27/04/2012 - 19h00min - Atualizado em 27/04/2012 - 19h00min
“Bem estar da população é a prioridade”, afirmou Secretário.
DECOM
O Secretário de estado da Saúde Gilvan Ramos recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (27) os principais veículos de comunicação do Estado para se pronunciar acerca do movimento grevista.
De acordo com Ramos uma proposta foi apresentada ainda na terça-feira (24), quando os líderes do Sintraer, Sinderon, Simero e Sindsaúde se reuniram com a equipe da Saúde e o Chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral, para discutirem os termos da negociação. “Todos os esforços possíveis estão sendo envidados no sentido de resolver de forma satisfatória o impasse”, afirmou.
O Plano de Cargos e Carreiras da Saúde (PCCS) já existe desde 2008. O que se discute nesta negociação é um realinhamento salarial. Durante a reunião de terça-feira o Governo fez uma proposta para a categoria. Já foram concedidos 8% de aumento em 2011 e agora em abril os colaboradores receberam mais 6,5%. “O governo faz o que é possível e dentro do que permite a lei”, alega o Secretário. “O Estado tem limitações financeiras e a proposta de um aumento de até 270%,, como querem os sindicatos, ultrapassa o limite da racionalidade, se tornando inviável”, afirma Gilvan Ramos.
A pasta dispõe de um orçamento de R$ 613 mi, dos quais cerca de R$ 350 mi são destinados à folha de pagamento e o restante para investimentos nas demais áreas como aquisição de material, medicamentos e manutenção das unidades. Diante da situação e da intransigência das representações sindicais o governo se vê obrigado a buscar amparo legal e tomar as medidas judiciais cabíveis.
Com relação ao atendimento nas unidades de saúde o atendimento com 30% do efetivo está garantido por lei e até o momento não houve registro de prejuízos no atendimento à população. Porém, com o feriado prolongado, a Sesau aconselha que aqueles que necessitem de atendimento busquem as policlínicas municipais para casos de média e baixa complexidade.
O Secretário lembrou ainda que o governador Confúcio Moura já sinalizou que, após ocorrer o processo de transposição, haverá uma conversação com todas as áreas e dentro de melhores condições haverá uma nova negociação, inclusive com a convocação dos aprovados no último concurso e, caso necessário, a realização de novos concursos.
COMENTÁRIOS
Postado por MÁRCIO em 02/05/2012 às 08:48
Cuidado: querem fazer a transposição e deixar todos os servidores da saúde chupando dedo!
170.66.1.232Postado por ANDRE DORAZIO em 27/04/2012 às 20:04
Não há transposição. Basta ver que: sem concurso não se pode ser transposto. Está claro agora ou necessita de mais detalhes. E assim sem aumento baseado neste contexto (após a transposição daremos aumento)
177.129.88.2Postado por PAULO DURAND em 27/04/12 às 19:04
Sr. Gilvan, é muito fácil vir a público e dizer que o Governo esta fazendo todos os esforços possíveis e que a proposta dos Sindicatos ultrapassa os limites da racionalidade (e por acaso vcs estão sendo racionais?), entretanto, não é bem assim que vem acontecendo, vc assumiu agora a Sesau e está nesse Governo recentemente e nós servidores públicos, estamos de 01 ano até três décadas de serviços prestados a sociedade de Rondônia, e recebendo mensalmente míseros salários pago pelo Governo, pois em Governos anteriores, e inclusive nesse que elegemos, tem pessoas que não respeitam os relevantes serviços prestados pelos servidores públicos ao longo de suas vidas, não estamos aqui de passagem como muitos, que só querem adentrar no serviço público para se locupletar, a história está farta de comprovação do que estou falando. Você está sendo muito infeliz em sua colocação, esta se guiando por parecer da Procuradoria (PGE), que não quer considerar a Isonomia dos servidores do Poder Executivo em relação ao também órgão do Executivo (Sejus), alegando trabalho diferente. Faço uma Pergunta o trabalho do médico, para exemplificar, é diferente o atendimento/tratamento dado aos presos em relação às pessoas de bem? Os presos por acaso são extraterrestre? Então, o parecer da Procuradoria está errado. Será que no Governo não tem pessoas que conhece a Legislação ou estão com má intenção/vontade? Compara os salários praticados na Sejus e veja a nossa proposta e me diga onde está os 270%. Quantos aos reajustes que o Governo concedeu não representam nada em relação às perdas ao longo dos anos que os servidores vêm acumulando. Vem a público e diga, já que vc gosta muito de discutir sobre finanças, apresente um quadro da receita do Estado nos últimos 05 (cinco anos), o quanto ela cresceu, e faça o mesmo comparativo em relação aos salários dos servidores. Não vale apresentar os reajustes concedidos aos Procuradores a Título de Isonomia em relação, se não me engano, ao Ministério Público Estadual que conseguiram a equiparação, diga isso para a população. Cobre isso da Procuradora que é contra a Isonomia!!! Para finalizar, convido Vossa Senhoria a declinar em receber o seu polpudo salário, para receber igual aos vencimentos dos servidores públicos. Faça essa tentativa, Será que vcs de Cargos de confiança aceitaria e ficaria satisfeito com esses salários. Com a palavra o Sr. Gilvan....
186.250.241.30Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook
publicidade
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:20:00Será realizado no próximo dia 28, no parque de exposições de Pimenta Bueno, uma Audiência Pública que vai debater a sanidade animal de Rondônia.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00Evento debaterá aspectos jurídicos da relação médico-paciente.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:12:00Os dez mil servidores demitidos no ano 2000 pela administração do então governador José Bianco também têm direito a ser enquadrados pela transposição para os quadros do Governo Federal.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:07:00A campanha de doação que iniciou na OAB/RO na última terça-feira (14), encerra neste sábado (18) com uma grande mobilização no Espaço Alternativo, a partir das 16h.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 12:08:00Para ele, há claramente um viés ideológico nessa iniciativa, já que essa oportunidade de vir trabalhar no Brasil poderia ser estendida aos médicos de outros países.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:53:00Os técnicos da Agência participam com frequência para informar os produtores rurais e fortalecer a vigilância passiva na região, divulgando sobre os programas sanitários desenvolvidos pela Idaron nas áreas animal e vegetal.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:49:00Desde a última segunda-feira (13), diversas atividades culturais estão acontecendo na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, face a semana nacional organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00Frigoríficos receberam esclarecimentos sobre o acordo.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00A partir de segunda-feira, 20, a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) passa a ter responsabilidade direta sobre a administração dos parques e praças da cidade
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 11:35:00A falta de tempo e de imaginação são duas das grandes culpadas pela monotonia nas cozinhas.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:58:00Ela foi presa em maio de 2011 em Sete Lagoas com cerca de dois quilos da droga.
POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:47:00De vereador a senador. Participe. Em breve as fotos estarão no site para votação.
POLÍTICA | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:34:00Hoje a 425 está intrafegável em alguns trechos, impossibilitando o escoamento da produção.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:29:00Defensores públicos participam de homenagem à Defensoria Pública na Assembleia Legislativa.
GERAL | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:26:00Para o Ministério Público, a Lei Complementar nº 464/2013 ofende os princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, além de afrontar o melhor interesse público.