Governo reforma 8º DP na Capital

O 8º Distrito Policial, na Zona Leste, está passando por uma reforma de “peso”.

Publicada em 10 de June de 2013 às 19:49:00

O 8º Distrito Policial, na Zona Leste, está passando por uma reforma de “peso”. Além da parte estética, como pintura e jardinagem, as celas estão sendo praticamente reconstruídas. As obras tiveram início na semana passada. No local, cerca de 15 homens estão trabalhando contra o tempo para finalizar os trabalhos em mais uma semana.

A iniciativa da reforma partiu da Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe), em parceria com Secretaria de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec).

O estado físico da Delegacia era crítico, como constatou o superintendente da Sugespe, Waldo Alves. Segundo ele, está reforma faz parte da cooperação que está havendo entre os órgãos da administração estadual. “O 8º DP foi priorizado devido as precárias condições em que se encontrava. O custo da obra não é elevado, porque a mão de obra é de servidores e de reeducandos, que são beneficiados com a redução de pena, através da prestação de serviços ao Estado. Parte dos materiais empregados para a recuperação também já haviam sido adquiridos pelo governo, uma boa parte deles veio da sobra das obras recentemente realizadas em Guajará-Mirim”.

Além de melhorias na área externa, as celas do 8º DP estão sendo totalmente reformadas, visando melhor humanização para os detentos. O telhado da Delegacia será parcialmente trocado, o piso refeito. As instalações elétricas e hidráulicas também estão recebendo uma atenção especial. “Estamos fazendo tudo para melhorar o ambiente aqui”, destacou o encarregado da obra, Jeová Silva do Carmo. Segundo ele, os serviços são do piso ao teto.

O 8º Distrito foi inaugurado em novembro de 1992. Já passou por algumas reformas, mas a atual é a mais completa. Está localizado na Avenida José Amador dos Reis, no bairro JK I e cobre toda a região. Seu titular é o delegado de carreira Victor de Santana Menezes.

Sugespe
A nova Superintendência substituiu a antiga CGAG, Coordenadoria Geral de Apoio ao Governo. O órgão tem sido um dos responsáveis por muitas atuações do governo da cooperação, inclusive as que tem levado melhorias para as comunidades na capital e no interior. A mais recente foi dentro da operação Governo Perto de Você, realizada em Guajará-Mirim, quando 17 prédios e a principal praça da cidade foram restaurados.

De acordo com o superintendente Waldo Alves, a equipe de logística da Sugespe já está fazendo os primeiros levantamentos na região de Machadinho do Oeste, que sediará a próxima operação Governo Perto de Você, cuja data ainda não foi definida.

Em Porto Velho, após a conclusão das obras do 8º DP, a Sugespe, em parceria com a Secel, vai iniciar as obras de recuperação e restauração do Ginásio Fidoca, localizado no bairro Agenor de Carvalho.

Texto: Alice Thomaz
Fotos: Ésio Mendes
Fonte: Decom