e Semáforo 89 neste final de semana no GREGO

Dia 09/08 tem a inauguração do Grego Original Pub de Ariquemes!

POLíTICA | matéria escrita em 01/08/2014 ás 09:31:00

TRE barra primeiro candidato com a Lei da Ficha Limpa

Edwilson Negreiros foi o primeiro candidato a ter o registro impugnado nas eleições deste ano em Rondônia com base na Lei da Ficha Limpa.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/08/2014 ás 08:52:00

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - Passado, presente, futuro

Juiz Federal Dimis da Costa Braga*

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com