/ geral / greve

19/09/2012 - 08h22min - Atualizado em 19/09/2012 - 08h22min

Greve é deflagrada no Sistema Penitenciário de Rondônia

Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores.

ASCOM - SINGEPERON


Paralisação começa a valer a partir de sábado (22). PCCR, carteira funcional com porte de arma, cumprimento de ordens judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade e melhores condições de trabalho são as principais reivindicações.
Os servidores do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Rondônia deflagraram greve em todo o estado nesta terça-feira (29). A decisão foi tomada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede Social do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon). Com a decisão, a paralisação iniciará de fato no sábado (22), em cumprimento ao prazo legal de 72 horas.

Os filiados disseram um basta ao descaso apresentado pelo Governo Confúcio Moura com os anseios da categoria, no que se refere: ao Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR), que deveria ser aprovado com prioridade dentre outras categorias do funcionalismo público; entrega da Carteira Funcional com o respectivo porte de arma para os agentes penitenciários, conforme previsão em lei; pagamento do adicional de insalubridade e periculosidade; cumprimento de decisões judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, a exemplo do URV e risco de vida; e melhores condições de trabalho nas unidades prisionais, socioeducativas e órgãos onde existam servidores lotados e exercendo a função.

De acordo com o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, a situação da maioria dos presídios e centros socioeducativos de Rondônia é lastimável. “São paredes caindo, coletes de proteção vencidos, depredação do sistema elétrico e hidráulico, viaturas sucateadas, falta de armamento, munição e de pessoal”, revelou.

Na pauta de reivindicações de greve, os filiados exigem também a saída dos secretários da Secretaria de Estado de Justiça, Fernando Oliveira (titular) e Zaqueu Vieira (adjunto), considerando que os mesmos não têm tomado as ações efetivas para garantir os direitos garantidos em lei para os servidores da pasta. Também está previsto na pauta o abono das possíveis faltas advindas da greve, bem como não ser aplicada qualquer sanção ou retaliação de ordem administrativa ou judicial.

Durante a assembleia, Anderson explicou que o diálogo junto ao Governo tem sido pouco efetivo para resolver os problemas dos servidores da Sejus. “Nos reunimos diversas vezes com os secretários no Gabinete, mas somente promessas nos são ditas. Estamos cansados de tanta enrolação. Os servidores e a segurança pública merecem respeito”, disse indignado.

Anderson disse que a situação financeira do estado não é desculpa para o cumprimento das pautas das categorias. “Muito do que pedimos já está garantido em lei e não onera os cofres públicos, como é o caso da entrega das carteiras funcionais, em cumprimento ao Estatuto do Desarmamento”, destacou.

Quanto aos auxílios já conquistados pelos servidores, o sindicalista falou da fragilidade do pagamento dos mesmos, pois podem ser retirados pela Administração a qualquer momento. “Somente a incorporação desses auxílios nos vencimentos resolverá o problema e garantirá que o servidor leve esse benefício para a sua aposentadoria”, explicou

“Em compromisso firmado com o Governo em 2011 já havia a ciência do mesmo que haveria a realização da greve com início em 01/10/2011, caso houvesse o descumprimento do acordo. E houve faz tempo, mas a categoria vem sistematicamente e pacientemente pleiteando e se submetendo a novos prazos e desculpas evasivas por parte do secretário de Justiça”, revelou o presidente do Singeperon.

Com o início da greve neste sábado, a visitação de familiares de apenados poderá ser prejudicada. Somente os serviços essenciais serão mantidos nas unidades prisionais e socioeducativas, por exemplo refeições, procedimentos médicos de urgência e emergência. A categoria irá manter os 30% de efetivo, conforme previsto legalmente.

Já o recebimento de presos das delegacias, escoltas aos Fóruns, atendimento a advogado, banho de sol, atividades laborais e escolares serão paralisados, conforme deliberado na Assembleia.

Apoio do Poder Legislativo Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores da Sejus, sendo deflagrada ou não à greve.

“Não votaremos em nenhum projeto de lei que venha a prejudicar o servidor. É política irrenunciável da Assembleia Legislativa a valorização do funcionalismo público”, destacou Hermínio.

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/10/2014 ás 19:30:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

PSB e PMDB encerram carreiras de Cassol e complicam Expedito.

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 18:35:00

Conta de luz em Rondônia ficará mais cara

As contas de luz terão alta anual regular, em percentuais elevados, e repiques mensais.

POLíTICA | matéria escrita em 30/10/2014 ás 18:32:00

Resenha política

Robson Oliveira

POLíCIA | matéria escrita em 30/10/2014 ás 18:17:00

Delegado acusado de estupro na Central de Polícia dá sua versão

"Faço questão que os fatos sejam apurados, o que já está sendo feito, e não tenho a menor dúvida de que a verdade aparecerá e que essas mulheres irresponsáveis e criminosas respondam ..."

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 14:52:00

“A ativação da Base Aérea de Porto Velho foi um marco para a Amazônia Ocidental”, diz Odacir Soares

O senador destacou a importância da base em discurso feito nesta quinta-feira (30) em Brasília

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 14:51:00

Para atender demanda por genética bovina leiteira, Girolando lança escritório em Rondônia

Para atender a esses produtores rurais, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando inaugura esta semana no Estado seu primeiro Escritório Técnico Avançado (ETA...

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 14:49:00

Banco promove pesquisa socioambiental e pede participação da sociedade

Tal resolução foi fruto de uma ampla discussão com a sociedade, iniciada em 2011

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 14:47:00

MPRO e escola promovem evento literário infantil com presença de escritor renomado em Ouro Preto

A atividade lúdica, que contou com apresentações teatrais e recital de poesias, teve como objetivo principal inserir o hábito da leitura no cotidiano dos estudantes.

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 14:46:00

Prefeitos comemoram prorrogação à Politica de Resíduos Sólidos

A aprovação da dilatação do prazo para implantar medidas adequadas à destinação dos resíduos sólidos e extinção dos lixões é comemorada pelos prefeitos de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 14:43:00

Eletrobras intensifica ações de combate ao furto de energia

A Eletrobras realizou inspeções diariamente, em diversos pontos de Rondônia, mediante denúncia dos clientes ou identificação das equipes de campo...

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 14:41:00

Sinjur convoca assembleia para prestação de contas e formação de comissão eleitoral

O presidente do Sinjur, Francisco Roque, informa que a administração do Tribunal de Justiça (TJRO) foi comunicada sobre a assembleia através do Ofício 053/2014/PS...

POLíTICA | matéria escrita em 30/10/2014 ás 12:36:00

Sessão é adiada após tumulto e gritaria durante leitura de Parecer da Comissão

Se o parecer for acatado14 vereadores, será criada uma nova Comissão Processante de Investigação (CPI) e o prefeito será afastado do cargo por 90 dias até o término das investigações.

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 11:08:00

Biblioteca de Porto Velho promove lançamento de livro relativo aos 100 anos

“É um livro que trata exclusivamente de Porto Velho e será lançado em um local de estudos, comum grande acervo e um local centralizado e bonito, afirma o autor.

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 11:06:00

Após 40 dias, pilotos de Riva são liberados vivos em cidade de RO

Profissionais diz que não sofreram tortura por bolivianos

GERAL | matéria escrita em 30/10/2014 ás 11:03:00

Pilotos andaram por 2 dias até RO; avião foi vendido para traficantes

O roubo da aeronave aconteceu no dia 20 de setembro no aeroporto de Pontes e Lacerda (480 km de Cuiabá), quando os pilotos trabalhavam na campanha...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com