Governo lança Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais durante a Semana do Meio Ambiente

O governo de Rondônia preparou uma semana de atividades para marcar a data neste ano, a partir desta segunda-feira (30)...

Publicada em 30 de May de 2016 às 12:29:00

O dia 5 de junho tornou-se marca mundial para celebrar o meio ambiente, desde 1972, quando passou a ser comemorado o Dia do Meio Ambiente, com objetivo de promover atividades variadas de proteção e preservação da natureza em todo o mundo, como medida para chamar a atenção e alertar os povos e os governos de todas as nações para a importância da preservação ambiental.

O governo de Rondônia preparou uma semana de atividades para marcar a data neste ano, a partir desta segunda-feira (30), com uma série de palestras em escolas da rede pública de Pimenta Bueno; e dia 3 de junho no Encontro de Estudantes de Biologia da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), em Porto Velho.

Estão previstas também várias atividades externas, como pit stop educativos nos dias 4 e 5 de junho em ruas de Pimenta Bueno e Porto Velho; jornada acadêmica da Faculdade Interamericana de Porto Velho (Uniron); e o lançamento da Semana do Meio Ambiente de Rondônia no Espaço Alternativo, também  na capital, no dia 5.

Consta ainda na programação o lançamento, no dia 6, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), um instrumento legal para controlar a origem de praticamente todos os produtos florestais – madeira, carvão e outros produtos e subprodutos. Por meio do Sinaflor, o governo federal vai poder consolidar os dados relativos ao uso dos recursos ambientais de todos os estados.

De 1 a 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente de Rondônia, coordenada pela Sedam, prevê uma série de palestras em escolas públicas de todo o estado, no Espaço Educador Sustentável e a exibição de documentário sobre Unidades de Conservação da Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos, marcada para os dias 8 e 9, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), das zonas Sul e Leste da capital.

O fechamento da programação ocorrerá com uma exposição de instituições parceiras da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado (Ciearo) e atividades educativas, como teatro infantil e feira de produtos artesanais, na Praça Aluízio Ferreira, em frente ao Ginásio de Esportes Cláudio Coutinho.