Grupo de apoio a Confúcio tem mais de 4 mil seguidores na capital

Trabalho dos subgrupos temáticos é de porta em porta nos bairros de Porto Velho.

Publicada em 06 de September de 2014 às 15:11:00

O Grupo 15, composto por amigos do candidato à reeleição ao governo médico Confúcio Moura, reuniu quarta-feira (3) última na quadra do Sindicato dos Policiais Civis do ex-Território Federal de Rondônia (Sinpfetro) dezenas de simpatizantes e lideranças políticas, para assistirem à estreia do vídeo documentário com um balanço das ações desenvolvidas no primeiro mandato.

O documentário destaca dentre outras ações, investimentos que tiraram o setor da saúde da UTI, avanços na melhora da qualidade da educação e redução dos índices de evasão escolar.

São obras nos setores de transporte, construção de moradias, asfaltamento de rodovias, recuperação e manutenção de estradas vicinais e regularização urbana e rural, além de programas como o cadastramento ambiental e rural, e de incentivo fiscal para a instalação de empresas e indústrias na capital e municípios do interior responsáveis pela manutenção da taxa de crescimento da economia regional em 7%.

O trabalho de divulgação das ações e propostas do governo para mais 4 anos é realizado por subgrupos temáticos do Grupo 15, de porta em porta, principalmente em Porto Velho onde atualmente o DER apoia a prefeitura na recuperação das ruas em 60 bairros.

Segundo os coordenadores Jayme Mello e Suely Nunes Magalhães, o grupo começou com a adesão de seis pessoas, mas já são de 4 mil os seguidores, inclusive o subgrupo da juventude com mais de 400 integrantes.

Nos 52 municípios, segundo Waldemar Albuquerque, que representou o candidato Confúcio Moura na reunião, em menos de 4 anos foram asfaltadas cerca de 2 mil ruas e recuperados 30 mil km de estradas vicinais.

Albuquerque disse ainda ser importante para que se dê continuidade a todo esse trabalho, que os eleitores apoiem e ajudem a eleger Confúcio Moura para um segundo mandato. Só em Porto Velho está prevista a conclusão de ações, como os programas de regularização fundiária urbana e rural, água tratada para 100% das residências de Porto Velho e construção de mais de 20 mil moradias, das quais 12.189 somente na capital.

No primeiro mandato também foram assinadas ordens de serviços para construção de 25 escolas indígenas e a Secretaria da Educação iniciou a implantação do ensino integral em 21 escolas da rede estadual. “A meta é dobrar a quantidade num segundo mandato”, disse Albuquerque.

Fazem parte ainda dos “novos desafios e novas conquistas” a manutenção de investimentos nas áreas da educação, saúde, agronegócio, infraestrutura aeroportuária, conclusão de hospitais regionais e infraestrutura do Estado para dotar Rondônia de condições para ingresso no novo ciclo de desenvolvimento econômico e social.



Inauguração do teatro
O representante do candidato registrou a inauguração, dia 26 de setembro de 2014, do Palácio das Artes, obra paralisada há 18 anos e somente reiniciada em 2011. A conclusão do Hospital de Emergência e Urgência do Estado (Heuro), que atenderá 293 mil pessoas por ano ao custo de R$ 130 milhões. Enquanto aos gastos com o antigo João Paulo II ultrapassam R$ 95 milhões e atende apenas 43 mil pacientes.

A nova Policlínica Oswaldo Cruz, construída ao lado do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, é a unidade de saúde que tornou possível a implantação do sistema de hora marcada para consultas e atendimentos em todas as especialidades médicas.

Albuquerque explicou que isso somente foi possível porque na época quem era o secretário estadual da Saúde e implantou o SUS em Rondônia era o atual governador.

Confúcio Moura, segundo o representante, investiu também na ampliação de leitos e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) tanto no Hospital de Base quanto no Pronto Socorro João Paulo II, além de ampliar para cinco o número de UTIs neonatais do Hospital Infantil Cosme e Damião, unidade que atende cerca de 5 mil crianças por mês.

Cartão semente

O “cartão semente” é outra inovação para acabar com altos custos dos fretes para distribuição de sementes em helicóptero como aconteceu nos dois últimos governos. Garantia também para o produtor que pode escolher a qualidade da semente e o fornecedor para comprar.

A secretária-geral do PDT, Marly Mendonça, ressaltou as ações de fomento à agricultura e a visão do candidato para agregar valor à produção. Segundo Marly, foi na gestão de Confúcio Moura como prefeito de Ariquemes que foi implantada a primeira agroindústria do Estado e iniciou o ensino integral nas escolas do município.

Participou da reunião o vice-prefeito de Porto Velho e candidato a deputado federal Dalton Di Franco, os candidatos a deputado estadual médico e professor da Unir, Otino de Freitas, e João Batista, “Ferrugem”; além de lideranças comunitárias e políticas da capital.

Dalton Di Franco afirmou que decidiu ir ao evento para declarar seu voto no candidato à reeleição, porque depois do ex-governador Jorge Teixeira, “Teixeirão”, Confúcio Moura foi o único a olhar para Porto Velho.