/ geral / greve

19/09/2012 - 08h22min - Atualizado em 19/09/2012 - 08h22min

Greve é deflagrada no Sistema Penitenciário de Rondônia

Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores.

ASCOM - SINGEPERON


Paralisação começa a valer a partir de sábado (22). PCCR, carteira funcional com porte de arma, cumprimento de ordens judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade e melhores condições de trabalho são as principais reivindicações.
Os servidores do Sistema Penitenciário e Socioeducativo de Rondônia deflagraram greve em todo o estado nesta terça-feira (29). A decisão foi tomada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede Social do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Socioeducadores, Técnicos Penitenciários e Agentes Administrativos Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon). Com a decisão, a paralisação iniciará de fato no sábado (22), em cumprimento ao prazo legal de 72 horas.

Os filiados disseram um basta ao descaso apresentado pelo Governo Confúcio Moura com os anseios da categoria, no que se refere: ao Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR), que deveria ser aprovado com prioridade dentre outras categorias do funcionalismo público; entrega da Carteira Funcional com o respectivo porte de arma para os agentes penitenciários, conforme previsão em lei; pagamento do adicional de insalubridade e periculosidade; cumprimento de decisões judiciais em ações já ganhas pelo Singeperon, a exemplo do URV e risco de vida; e melhores condições de trabalho nas unidades prisionais, socioeducativas e órgãos onde existam servidores lotados e exercendo a função.

De acordo com o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, a situação da maioria dos presídios e centros socioeducativos de Rondônia é lastimável. “São paredes caindo, coletes de proteção vencidos, depredação do sistema elétrico e hidráulico, viaturas sucateadas, falta de armamento, munição e de pessoal”, revelou.

Na pauta de reivindicações de greve, os filiados exigem também a saída dos secretários da Secretaria de Estado de Justiça, Fernando Oliveira (titular) e Zaqueu Vieira (adjunto), considerando que os mesmos não têm tomado as ações efetivas para garantir os direitos garantidos em lei para os servidores da pasta. Também está previsto na pauta o abono das possíveis faltas advindas da greve, bem como não ser aplicada qualquer sanção ou retaliação de ordem administrativa ou judicial.

Durante a assembleia, Anderson explicou que o diálogo junto ao Governo tem sido pouco efetivo para resolver os problemas dos servidores da Sejus. “Nos reunimos diversas vezes com os secretários no Gabinete, mas somente promessas nos são ditas. Estamos cansados de tanta enrolação. Os servidores e a segurança pública merecem respeito”, disse indignado.

Anderson disse que a situação financeira do estado não é desculpa para o cumprimento das pautas das categorias. “Muito do que pedimos já está garantido em lei e não onera os cofres públicos, como é o caso da entrega das carteiras funcionais, em cumprimento ao Estatuto do Desarmamento”, destacou.

Quanto aos auxílios já conquistados pelos servidores, o sindicalista falou da fragilidade do pagamento dos mesmos, pois podem ser retirados pela Administração a qualquer momento. “Somente a incorporação desses auxílios nos vencimentos resolverá o problema e garantirá que o servidor leve esse benefício para a sua aposentadoria”, explicou

“Em compromisso firmado com o Governo em 2011 já havia a ciência do mesmo que haveria a realização da greve com início em 01/10/2011, caso houvesse o descumprimento do acordo. E houve faz tempo, mas a categoria vem sistematicamente e pacientemente pleiteando e se submetendo a novos prazos e desculpas evasivas por parte do secretário de Justiça”, revelou o presidente do Singeperon.

Com o início da greve neste sábado, a visitação de familiares de apenados poderá ser prejudicada. Somente os serviços essenciais serão mantidos nas unidades prisionais e socioeducativas, por exemplo refeições, procedimentos médicos de urgência e emergência. A categoria irá manter os 30% de efetivo, conforme previsto legalmente.

Já o recebimento de presos das delegacias, escoltas aos Fóruns, atendimento a advogado, banho de sol, atividades laborais e escolares serão paralisados, conforme deliberado na Assembleia.

Apoio do Poder Legislativo Em reunião com a Diretoria do Singeperon, realizada no mesmo dia, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, declarou o apoio incondicional aos servidores da Sejus, sendo deflagrada ou não à greve.

“Não votaremos em nenhum projeto de lei que venha a prejudicar o servidor. É política irrenunciável da Assembleia Legislativa a valorização do funcionalismo público”, destacou Hermínio.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 18/04/2015 ás 19:14:00

Receita intima 80 mil contribuintes suspeitos de fraudar declarações do IR

Também foi identificado um profissional que fazia declarações em que todos os contribuintes passaram a ser identificados regularmente como divorciados e pleiteavam pensão alimentícia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 19:12:00

Quarta Turma nega pedido de pai adotivo para mudar registro do filho após separação

O relator refutou ainda a alegação do pai registral no sentido de que a manutenção do registro de nascimento retiraria da criança o direito de buscar sua identidade biológica e de ter, em seus registros civis, o nome do verdadeiro pai.

GERAL | matéria escrita em 18/04/2015 ás 19:04:00

ESCOLA RIO BRANCO REALIZA DIA DA “DIVERSIDADE CULTURAL INDÍGENA”

Os grupos “Canteiro de Sons” (bate latas) e “Pensar e Dançar” (ballet ) deram as boas vindas aos participantes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:57:00

Boas práticas do TRT14 são apresentadas em Encontro Nacional realizado na Bahia

Reis da Silva citou como exemplo a revisão de planejamento estratégico com seus desdobramentos táticos e operacionais, a implantação e a implementação da gestão de pessoas por competências...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:55:00

Aché Laboratórios é condenada por discriminar empregado dirigente sindical em Rondônia

Ele não recebeu as promoções que lhe eram de direito e teve tratamento diferenciado quando foi transferido de Rondônia para São Paulo.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:53:00

Mineradora vai indenizar pai de operário vítima de desmoronamento em Rondônia

No recurso ao TST, a empresa alegou que o pai do operário morto não teria comprovado a culpa da empregadora no desastre que vitimou seu filho.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:38:00

Presidente do CNJ acata sugestão da OAB ao anteprojeto da Lei Orgânica da Magistratura

A Ordem protocolou ofício no CNJ manifestando preocupação com medidas que reduzem as competências constitucionais do órgão frente à proposta da nova Loman.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:30:00

Audiência pública debate desocupação de assentamento

No processo de desocupação, que tramita na Justiça Federal, alega- se tratar de uma área da União.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:27:00

Ezequiel participa do programa Conteúdo Amazônia

O parlamentar disse que na Assembleia Legislativa está levantando a bandeira da agricultura e também cobrou do governo do Estado a estrutura necessária para que Rondônia possa atrair indústrias.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:25:00

Vereador reforça pedidos para Três Coqueiros

O vereador também pediu que Maurão interceda junto ao Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para que a Linha 05, que dá acesso ao distrito através da BR 421, possa ser recuperada, inclusive com a construção de bueiros.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:23:00

Comitiva de Cerejeiras apresenta pedidos a Maurão

O prefeito pediu que o presidente da Assembleia interceda junto ao governo do Estado para que sejam executados os prometidos 10 quilômetros de asfalto urbano.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:21:00

Agressor que descumpre medida protetiva de urgência perde metade da fiança

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

GERAL | matéria escrita em 18/04/2015 ás 18:14:00

A FARO lançou oficialmente o VESTFARO 2015.2

A partir de agora, estão abertas, oficialmente, as inscrições as inscrições para o VESTFARO 2015.2. A prova será realizada no dia17 de maio, às 9h.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 15:07:00

Aprovada na Câmara, MP sobre servidores de ex-territórios vai à sanção

O texto também reabre o prazo para opção dos servidores que podem ser beneficiados no ex-território de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 18/04/2015 ás 15:03:00

Fim da reeleição é tema de cinco propostas de emenda à Constituição

Por sua vez, a PEC 19/2015 altera o parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição, tratando exclusivamente do fim da reeleição do presidente da República, governadores estaduais e do Distrito Federal.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com