24/04/2012 - 09h47min - Atualizado em 24/04/2012 - 09h47min

Governo e comissão do Ministério da Saúde definem estratégia de ações

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda

Após dois dias de intensas visitas aos hospitais e unidades públicas de saúde de Porto Velho, a comitiva do Ministério da Saúde encerrou os trabalhos com uma reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na presença do governador Confúcio Moura, do secretário de estado da Saúde (Sesau), Gilvan Ramos e de representantes de saúde de todos os municípios, foram definidas as ações a serem trabalhadas para adequar as políticas voltadas à saúde da população rondoniense.

O resultado final e a elaboração do documento com todas as ações e visitas só será elaborado após as visitas que irão ocorrer em todos os municípios do Estado. Uma das principais medidas passa pelo Programa de Saúde Básica hospitalar com as boas práticas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) que terá que sofrer adequações, suprindo às necessidades da população. “Em todo o Brasil o grande problema do SUS é a sua má funcionalidade. Um desperdício de dinheiro jogado pelo ralo por um sistema que pouco segue as suas reais funções. A questão é a má distribuição de recursos que precisam ser repassados às áreas realmente necessitadas”, disse o governador

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda, destacou que a vinda da cúpula ministério “é um fator histórico e que espera que todas as exigências e ações apontadas aconteçam em conjunto”, destacou. Massuda também reafirmou que a saúde pública de Rondônia já não está com a mesma cara como da última vez em que esteve no Estado. Ele citou melhorias no Hospital de Base, onde o Estado realiza obras como a construção de 100 leitos reservas, caso ocorra nova demanda no Hospital João Paulo II e a melhoria dos centros cirúrgicos. Dentre essas, estão ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas zonas Sul e Leste que serão inauguradas em junho.

Adriano Massuda anunciou a vinda do programa SOS-Urgências que é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo federal juntamente com os gestores locais é promover o enfrentamento das necessidades do hospital, qualificar a gestão, o acesso aos usuários em situações de urgência, total informatização e garantir atendimento ágil, humanizando e com acolhimento aos pacientes.

“Cada detalhe na área de urgência e emergência é motivo de atenção. Nosso objetivo é identificar os gargalos que atrapalham o bom funcionamento da unidade e fazer com que o atendimento seja feito de maneira mais humanizada e rápida”, explicou ele.

Para Adriano Massuda, o grande gargalo é a falta de “interligação das redes, que de acordo com ele precisam ter planos definidos, saber o que realmente querem”. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a palavra chave é adequação. Tanto que o secretário-adjunto informou os novos projetos do governo do Estado em parceria com o MS, como a construção das UPAs que serão erguidas em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as visitas pela comissão do MS em Rondônia, atividades relacionadas à área da saúde serão desenvolvidas em breve. Um exemplo são as oficinas que debaterão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ-AB) entre os 20 municípios do Estado que aderiram ao benefício do governo federal. A atividade acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25), em Cacoal.

O PEMAQ-AB procura ampliar a capacidade das gestão nas esferas federal, estaduais e municipais, além de levar as equipes de Atenção Básica a ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), as Redes de Apoiadores irão detalhar sobre a Rede Cegonha e o Quadro de Atenção da Saúde da Mulher.

De 7 a 11 de maio, em Porto Velho, acontece o encontro de trabalho do Programa de Pactuação de Assistência e ainda de 7 a 18, acontecem reuniões dos apoiadores gerais da rede, urgência e emergência interfederativa e apoiadores de regulação, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, também na capital.

O propósito do encontro é discutir as matrizes diagnósticas. O resultado será enviado em forma de relatório ao Ministério da Saúde (MS), que irá analisar as propostas e possíveis envios de recursos. Algumas equipes técnicas da Comissão do Ministério da Saúde vão continuar as vistorias em hospitais e unidades de saúde no interior do Estado. E só após a finalização de todos os trabalhos é que uma carta aberta de intenções será elaborada e enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 20/04/2014 ás 14:21:00

LEMBRANÇAS DE OUTRAS SEMANAS SANTAS

Lúcio Albuquerque

POLíTICA | matéria escrita em 20/04/2014 ás 12:17:00

Regional do PT da Zona da Mata debate dois nomes para indicar um pré-candidato a deputado estadual

Itamar Ferreira anunciou sua pré-candidatura a deputado federal e se propôs a trabalhar em conjunto com o pré-candidato a estadual da Zona da Mata.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 19:08:00

Jogos do Brasileirão terão um minuto de silêncio em homenagem a Luciano do Valle

"Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa", disse Marin, em nota.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 19:05:00

Morre aos 66 anos o narrador Luciano do Valle

Ele passou mal durante uma viagem de avião para Uberlândia (MG), onde narraria a partida entre Atlético-MG e Corinthians pela primeira rodada do Brasileirão.

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 18:50:00

Procuradoria Geral Eleitoral pede a cassação do diploma de Cassol

senadora Fátima Cleide, do PT, pode assumir no lugar de Ivo Cassol.

POLíCIA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 18:34:00

Várias ações da PM resultam na apreensão de 18 quilos de maconha

Na Delegacia infratora telefona para comparsa e diz: " sai daí!"

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 17:22:00

V Fórum IEL de Gestão empresarial debaterá riscos e oportunidades na era digital

A especialista lembra que muitas empresas criam uma resistência a este novo recurso no início, mas depois a evolução tecnológica torna a disputa mais acirrada.

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 17:16:00

“A luta armada durante a ditadura foi um erro”, diz Franklin Martins

Convidado para contar sua experiência na luta armada durante a ditadura, o jornalista acredita ter sido um erro do movimento ter pego em armas contra as forças militares.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 17:13:00

Após quatro dias internado, José Serra recebe alta

No final de janeiro deste ano, José Serra passou por uma cirurgia de próstata também no Sírio-Libanês.

POLíCIA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 16:54:00

Corpo do 1º Sargento PM Claudiomir Ferraz foi sepultado com honras militares

A sua esposa, Claudiana Ferraz, recebeu do Comandante do 7º BPM, Tenente Coronel PM Ênedy Dias, a bandeira do Estado de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:54:00

Mata o Judas! Mata o Judas! - Por Osmar Silva

Naqueles tempos, não muito longe assim, os valores eram intrínsecos. Não se batia nas crianças durante a Semana Santa, marido e mulher não brigavam. Não se bebia bebida alcoólica e nem se ouvia música do ‘mundo’.

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:43:00

Vereador Sid entrega às autoridades relatório com as áreas para a reconstrução dos distritos ribeirinhos

“Em Nazaré , apontamos a área em volta da escola estadual , e em Calama, uma área ao lado da Escola Estadual. A Nova São Carlos ficaria onde é hoje a fazenda do Irmão Tião".

POLíTICA | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:38:00

Vereadores aprovam título de cidadão honorário a Grão Mestre da Glomaron

A entrega da comenda está para marcada para o próximo dia 29, a partir das 15h, no plenário da Câmara Municipal.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:34:00

José Serra está internado no Hospital Sírio-Libanês

A assessoria do ex-governador disse também que o quadro clínico dele evoluiu e, na tarde deste sábado , a febre está sob controle.

GERAL | matéria escrita em 19/04/2014 ás 15:31:00

Advogados de líder da greve da PM baiana entram com pedido de habeas corpus

Prisco liderou um movimento grevista dos policiais militares da Bahia, que foi encerrado na última quinta-feira (17).

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com