Governo e sindicalistas negociam acordos para acabar com a greve do Detran

Os servidores do Detran paralisaram parcialmente as atividades desde o dia 18 de novembro. É a segunda greve realizada neste ano.

Publicada em 10 de December de 2013 às 13:55:00

DECOM

 

“Nunca avançamos tanto e fomos tão massacrados como agora”, foi o desabafo do gerente de Recursos Humanos da Superintendência Estadual de Administração, Michel Saraiva na reunião da Comissão de Negociação na tarde desta segunda-feira (09) com membros do Sindicato dos Servidores do Detran. Segundo Michel, nos três últimos anos o Governo concedeu aos servidores benefícios e correções que não se via há muito tempo.

Os servidores do Detran paralisaram parcialmente as atividades desde o dia 18 de novembro. É a segunda greve realizada neste ano. Mesmo com a implantação do Plano de Carreiras, ocorrida em 2012, a categoria alega desvio de função, falta de pessoal, falta de estrutura física e de manuais de procedimentos, entre outras reclamações.

O presidente do sindicato, Carlos André de Sarmento, disse que o último concurso do órgão não atendeu a necessidade e que é preciso um novo certame contemplando todas os cargos que estão descobertos e sendo supridos por servidores de outras funções. “Não podemos compensar os anos passados de perdas nestes três anos de governo”, lembrou o gerente de Recursos Humanos da Searh, Michel Saraiva. Ele destacou que “os avanços obtidos pelos servidores do Detran na atual administração foram consideráveis”.

A gratificação do trânsito, considerada pelos servidores como uma das mais importantes da autarquia, e que só é dada a servidores efetivos e que permanecem no quadro, é a principal reivindicação. O Sindicato quer a isonomia da mesma, com todos os servidores fazendo jus ao mesmo valor.

O Estado está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e não pode assumir despesas adicionais com pessoal. Em função disso, a mesa de negociação propôs em primeiro lugar conhecer em detalhes a pauta de reivindicações para, a partir de então, elaborar propostas que contemplem a isonomia sem onerar a folha de pagamento - reduzir o teto e aumentar o valor da base.

Quanto ao concurso público, o procurador do Detran, Eliabes Neves, informou que já está em andamento, embora não contemple de imediato a quantidade de vagas pleiteadas, mas que ao longo de sua duração, primeiro de dois e depois de quatro anos poderá melhorar muito a questão de pessoal.

Participaram da reunião, além de sindicalistas do Detran, servidores representando o Estado: Cristiano Nascimento, da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog); Domingos Francisco, da Secretaria de Finanças e Adriana Porto, assessora executiva do Detran, além de Michel Saraiva e Eliabes Neves.

Texto: Alice Thomaz