24/04/2012 - 09h47min - Atualizado em 24/04/2012 - 09h47min

Governo e comissão do Ministério da Saúde definem estratégia de ações

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda

Após dois dias de intensas visitas aos hospitais e unidades públicas de saúde de Porto Velho, a comitiva do Ministério da Saúde encerrou os trabalhos com uma reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (23), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na presença do governador Confúcio Moura, do secretário de estado da Saúde (Sesau), Gilvan Ramos e de representantes de saúde de todos os municípios, foram definidas as ações a serem trabalhadas para adequar as políticas voltadas à saúde da população rondoniense.

O resultado final e a elaboração do documento com todas as ações e visitas só será elaborado após as visitas que irão ocorrer em todos os municípios do Estado. Uma das principais medidas passa pelo Programa de Saúde Básica hospitalar com as boas práticas incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS) que terá que sofrer adequações, suprindo às necessidades da população. “Em todo o Brasil o grande problema do SUS é a sua má funcionalidade. Um desperdício de dinheiro jogado pelo ralo por um sistema que pouco segue as suas reais funções. A questão é a má distribuição de recursos que precisam ser repassados às áreas realmente necessitadas”, disse o governador

O representante direto do Ministério da Saúde (MS), o secretário-adjunto Adriano Massuda, destacou que a vinda da cúpula ministério “é um fator histórico e que espera que todas as exigências e ações apontadas aconteçam em conjunto”, destacou. Massuda também reafirmou que a saúde pública de Rondônia já não está com a mesma cara como da última vez em que esteve no Estado. Ele citou melhorias no Hospital de Base, onde o Estado realiza obras como a construção de 100 leitos reservas, caso ocorra nova demanda no Hospital João Paulo II e a melhoria dos centros cirúrgicos. Dentre essas, estão ainda as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nas zonas Sul e Leste que serão inauguradas em junho.

Adriano Massuda anunciou a vinda do programa SOS-Urgências que é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do governo federal juntamente com os gestores locais é promover o enfrentamento das necessidades do hospital, qualificar a gestão, o acesso aos usuários em situações de urgência, total informatização e garantir atendimento ágil, humanizando e com acolhimento aos pacientes.

“Cada detalhe na área de urgência e emergência é motivo de atenção. Nosso objetivo é identificar os gargalos que atrapalham o bom funcionamento da unidade e fazer com que o atendimento seja feito de maneira mais humanizada e rápida”, explicou ele.

Para Adriano Massuda, o grande gargalo é a falta de “interligação das redes, que de acordo com ele precisam ter planos definidos, saber o que realmente querem”. Segundo o representante do Ministério da Saúde, a palavra chave é adequação. Tanto que o secretário-adjunto informou os novos projetos do governo do Estado em parceria com o MS, como a construção das UPAs que serão erguidas em Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura e Vilhena.

Ao mesmo tempo em que ocorrem as visitas pela comissão do MS em Rondônia, atividades relacionadas à área da saúde serão desenvolvidas em breve. Um exemplo são as oficinas que debaterão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PEMAQ-AB) entre os 20 municípios do Estado que aderiram ao benefício do governo federal. A atividade acontece nesta terça e quarta-feira (24 e 25), em Cacoal.

O PEMAQ-AB procura ampliar a capacidade das gestão nas esferas federal, estaduais e municipais, além de levar as equipes de Atenção Básica a ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Na quinta e sexta-feira (25 e 26), as Redes de Apoiadores irão detalhar sobre a Rede Cegonha e o Quadro de Atenção da Saúde da Mulher.

De 7 a 11 de maio, em Porto Velho, acontece o encontro de trabalho do Programa de Pactuação de Assistência e ainda de 7 a 18, acontecem reuniões dos apoiadores gerais da rede, urgência e emergência interfederativa e apoiadores de regulação, Rede Cegonha e Rede de Atenção Psicossocial, também na capital.

O propósito do encontro é discutir as matrizes diagnósticas. O resultado será enviado em forma de relatório ao Ministério da Saúde (MS), que irá analisar as propostas e possíveis envios de recursos. Algumas equipes técnicas da Comissão do Ministério da Saúde vão continuar as vistorias em hospitais e unidades de saúde no interior do Estado. E só após a finalização de todos os trabalhos é que uma carta aberta de intenções será elaborada e enviada ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:55:00

Cobrar juros antes da entrega das chaves de imóvel em construção não é abusivo

As diversas decisões da corte sobre esse tema foram disponibilizadas pela Pesquisa Pronta, ferramenta on-line do STJ criada para facilitar o trabalho de quem deseja conhecer o entendimento dos ministros em julgamentos semelhantes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:53:00

Negócio jurídico frustrado não impede protesto de cheque

Salomão lembrou que o banco não poderia ser privado do direito de se resguardar em relação à prescrição para o ajuizamento da ação de execução, cujo prazo é interrompido com o protesto do título de crédito.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:50:00

...E eu fui à Banda...

Professor Nazareno*

POLíCIA | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:44:00

Reforço policial chega ao Vale do Jamari para combater crimes de pistolagem

Policiais civis já investigam, inclusive, uma possível ligação do grupo com o assassinato do fazendeiro Hiran Alves de Cristo, de 42 anos, na segunda-feira (8), na zona rural do município de Campo Novo de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:39:00

Prefeito Alex Testoni anuncia investimento de R$ 2,8 milhões na saúde de Ouro Preto

A prefeitura vai investir na aquisição de material permanente como veículos utilitários, mobiliários, informática, equipamentos para as unidades Básicas de Saúde (UBS), consumo, serviços e custeio.

POLíTICA | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:33:00

Airton anuncia entrega de caminhões

Airton falou também de outras conquistas durante o primeiro ano de seu mandato nolegislativo rondoniense.

POLíTICA | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:26:00

Cleiton Roque afirma que avanços em Rondônia são reconhecidos

Deputado afirma que a Assembleia Legislativa tem dado sustentação ao governo do Estado.

POLíTICA | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:24:00

Sessões na Assembleia Legislativa recomeçam no próximo dia 15

Às 9h a Mesa Diretora oferece café da manhã à imprensa, no Salão Nobre.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:21:00

Estudo mostra melhora do desempenho de jovens brasileiros em matemática

O relatório ressalta que o baixo desempenho dos alunos traz riscos como o abandono escolar, o acesso limitado a melhor remuneração no mercado de trabalho e menor participação política.

POLíTICA | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:17:00

Deputados asseguram emenda para microônibus para pacientes com câncer

Maurão de Carvalho e Lúcia Tereza firmaram compromisso com o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:14:00

Show de Prêmios no Porto Velho Shopping

Empreendimento sorteia carro, motos e maletas de semi jóias nos próximos três meses.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:11:00

Legislação brasileira não permite aborto de microcéfalo

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:09:00

Divulgado edital de Consulta à Comunidade Universitária para escolha de Reitor da UNIR

A votação é direta, facultativa e secreta.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 15:07:00

Processo Seletivo 2016 – DIRCA divulga edital de 2ª chamada de matrículas para ingresso no 1º semestre

s matrículas deverão ser realizadas pela Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA), em Porto Velho, e suas respectivas Secretarias (SERCAS), no interior do Estado, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

GERAL | matéria escrita em 10/02/2016 ás 14:57:00

Singeperon pede ao Judiciário interdição da Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste

De acordo com os representantes do Singeperon , a falta de efetivo, armamento insuficiente e as inúmeras deficiências físicas da unidade comprometem o funcionamento do presídio.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com