Governo realiza a 34º Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

Serão vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

Publicada em 01/04/2013 às 11:29:00

Rondônia - O governo de Rondônia, através da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), inicia no dia 15 de abril, com termino em 15 de maio, a 34ª Campanha de vacinação Contra a Febre Aftosa no Estado. Serão vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O lançamento acontecerá no dia 13 de abril (sábado), no município de Colorado do Oeste, no Parque de Exposições Marcos Donadon, a partir das 9h, com a presença do governador Confúcio Moura.

No ano passado, no mesmo período, foram vacinados mais de 4,8 milhões animais com até 24 meses de idade. “Reconhecidamente a participação do produto neste processo de vacinação é muito importante e, durante anos, nunca nos faltou. Temos um produtor extremamente consciente da sua responsabilidade com a sanidade animal do Estado, com a economia e desenvolvimento de Rondônia, teremos mais uma vacinação vitoriosa, quem sabe alcançando 100% do rebanho vacinado e declarado”, explica o presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique Borges.

As vacinas estarão à venda a partir do dia 15 de abril nas lojas agropecuárias. Depois dos proprietários vacinarem o gado, eles precisam declarar a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron, que estão instaladas em mais de 80 pontos espalhados pelo estado de Rondônia. Nesse momento, são atualizadas as informações cadastrais dos produtores, bem como, os rebanhos que estes possuem. O período de declaração vai do final da vacinação dia 15 de maio e ocorrerá até 22 de maio, mais o produtor deve, assim que vacinar já fazer a declaração evitando filas e maiores transtornos.

Rondônia possui hoje o sétimo maior rebanho bovino nacional, com mais de 12 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Para o governador Confúcio Moura, as campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa em Rondônia sempre são um sucesso, o produtor rural tem atendido o chamado da Agência Idaron. “Rondônia é um Estado forte no setor da agropecuária, na agricultura e no setor de serviços, mas queremos mais. Para alavancar o setor de exportação e garantir a qualidade do produto que vai para mesa do rondoniense” afirmou o governador.

Texto: Elaine Barbosa
Fonte: Decom

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social