/ geral / greve

19/09/2012 - 08h22min - Atualizado em 19/09/2012 - 08h22min

Greve é deflagrada no Sistema Penitenciário de Rondônia

Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores.

ASCOM - SINGEPERON


Paralisação começa a valer a partir de sábado (22). PCCR, carteira funcional com porte de arma, cumprimento de ordens judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade e melhores condições de trabalho são as principais reivindicações.
Os servidores do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Rondônia deflagraram greve em todo o estado nesta terça-feira (29). A decisão foi tomada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede Social do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon). Com a decisão, a paralisação iniciará de fato no sábado (22), em cumprimento ao prazo legal de 72 horas.

Os filiados disseram um basta ao descaso apresentado pelo Governo Confúcio Moura com os anseios da categoria, no que se refere: ao Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR), que deveria ser aprovado com prioridade dentre outras categorias do funcionalismo público; entrega da Carteira Funcional com o respectivo porte de arma para os agentes penitenciários, conforme previsão em lei; pagamento do adicional de insalubridade e periculosidade; cumprimento de decisões judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, a exemplo do URV e risco de vida; e melhores condições de trabalho nas unidades prisionais, socioeducativas e órgãos onde existam servidores lotados e exercendo a função.

De acordo com o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, a situação da maioria dos presídios e centros socioeducativos de Rondônia é lastimável. “São paredes caindo, coletes de proteção vencidos, depredação do sistema elétrico e hidráulico, viaturas sucateadas, falta de armamento, munição e de pessoal”, revelou.

Na pauta de reivindicações de greve, os filiados exigem também a saída dos secretários da Secretaria de Estado de Justiça, Fernando Oliveira (titular) e Zaqueu Vieira (adjunto), considerando que os mesmos não têm tomado as ações efetivas para garantir os direitos garantidos em lei para os servidores da pasta. Também está previsto na pauta o abono das possíveis faltas advindas da greve, bem como não ser aplicada qualquer sanção ou retaliação de ordem administrativa ou judicial.

Durante a assembleia, Anderson explicou que o diálogo junto ao Governo tem sido pouco efetivo para resolver os problemas dos servidores da Sejus. “Nos reunimos diversas vezes com os secretários no Gabinete, mas somente promessas nos são ditas. Estamos cansados de tanta enrolação. Os servidores e a segurança pública merecem respeito”, disse indignado.

Anderson disse que a situação financeira do estado não é desculpa para o cumprimento das pautas das categorias. “Muito do que pedimos já está garantido em lei e não onera os cofres públicos, como é o caso da entrega das carteiras funcionais, em cumprimento ao Estatuto do Desarmamento”, destacou.

Quanto aos auxílios já conquistados pelos servidores, o sindicalista falou da fragilidade do pagamento dos mesmos, pois podem ser retirados pela Administração a qualquer momento. “Somente a incorporação desses auxílios nos vencimentos resolverá o problema e garantirá que o servidor leve esse benefício para a sua aposentadoria”, explicou

“Em compromisso firmado com o Governo em 2011 já havia a ciência do mesmo que haveria a realização da greve com início em 01/10/2011, caso houvesse o descumprimento do acordo. E houve faz tempo, mas a categoria vem sistematicamente e pacientemente pleiteando e se submetendo a novos prazos e desculpas evasivas por parte do secretário de Justiça”, revelou o presidente do Singeperon.

Com o início da greve neste sábado, a visitação de familiares de apenados poderá ser prejudicada. Somente os serviços essenciais serão mantidos nas unidades prisionais e socioeducativas, por exemplo refeições, procedimentos médicos de urgência e emergência. A categoria irá manter os 30% de efetivo, conforme previsto legalmente.

Já o recebimento de presos das delegacias, escoltas aos Fóruns, atendimento a advogado, banho de sol, atividades laborais e escolares serão paralisados, conforme deliberado na Assembleia.

Apoio do Poder Legislativo Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores da Sejus, sendo deflagrada ou não à greve.

“Não votaremos em nenhum projeto de lei que venha a prejudicar o servidor. É política irrenunciável da Assembleia Legislativa a valorização do funcionalismo público”, destacou Hermínio.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 08:18:00

Câmara exclui da reforma política o financiamento de campanha por empresas

Outras propostas sobre o modo de financiamento das campanhas serão votadas a partir do meio-dia desta quarta-feira.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 08:16:00

Câmara rejeita distritão e mantém modelo atual de eleição para deputados e vereadores

Votação da reforma política continua nesta quarta-feira (27), em sessão marcada para as 12 horas.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:27:00

Professores terão que fazer o Enem para participar do Fies

Até então, não havia certeza se a pontuação continuaria a valer nos próximos anos. Segundo a assessoria do ministério, a nova regra é um “aprimoramento no programa”.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:22:00

Quase 100% dos criadores de gado declaram vacinação e contagem do rebanho à Idaron

Vacinação do rebanho foi realizada de 15 de abril a 15 de maio em todo o Estado.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:18:00

Emater do Vale do Jamari vai apresentar R$ 7 milhões em projetos de crédito rural ao Basa

A expectativa é que os recursos sejam aprovados e liberados ainda em 30 dias.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:17:00

Integração comercial é tema da primeira palestra da 4ª Rondônia Rural Show

O palestrante Francisco Manuel Pantigoso abrirá o ciclo de 21 palestras e oficinas que ocorrerão durante toda a feira.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:15:00

Rondônia inova e abre concurso para contratação de professores indígenas

Com 130 vagas de cargos efetivos, uma das inovações do certame é a reserva de 20 postos de professores de nível especial, sem necessitar comprovar a titulação para atuação na educação infantil e ensino médio.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:09:00

Entra em cena o 6° Curta Amazônia Mundi com o apoio da Fundação Cultural de Porto Velho

A realização de nossas ações culturais é possível graças aos diversos apoios advindos da iniciativa privada e pública.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:05:00

Presidente da Ameron participa do projeto Tarde de Diálogos da Biblioteca Municipal de Porto Velho

Durante o evento, o juiz Francisco Borges contou toda trajetória vivida antes de chegar à carreira da magistratura, a experiência adquirida quando trabalhava na iniciativa privada, as dúvidas da juventude...

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:04:00

MPRO firma TAC com construtora para regularizar loteamento em Ariquemes

Entre outras obrigações, a empresa assume o compromisso de manter e conservar todas as infraestruturas previstas nos projetos.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 20:01:00

Ministério Público realiza vistoria técnica em obra de construção de novo abrigo municipal de Ji-Paraná

A vistoria foi realizada no início do mês de maio, quando ficou constatado que a obra está em fase de acabamento, com pouco mais de 50% da obra foi executada.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 19:58:00

Presidente do Sindafisco diz em entrevista que carga tributária penaliza os mais pobres

Na manhã desta terça-feira (26/05), o presidente do Sindafisco, Mauro Roberto da Silva, foi entrevistado pela jornalista Renata Beccária, apresentadora do programa Novo Dia.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 19:55:00

CAPS AD comemora Dia Mundial Sem Tabaco nesta quarta-feira no Parque da Cidade

De acordo com a diretora do CAPS AD, Lorrine Soares, o Dia Mundial Sem Tabaco ocorre originalmente no dia 31 de maio, porém a comemoração da data foi adiantada para coincidir com o Dia do Desafio.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 19:53:00

Procurador-Geral de Justiça do MPRO participa de reunião para escolha do novo presidente do CNPG

Durante a reunião, foi realizada a eleição do novo presidente da entidade, sendo escolhido o Procurador-Geral de Justiça de Goiás, Lauro Nogueira, que toma posse no cargo no dia 10 de junho.

GERAL | matéria escrita em 26/05/2015 ás 19:48:00

Evento discute relevância da Administração Tributária e Justiça Fiscal

Seminário tem como objetivo debater as necessárias reformas na estrutura dos diversos Entes Federados visando à otimização da arrecadação.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com