Grupo Peripécias estreia espetáculo CIDADE GRANDE, joão ninguém

Temporada de estreia na UNIR-Centro, nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de outubro, sempre às 20 horas.

Publicada em 19 de October de 2016 às 11:35:00



            O espetáculo CIDADE GRANDE, joão ninguém, criado em oficina oferecida pelo Grupo Peripécias de Teatro Universitário, ligado ao Curso de Licenciatura em Teatro da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realiza temporada de estreia na UNIR-Centro, nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de outubro, sempre às 20 horas.

            O trabalho é dirigido pelos professores Adailtom Alves e Alexandre Falcão. Com bom humor e criticidade, a encenação passa por vários períodos da história do Brasil e apresenta as desventuras do migrante João, vindo do interior para uma grande cidade. Criada a partir da adaptação do primeiro ato da peça Cala a boca já morreu, de Luís Alberto de Abreu, a obra, originalmente ambientada em São Paulo, poderia se passar em qualquer grande cidade do país, inclusive em Porto Velho, como o público poderá conferir.

            A apresentação é gratuita e ocorrerá de forma itinerante pelo entorno do prédio da UNIR-Centro, terminando na Sala do Piano. As vagas ao público são limitadas e os organizadores solicitam aos espectadores que cheguem com antecedência.

            A atividade é uma realização do programa de extensão universitária IntegrArte, do Departamento de Artes (DArtes) da UNIR, em parceria com o projeto Depois do Palco, e da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA).


Sobre o processo de criação

            Desde 2014, por meio do Programa de Extensão Universitária IntegrArte, o Departamento de Artes da UNIR vem oferecendo oficinas regulares de iniciação à linguagem teatral, intituladas “Processos e criação em grupo”. As vagas são oferecidas para toda a comunidade e a cada nova etapa são abertos processos seletivos.

            O objetivo não é o de formar artistas, mas possibilitar que cidadãos e cidadãs possam se expressar por meio do teatro. A oficina oferece ainda oportunidade de estágio e monitoria para os acadêmicos em Teatro da UNIR. Desde 2014, os processos seletivos vêm sendo muito concorridos, sempre com muitos inscritos. A cada ano são selecionados 25 participantes para realizarem o curso.

            O foco nos processos da oficina sempre foi a possibilidade de criar coletivamente. As turmas anteriores partiram da história de Porto Velho e produziram o Exercício Cênico nº1: A Cidade (2014) e a breve cena Sobre Remansos e Barrancos (2015), ambas criações coletivas inéditas, além da intervenção cênica Lista de pequenas coisas, também em 2015, a partir da poesia homônima de Elizeu Braga. Na atual etapa, optou-se por tomar como ponto de partida um texto dramatúrgico do premiado autor brasileiro, Luís Alberto de Abreu. A mais nova montagem do grupo Peripécias, CIDADE GRANDE, joão ninguém, é uma adaptação do primeiro ato da peça Cala a boca já morreu, do citado dramaturgo.


Sinopse

            João decide deixar sua terra natal em direção à cidade grande. Ao chegar, ocorrem surpreendentes encontros com as mais diversas pessoas e nas mais diversas situações, muitas delas inusitadas para um homem simples. João conseguirá permanecer na cidade grande?

Direção: Adailtom Alves e Alexandre Falcão

Texto: Luís Alberto de Abreu

Elenco: Almício Fernandes, Bela Flor Munhoz, Camila Sabrina, Danny Moschini, Danyel Vasconcelos, Edmar Leite, Hitalo Yuri Yamashita, Iracema Santos, Jamile Soares, Klézio Martins, Leandro Teles, Magna Cruz, Mariana Borges Pedrosa, Roberto Ribeiro, Sheila de Souza, Stéphanie Caroline, Thais Caroline e Yuli De Paula

Concepção e execução da instalação visual: Klézio Martins Francisco, Sheila de Souza e Stéphanie Caroline

Cenógrafo: Elcias Villar

Produtora cultural: Patrícia de Freitas Pessoa

Artistas gráficos: Anael Francis Salgueiro Silva e Leandro Gomes Barros Almeida

Cia. Peripécias de Teatro Universitário

            A Cia. Peripécias surge em 2008, sob a coordenação do professor Júnior Lopes. Desde então produziu inúmeras criações, como A nudez nossa de cada diaRepública Mista (Ser humano é complexo)N.O (Neurótico Obsessivo) Tabule. Em 2014, o grupo passa a fazer parte do programa de extensão universitária IntegrArte e a ele se agregam novos professores do Curso de Licenciatura em Teatro da UNIR.


O autor

            Luís Alberto de Abreu (S. Bernardo do Campo/SP, 5/03/1952) é um dos mais importantes dramaturgos da América Latina. Começou a carreira no teatro e, depois, passou também a escrever roteiros para cinema e TV. A partir dos anos 1980, destacou-se como autor ligado ao grupo Mambembe, com as peças Foi bom, meu Bem? e Cala a boca já morreu. Em seus 28 anos de carreira, já conta com mais de 40 peças teatrais (escritas e adaptadas) em seu repertório, com destaque para a antológica Bella Ciao, montada pelo Studio Arte Viva, as premiadas Borandá e Auto da paixão e da alegria, ambas encenadas pela Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes; e O Livro de Jó, montada pelo Teatro da Vertigem. Como roteirista se destacou no cinema com Narradores de Javé(2000), entre outros. Já para a TV, escreveu os roteiros de duas minisséries globais: Hoje é Dia de Maria(2005) e A Pedra do Reino(2006). Recebeu diversos prêmios, entre eles: quatro da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA (1980, 1982, 1985 e 1996); Prêmio Mambembe (1982 e 1995) e Prêmio Shell (2004).

Fonte: UNIR