Governo resgata dívida social de 30 anos com nova psiquiatria

Nova psiquiatria terá atendimento técnico e humanizado; Estado busca experiências para formatar modelo ideal para tratar pacientes.

Publicada em 21 de October de 2014 às 17:16:00

O governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), lança nesta quarta-feira, às 9h, em Porto Velho, a pedra fundamental da nova psiquiatria do Hospital de Base Ary Pinheiro - referência no tratamento de alta complexidade em Rondônia.


No total, R$ 5 milhões serão investidos pelo governo na obra que terá ampliação, reforma e adequação do setor às normas exigidas pelo Ministério da Saúde (MS). Após o término da obra, a nova psiquiatria do HB vai contar com mais 25 novos leitos, totalizando 45.


Para elaborar o projeto, uma equipe técnica participou de todas as discussões buscando unificar os protocolos que serão utilizados no novo ambiente psiquiátrico. O trabalho foi coordenado pelo secretário-adjunto Luis Eduardo Maiorquin e o diretor-geral do HB Nilson Paniágua e parte do corpo clínico da unidade de Saúde.


Segundo o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, com a nova psiquiatria, o governo de Rondônia resgata uma dívida social de mais de 30 anos, tempo de funcionamento da estrutura nas instalações do HB. Pimentel lembra que vários governo passaram mas nenhum olhou com carinho para um setor tão necessário quanto à área de Saúde.


De acordo com o secretário, o lugar recebe vários pacientes por determinação judicial, muitos desprezadospela família, e que "moram" no hospital há mais de 20 anos, além de presos sobre custódia da Justiça. Mesmo com deficiências técnicas, todos são atendidos e recebem o melhor tratamento possível oferecido pelo Estado através do Sistema Único de Saúde (SUS).


Pimentel diz que o setor psiquiátrico o incomoda e o incomodará, até que seja implantado o novo padrão com a reforma, ampliação e os novos ambientes projetados para o setor. “Estamos pensando uma nova sistemática de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde, com equipe multidisciplinar e ambiente moderno, alas masculina e feminina, ambientes lúdicos e atendimento humanizado”.

EXPERIÊNCIAS


Williames Pimentel afirma que o Estado vem buscando expediências positivas em outras capitais para formatar o modelo ideal de atendimento humanizado aos pacientes psiquiátricos. Uma dessas experiências foi a participação de Rondônia no 4º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado em Manaus (AM). No evento foram debatidas práticas para o tratamento de pacientes e a busca de aproximações de ações intersetoriais.


O Estado foi representado pelo Centro de Atenção Psicossocial Rio Madeira (Caps), que atende também a pacientes da ala psiquiátrica do HB. Dados da Sesau apontam que, no total, mais de 16 mil pessoas estão cadastradas no Caps. Deste número, 6.500 pacientes fazem tratamento em todo Estado.


De acordo com o banco de dados da Sesau, há uma espécie de rodízio entre as pessoas que buscam tratamento. Enquanto uns desistem ou abandonam, outros chegam. Por isso, há uma oscilação na quantidade de pessoas atendidas.


Ainda de acordo com o secretário, os diagnósticos, segundo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que 20% dos casos são de depressão e ansiedade, 3% de esquizofrenia - doença que tem como sintomas delírios, vozes e visões de seres imaginários -, e 2% de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar.