/ geral / greve

19/09/2012 - 08h22min - Atualizado em 19/09/2012 - 08h22min

Greve é deflagrada no Sistema Penitenciário de Rondônia

Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores.

ASCOM - SINGEPERON


Paralisação começa a valer a partir de sábado (22). PCCR, carteira funcional com porte de arma, cumprimento de ordens judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade e melhores condições de trabalho são as principais reivindicações.
Os servidores do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Rondônia deflagraram greve em todo o estado nesta terça-feira (29). A decisão foi tomada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede Social do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon). Com a decisão, a paralisação iniciará de fato no sábado (22), em cumprimento ao prazo legal de 72 horas.

Os filiados disseram um basta ao descaso apresentado pelo Governo Confúcio Moura com os anseios da categoria, no que se refere: ao Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR), que deveria ser aprovado com prioridade dentre outras categorias do funcionalismo público; entrega da Carteira Funcional com o respectivo porte de arma para os agentes penitenciários, conforme previsão em lei; pagamento do adicional de insalubridade e periculosidade; cumprimento de decisões judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, a exemplo do URV e risco de vida; e melhores condições de trabalho nas unidades prisionais, socioeducativas e órgãos onde existam servidores lotados e exercendo a função.

De acordo com o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, a situação da maioria dos presídios e centros socioeducativos de Rondônia é lastimável. “São paredes caindo, coletes de proteção vencidos, depredação do sistema elétrico e hidráulico, viaturas sucateadas, falta de armamento, munição e de pessoal”, revelou.

Na pauta de reivindicações de greve, os filiados exigem também a saída dos secretários da Secretaria de Estado de Justiça, Fernando Oliveira (titular) e Zaqueu Vieira (adjunto), considerando que os mesmos não têm tomado as ações efetivas para garantir os direitos garantidos em lei para os servidores da pasta. Também está previsto na pauta o abono das possíveis faltas advindas da greve, bem como não ser aplicada qualquer sanção ou retaliação de ordem administrativa ou judicial.

Durante a assembleia, Anderson explicou que o diálogo junto ao Governo tem sido pouco efetivo para resolver os problemas dos servidores da Sejus. “Nos reunimos diversas vezes com os secretários no Gabinete, mas somente promessas nos são ditas. Estamos cansados de tanta enrolação. Os servidores e a segurança pública merecem respeito”, disse indignado.

Anderson disse que a situação financeira do estado não é desculpa para o cumprimento das pautas das categorias. “Muito do que pedimos já está garantido em lei e não onera os cofres públicos, como é o caso da entrega das carteiras funcionais, em cumprimento ao Estatuto do Desarmamento”, destacou.

Quanto aos auxílios já conquistados pelos servidores, o sindicalista falou da fragilidade do pagamento dos mesmos, pois podem ser retirados pela Administração a qualquer momento. “Somente a incorporação desses auxílios nos vencimentos resolverá o problema e garantirá que o servidor leve esse benefício para a sua aposentadoria”, explicou

“Em compromisso firmado com o Governo em 2011 já havia a ciência do mesmo que haveria a realização da greve com início em 01/10/2011, caso houvesse o descumprimento do acordo. E houve faz tempo, mas a categoria vem sistematicamente e pacientemente pleiteando e se submetendo a novos prazos e desculpas evasivas por parte do secretário de Justiça”, revelou o presidente do Singeperon.

Com o início da greve neste sábado, a visitação de familiares de apenados poderá ser prejudicada. Somente os serviços essenciais serão mantidos nas unidades prisionais e socioeducativas, por exemplo refeições, procedimentos médicos de urgência e emergência. A categoria irá manter os 30% de efetivo, conforme previsto legalmente.

Já o recebimento de presos das delegacias, escoltas aos Fóruns, atendimento a advogado, banho de sol, atividades laborais e escolares serão paralisados, conforme deliberado na Assembleia.

Apoio do Poder Legislativo Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores da Sejus, sendo deflagrada ou não à greve.

“Não votaremos em nenhum projeto de lei que venha a prejudicar o servidor. É política irrenunciável da Assembleia Legislativa a valorização do funcionalismo público”, destacou Hermínio.

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 13:08:00

Servidores do DER são capacitados para operar novos equipamentos de topografia

Pelo menos 20 técnicos, entre servidores lotados nas Residências Regionais e na sede do órgão em Porto Velho, estão participando até o dia 28 do treinamento iniciado nesta terça-feira (26)...

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 13:06:00

Governador conhece propostas da ONU para solução de problemas agrários em Rondônia

A gestão de terras e a legitimação das propriedades rurais em Rondônia terão que ser feitas conjuntamente entre o estado e órgãos federais para evoluir.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 12:58:00

Banda Soda Acústica lança seu novo álbum “Emmimmesmado”

A Soda Acústica surgiu no cenário musical rondoniense no ano de 2004, buscando uma linguagem musical criativa e letras com temáticas variadas.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 12:05:00

Setur pede solução para moradores de rua

Júlio Olivar entende que se trata de um problema social e de segurança pública e que se faz necessário que todos os entes possam compreender a gravidade da situação...

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 12:03:00

Nova rota de ônibus oferece mais opção da zona leste para o shopping e HB

A nova rota denominada “Zona Leste Shopping”, saíra do terminal do residencial seguindo pelas principais vias da zona leste, até o shopping center...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/07/2016 ás 12:01:00

DEFENSORIA - volta a atender na ZONA LESTE

O horário de atendimento na zona leste é das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

POLíTICA | matéria escrita em 27/07/2016 ás 11:56:00

Aélcio da TV indica asfaltamento em ruas de quatro bairros da capital

Ayrton Senna, Socialista, Lagoinha e Lagoa foram indicados ao benefício.

POLíTICA | matéria escrita em 27/07/2016 ás 11:45:00

Deputado Airton mantém ritmo de trabalho durante recesso e acompanha execução obras em Ji-Paraná

No início da semana, Airton Gurgacz esteve mais uma vez acompanhando a construção de três novas salas na Escola Estadual José Francisco, localizada no bairro Casa Preta, no primeiro distrito de Ji-Paraná...

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 11:38:00

Caerd elimina juros e multas e dá mais 10% de desconto a consumidores em débito

Mutirão Fiscal será realizado de 4 a 9 de agosto, na Ello Eventos, em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 11:27:00

Walber do Cavaco e o Grupo Espinha de Pirarucu apresentam um concerto de samba e chorinho

O show acontece no Sesc Esplanada, às 20h com entrada gratuita.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 11:12:00

Governo destina mais R$ 2 milhões para asfaltamento e drenagem de ruas do Distrito Industrial de Porto Velho

O recurso, conforme Joaquim de Souza, será utilizado na pavimentação e iluminação de uma avenida margeando a BR-364 para facilitar a entrada e saída de veículos de grande porte do Distrito Industrial.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:53:00

Mudança no Código de Trânsito amplia punição para motorista embriagado

O projeto estabelece mais duas medidas relevantes: aumenta a pena por homicídio culposo na direção de veículo quando o condutor estiver embriagado e permite ao juiz fixar a pena para esses crimes de trânsito levando em conta a culpabilidade do agente...

POLíTICA | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:50:00

Partidos políticos poderão pagar despesas de outras legendas

Para Ciro Nogueira, autor do projeto, determinação do TSE de proibir repasse de recursos entre legendas fere a autonomia constitucional dos órgãos partidários.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:37:00

Técnicos da Idaron são treinados para prevenção de enfermidades emergenciais em aves

O curso segue até sexta-feira (29) no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, com 35 participantes.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2016 ás 10:32:00

Portoagro terá palestras e workshop com apoio do Sebrae

Segunda edição da feira acontece entre os dias 24 e 28 de agosto deste ano.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com